sábado, 20 de agosto de 2011

#22 Zizi Possi - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 22 - Zizi Possi


Alguns a consideram como uma das dez melhores vozes do Brasil, mas Zizi Possi tem de fato uma voz perfeita para todos os ouvidos, pois a suavidade e a forma como ela interpreta as músicas e além de tudo, tem uma beleza invejável.

Maria Izildinha Possi, nasceu em São Paulo no dia 28 de março de 1956, desde criança fazia aulas de piano e canto e na adolescência foi morar em Salvador e lá fez teatro e deu aulas de canto. Foi embora para o Rio de Janeiro e lá conheceu o diretor musical Roberto Menescal que amou sua voz e toda delicadeza e acabou assinando um contrato com a gravadora.

Em 1978 e 1979, Zizi lança dois discos, respectivamente Flor do Mal e Pedaço de Mim e nos programas de TV e Rádio já tratavam Zizi como uma das maiores revelações e que poderia ser uma das maiores cantoras de todos os tempos (eles não erraram).

Nos anos 80, Zizi Possi se consagrou a gravar discos que se tornaram clássicos de sua carreira como o disco Asa Morena, em 1982, onde a faixa-título "Asa Morena" foi um estouro, e até hoje você encontra esta música sendo cantada, karaokês é quase unanimidade, nisso a cantora ganhou prêmios, como o APCA de cantora revelação, o disco Pra Sempre e Mais um Dia, Zizi interpretou canções já conhecidas e o álbum foi alvo de boas críticas, assim como o Dê um Rolê que teve uma bela interpretação de "Luiza", sendo um sucesso, mas em 1986 aconteceu mais uma ótima reviravolta na carreira de Zizi Possi, o disco Perigo! foi mais um que consagrou um mega-hit, foi a faixa-título "Perigo!", a canção praticamente se tornou um hino em sua carreira e o treco "Perigo é ter você perto dos olhos Mas longe do coração" acabou se tornando uma frase muito comum no gosto popular. Fechando os anos 80, Zizi fez sucesso com a canção "A Paz" no álbum Amor&Música, em 1987 e "Meu Erro" em Estrebucha Baby de 1989, anos depois Zizi Possi fez uma parceria com Os Paralamas do Sucesso com a mesma canção em tom mais romântico, tocando nas rádios e a curiosidade é que a canção "Meu Erro" fez sucesso nas rádios por tres vezes.

Vários compositores sonhavam nos anos 80 ter Zizi Possi interpretando suas músicas, e a cantora tinha este problema que muitos artistas interpretes queriam ter.

Em 1993, é gravado o álbum Valsa Brasileira, considerado um dos grandes álbuns da cantora e críticos musicais já considerava a cantora como uma das maiores vozes da MPB, o álbum foi produzido de forma mais delicada, pois exigia-se que este disco tivesse uma produção mais apurada.

O disco com apenas músicas em italiano Per Amore é até hoje um dos seus álbuns mais vendidos de todos os tempos e a música faixa-título "Per Amore" estourou nas rádios, foi impulsionada pelas cenas da novela Por Amor, na TV Globo, em 1997. Com o sucesso, Zizi ganhou prêmio como o Troféu Imprensa de Melhor Cantora. O álbum vendeu mais de 500 mil cópias e logo imendou mais um álbum em italiano, Passione, que ultrapassou 100 mil cópias.

Em 1999, Zizi lança Puro Prazer, interpretado só com voz e piano. O álbum foi indicado ao Grammy Latino em três categorias. Em 2001, Bossa é mais um álbum com interpretações de grandes sucessos, inclusive dos Beatles. A bossa de Zizi é elegante, feita de sonoridades sutis, para quem tiver uma oportunidade, ouça o CD, muito bom, uma viagem, uma companhia paera suas leituras.

Após nos encantar interpretando músicas em português e em italiano, Zizi Possi grava um álbum todo em inglês, Para Inglês Ver...E Ouvir, foi lançado em 2005 e traz canções como "Come Together"e "Golden Slumbers" (Beatles), "Love for Sale" (Cole Porter), "Ruby" e "Unchain my Heart" (Ray Charles) e "Moon River" (Frank Sinatra).

Zizi Possi tem uma filha e conhecida, que é Luiza Possi, que herdou sua voz, sua beleza, seu charme, sua tecnica e seu talento.

Não recuse, ouça quando puder um álbum completo de Zizi Possi, pois sua voz é magnífica, é um orgulho tê-la como brasileira e poder nos proporcionar algo muito bom que é sua voz.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário