Facebook

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Carnaval Rio de Janeiro 2014 - Análise Sambas do Grupo Especial

Pixulé da Império da Tijuca

Passa ano, passa década e os sambas do Carnaval do Rio de Janeiro parecem que aos poucos não caem na boca dos amantes do samba, raramente acontece algum milagre literário melódico, algo que explode o coração em um domingo, mas o é hoje desta aquarela brasileira do samba que não agrada tanto e para ficar bom precisaram de uma festa no arraiá para que algo marcante acontecesse. As letras não estão tão ruins assim e até encontramos algumas obras para ler, mas para cantar de acordo com a melodia extraída pela escola deixa a desejar em alguns casos, alguns lentos, deixando até o intérprete cantar como se fosse um cachorro sendo puxado pela coleira de um dono e quase enforcando o pescoço para ir devagar.

Desta avaliação obviamente não levei e nunca levo em consideração a tradição e/ou camisa da Escola de Samba, mas Portela e Mangueira sempre geram expectativas de bons sambas, pois o time de autores são muito bons e em 2014 conseguiram ir bem com ótimas letras, conseguiram seguir em sambas rápidos e a letra se adequando ao enredo. Duas escolas que derrapa com um samba de velório e no outro ano faz o samba da ressurreição é a Mocidade Independente e o Salgueiro que tem um dos melhores sambas do ano com uma letra muito bem escrita e interpretações bem encaixadas.

A Escola de Samba campeã de 2014 foi a Império da Tijuca que terá que defender muito bem seu enredo e por uma questão de ofuscar o público e os jurados fez um samba que na minha memória ficará para sempre e até uma torcida para quebrar a velha rotina de uma escola subir e cair no outro ano.

Veja abaixo as notas atribuídas a cada Escola de Samba em quatro quesitos que são Letra, Interpretação, Melodia e Adequação ao Enredo. Logo abaixo vocês podem conferir um resumo com a justificativa da nota geral de cada uma e a classificação final.




Letra Interpretação Melodia Adequação TOTAL
Vila Isabel 9,6 9,7 9,7 9,7 38,7
Beija-Flor 9,4 9,4 9,5 9,7 38
U. da Tijuca 9,4 9,5 9,6 9,6 38,1
Imperatriz 9,6 9,7 9,7 9,9 38,9
Salgueiro 9,9 9,8 9,8 9,7 39,2
Grande Rio 9,7 9,8 9,8 9,7 39
Portela 9,8 9,7 9,8 9,8 39,1
Mangueira 9,8 9,8 9,9 9,8 39,3
U. da Ilha 9,5 9,3 9,6 9,6 38
São Clemente 9,8 9,7 9,6 9,7 38,8
Mocidade 9,8 9,8 9,7 9,8 39,1
I. da Tijuca 10 10 9,9 9,8 39,7


Justificativas:


Vila Isabel
Esquecem de vez 2013, era ilusão achar que a escola campeã iria fazer algo incrível como foi seu lindo samba, pois o de 2014 vem com uma letra querendo trazer um pedacinho do ano passado, até na melodia, ou seja, a criatividade foi por água abaixo, mas o samba é bom e vale a pena sambar com ele.




Beija-Flor
Que samba preguiçoso, com uma melodia lenta e uma falta de atenção a cadência mais pura de um samba mais agitado e não este que mais parece um samba de gafieira, tanto que Neguinho foi obrigado a "puxar o carro" e ter que interpretar uma das letras mais insensatas do Carnaval Carioca.




Unidos da Tijuca
Ayrton Senna não merecia uma homenagem com esta letra que o fizeram, digamos que não há um grande deslize, mas com certeza era possível de escrever algo melhor, enfim, teremos Tinga. Sim, Tinga e no CD ele está comportado e até ganha uma nota considerável.






Imperatriz Leopoldinense
Teremos um samba médio, regular, agrada em alguns trechos como no refrão, mas o que salvará é a bela interpretação de Wander Pires que gera muita expectativa. De todos os sambas é o mais firme de adequação com o enredo, ou seja, a letra pode não ser nota 10, mas liga quase tudo a sinopse.





Salgueiro
A segunda melhor letra de samba de 2014 vem acompanhada de uma ótima melodia e um ótimo quarteto de intérpretes para segurar Quinho que sozinho não levaria com maestria este samba. Detalhe para o refrão que diz apenas nomes, algo diferente na música, vale a pena ler e cantar um dos grandes sambas de 2014.




Grande Rio
Até que enfim meus amigos, a Grande Rio conseguiu fazer na minha opinião um samba que eu considero bom, fácil de cantar e com uma bnoa dicção em sua interpretação, pois é um antigo problema e consigo com clareza cantar o refrão que é chiclete e um dos mais bonitos de cantar e até de dar uma sambadinha.






Portela
Uma letra sensacional, faltou alguns detalhes de ajuste, mas a Portela é sempre bem aguardada para surpreender e mais uma vez deu certo, com a melodia bem encaixada e Wantuir, aquele que acabou com o samba da Tucuruvi veio muito bem para a sua interpretação na escola da Madureira. Destaco o refrão que é um motor de partida para não desligar mais do samba.





Mangueira
É o segundo melhor samba enredo de 2014 e mesmo sendo grandioso não supera o de 2013. Tem uma letra fácil de decorar e tem aqueles famosos clichês, alguns bem colocados e outros nem tanto como o famoso "garantir" e "caprichar". A melodia é perfeita, quase 10, e tem uma bela jogada que é aquela virada após o trecho "...explode cores pelo ar", onde o samba volta com tudo, na avenida vai chamar a atenção.



União da Ilha
Uma letra que chega até a ser confusa, faz algumas menções para o enredo, mas faltou melhorar alguns setores da letra, mas o refrão é maravilhoso e a melodia ficou linda, mas Ito Melodia com seu jeito particular de cantar deixou om samba a desejar, fazendo com que eu leia por várias vezes a letra do samba no encarte, pois não sei se houve uma menção ao enredo, pois ele brincou com o samba que poderia ter uma nota melhor.




São Clemente
Uma letra riquíssima, com humildade e com frases de efeito que me chamaram a atenção. O que faltou? A irreverência na letra e até na interpretação de Igor Sorriso que de todos seus sambas que vi cantar este é o que menos eu agradei, mas isso se sobressai na letra.





Mocidade Independente
Um timaço foi chamado para escrever esta letra, pois a Mocidade precisa virar o jogo em 2014 e dependendo deste samba conseguirá, pois temos uma linda letra, uma linda interpretação de Bruno Ribas afinadíssimo e uma adequação quase completa com o samba. Destaque para o refrão que será muito entoado na avenida.





Império da Tijuca
Um dos melhores sambas da década, um dos melhores que já ouvi e cantei. É a melhor letra, trazendo poesia e muito bem interpretado por Pixulé que talvez muitos não o conhecem e já digo para guardar seu nome. O samba todo é frenético e o refrão mais poderoso do Carnaval. A lenda de um samba ser um grande passo para o sucesso de uma Escola de Samba pode cair nas mãos da Império, mas apenas para se manter no Grupo Especial





Classificação Geral dos Melhores Sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro:


01 - I. da Tijuca  -  39,7
02 - Mangueira   - 39,3
03 - Salgueiro   - 39,2
04 - Mocidade   - 39,1
05 - Portela   - 39,1
06 - Grande Rio -   39
07 - Imperatriz   - 38,9
08 - São Clemente -   38,8
09 - Vila Isabel   - 38,7
10 - U. da Tijuca  -  38,1
11 - U. da Ilha   - 38
12 - Beija-Flor   - 38



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Carnaval São Paulo 2014 - Análise Sambas do Grupo de Acesso



Após avaliar os sambas enredos das 14 Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo chegou a vez das 8 Escolas do Grupo de Acesso e para este ano temos bons sambas, mas em sua maioria não tem um grande samba.

Utilizei três quesitos para avaliar cada escola, sendo eles Letra, Interpretação e Melodia. O quesito Adequação ao Enredo usado no Grupo Especial eu não utilzei para o Grupo de Acesso devido não acompanhar com a mesma sintonia do outro grupo.


Veja abaixo a tabela de Análise das 8 Escolas do Grupo de Acesso



Letra Interpretação Melodia TOTAL
Mancha Verde 9,8 9,6 9,7 29,1
Unidos de Vila Maria 9,6 9,8 9,8 29,2
Terceiro Milênio 9,8 9,8 9,8 29,4
Camisa Verde e Branco 9,7 9,6 9,9 29,2
Morro da Casa Verde 9,7 9,7 9,6 29
Unidos do Peruche 9,4 9,6 9,7 28,7
Imperador do Ipiranga 9,6 9,6 9,7 28,9
Colorado do Brás 9,7 9,7 9,7 29,1


Ouvindo a todos os sambas duas se destacam nas suas letras que é a Mancha Verde e a Estrela do Terceiro Milênio que não se atribuiu de grandes clichês carnavalescos e soube inovar em alguns setores, sem falar do ótimo refrão, aliás a Colorado do Brás e até a Morro da Casa Verde guardam um bom refrão a ser cantado, mas ao ver o fraco refrão do Peruche que parece que já vimos isso em outros anos deixou a desejar, inclusive parte da letra.

As interpretações contam com famosos nomes como Clovis Pê e Freddy Vianna e alguns nomes conhecidos dentro do mundo do samba e do Carnaval, mas fora dele talvez nem tanto e inclusive alguns eu não conhecia, enfim, alguns não obtiveram uma grande nota.

Quanto a melodia não tem muito o que discutir, pois gravando para um CD fica mais difícil ser bem crítico, mas mesmo assim encontro alguns destaques como a Camisa Verde e Branco que brilha como sempre na sua bateria.

A Escola Estrela do Terceiro Milênio teve a maior nota entre todas e é considerado o melhor samba enredo do Grupo de Acesso. A escola virá com o enredo "Xirê! Louvação aos Orixás" e vem com uma letra bem clara e diferente, sem falar que a interpretação e a melodia acompanha muito bem o bom samba.


Veja abaixo a Classificação Final dos melhores avaliados
(critério de desempate: aquele que tiver uma nota maior em qualquer quesito) 


01 Terceiro Milênio - 29,4
02 Camisa Verde e Branco - 29,2
03 Unidos de Vila Maria - 29,2
04 Mancha Verde - 29,1
05 Colorado do Brás - 29,1
06 Morro da Casa Verde - 29
07 Imperador do Ipiranga - 28,9
08  Unidos do Peruche - 28,7



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Grammys Awards 2014 - Vejam os Vencedores da 56ª Edição com destaque a Daft Punk e Macklemore


No dia 26 de janeiro foi realizado o 56ª Edição do Grammys Awards realizado em Los Angeles, no Estados Unidos e tivemos premiações justas e de acordo com o que esperávamos, e pela tradição Katy Perry não levou nenhum prêmio, mas quem teve destaque ganhando foram duas duplas, a do Macklemore & Ryan Lewis e do Daft Punk, cada um ao seu estilo.



Tivemos ótimas performances também na noite, entre eles Imagine Dragons, Beyoncé com Jay Z, Daft Punk com Stevie Wonder, Metalica, Paul McCArtney com Ringo Star e Macklemore com Madonna que abrilhantaram na noite. A apresentação enfim foi uma das melhores vistas e todas as expectativas foram confirmadas.


Confira lista com todos os vencedores do Grammys Awards 2014:



Álbum do ano
Random Access Memories - Daft Punk


Canção do ano
Royals - Lorde


Artista revelação
Macklemore & Ryan Lewis


Single do ano
Get Lucky - Daft Punk e Pharrell


Melhor performance pop de duo ou dupla
Get Lucky - Daft Punk e Pharrell


Melhor apresentação pop solo
Royals - Lorde


Melhor álbum vocal pop
Unorthodox Jukebox - Bruno Mars


Melhor álbum country
Same Trailer Different Park - Kacey Musgraves


Melhor canção de dance
Clarity - Zedd Featuring Foxes


Melhor álbum de música eletrônica/dance
Random Access Memories - Daft Punk


Melhor álbum pop vocal tradicional
To Be Loved - Michael Bublé


Melhor álbum instrumental pop
Steppin' Out - Herb Alpert


Melhor apresentação de rock
Radioactive - Imagine Dragons


Melhor apresentação de metal
God Is Dead? - Black Sabbath


Melhor canção de rock
Cut Me Some Slack - Dave Grohl, Paul McCartney, Krist Novoselic & Pat Smear


Melhor álbum de rock
Celebration Day - Led Zeppelin


Melhor álbum de música alternativa
Modern Vampires Of The City - Vampire Weekend


Melhor clipe
Suit & Tie – Justin Timberlake e Jay Z


Melhor performance de R&B
Something - Snarky Puppy With Lalah Hathaway


Melhor performance tradicional de R&B
Please Come Home - Gary Clark Jr.


Melhor canção de R&B
Pusher Love Girl- James Fauntleroy, Jerome Harmon, Timothy Mosley & Justin Timberlake


Melhor álbum urbano contemporâneo
Unapologetic - Rihanna


Melhor álbum de R&B
Girl On Fire - Alicia Keys


Melhor álbum de rap
The Heist - Macklemore & Ryan Lewis


Melhor performance de rap
Thrift Shop - Macklemore & Ryan Lewis Featuring Wanz


Melhor colaboração de rap
Holy Grail - Jay Z Featuring Justin Timberlake


Melhor canção de rap
Thrift Shop - Ben Haggerty & Ryan Lewis, songwriters (Macklemore & Ryan Lewis Featuring Wanz)


Melhor performance solo country
Wagon Wheel - Darius Rucker


Melhor performance country em duo ou grupo
From This Valley - The Civil Wars


Melhor canção country
Merry Go 'Round - Shane McAnally, Kacey Musgraves & Josh Osborne, songwriters (Kacey Musgraves)


Melhor álbum de reggae
Ziggy Marley in Concert – Ziggy Marley


Melhor álbum de blues
Get Up! – Ben Harper e Charlie Musselwhite


Melhor álbum de world music (dois vencedores)
Savor Flamenco – Gispsy Kings
Live: Singing For Peace Around The World – Ladysmith Black Mambazo


Melhor álbum de new age
Love's River - Laura Sullivan


Melhor álbum improvisado de jazz solo
Orbits - Wayne Shorter


Melhor álbum vocal de jazz
Liquid Spirit - Gregory Porter


Melhor álbum de jazz instrumental
Money Jungle: Provocative In Blue - Terri Lyne Carrington


Melhor álbum conjunto de jazz
Night In Calisia - Randy Brecker, W_odek Pawlik Trio & Kalisz Philharmonic


Melhor álbum latino de jazz
Song For Maura - Paquito D'Rivera And Trio Corrente


Melhor DVD de música
Live Kisses – Paul McCartney


Melhor trilha sonora para cinema
007 - Operação Skyfall – Thomas Newman




domingo, 26 de janeiro de 2014

The Moment Music - Top 20 (ed. 292)


No terceiro The Moment Music de 2014 temos pela terceira vez Pitbull com sua canção Timber no topo e com a disputa com The Monster que quase assumiu o topo na semana, mas se mantém na segunda colocação. Counting Stars ainda é o terceiro e olha quem estreia e bem na quarta colocação, a canção Mandou Bem de Jota Quest.



( 1 ) Timber - Pitbull feat. Ke$ha [ = ] | 5 semanas | PP:1 [3X]






( 2 ) The Monster - Eminen feat. Rihanna [ = ] | 4 semanas | PP:2






( 3 ) Counting Stars - OneRepublic [ = ] | 3 semanas | PP:2






( 4 ) Mandou Bem - Jota Quest [ NEW ] | 1 semana | PP:4






( 5 ) Zen - Anitta [ = ] | 10 semanas | PP:5






( 6 ) Adore You - Miley Cyrus [ -2 ] | 3 semanas | PP:4






( 7 ) Neon Lights - Demi Lovato [ +1 ] | 3 semanas | PP:7






( 8 ) Boa Noite Xangô - O Rappa [ -1 ] | 3 semanas | PP:7






( 9 ) Hard Out Here - Lily Allen [ = ] | 9 semanas | PP:1 [6X]






(10) Perdas - CPM 22 [ -4 ] | 7 semanas | PP:3






(11) Roar - Katy Perry [ +3 ] | 19 semanas | PP:1 [10X]






(12) XO - Beyoncé [ = ] | 3 semanas | PP:12






(13) Baby I - Ariana Grande [ -2 ] | 9 semanas | PP:2






(14) Let Me Go - Avril Lavigne feat. Chad Kroeger [ +1 ] | 13 semanas | PP:3






(15) Unconditionally - Katy Perry [ -5 ] | 9 semanas | PP:8






(16) We Remain - Christina Aguilera [ NEW ] | 1 semana | PP:16






(17) Hey Brother - Avicii [ = ] | 3 semanas | PP:14






(18) Demons - Imagine Dragons  [ = ] | 3 semanas | PP:18






(19) Goodness Gracious - Ellie Goulding [ -6 ] | 3 semanas | PP:11






(20) Let It Go - Demi Lovato [ -1 ] | 3 semanas | PP:17





Carnaval São Paulo 2014 - Análise Samba: Classificação Geral


Após analisar todos os 14 Sambas Enredos para o Carnaval de São Paulo de 2014, dando-lhes uma nota com quatro quesitos cada, somando-os logo depois chegamos ao resultado final e o melhor Samba Enredo, aquele melhor avaliado foi o da Acadêmicos do Tatuapé com o total de 39,6 para um total de 40 pontos. Em segundo lugar ficou o samba da Tom Maior com 39,3 pontos.


Veja o resultado final logo abaixo e para ver as análises clique no link em cima do nome da Escola. Detalhe que o critério de desempate é a Escola que tiver mais notas altas, se persistir o empate considerar como critério a melhor nota de Letra, depois Interpretação, Melodia e por último Adequação.












































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...