quarta-feira, 17 de agosto de 2011

#24 Fafá de Belém - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 24 - Fafá de Belém


Uma das maiores cantoras do Brasil, Fafá de Belém ajudou muito em estilos populares da época como forró, lambada, músicas folclóricas, carimbó e rítimos do Estado do Pará. Sua importancia foi tão grande que influenciou outros artistas e hoje vemos algum deles que talvez você até goste e não imagina como Fafá foi tão importante para estes artistas, principalmente da Região Norte Brasileira, onde estados do Pará e Amazonas obteram mais destaque.

Maria de Fátima Palha de Figueiredo nasceu na cidade de Belém do Pará no dia 9 de Agosto de 1956 e desde pequena ela já se destacava nas reuniões de família quando observaram que ela tinha uma bela voz e na sua adolescencia, gostando muito de música, fugia de casa para cantar com amigos em bares pela cidade.

Após conhecer um produtor baiano chamado Roberto Santana, em 1973 Fafá iniciou sua carreira profissional a partir de seus conselhos e iniciou-se em um musical, se apresentando em Belém, Rio de Janeiro e Salvador. Fafá tinha como ídolos e se espelhavam neles, tais como Maysa, Beatles, Jovem Guarda, Cauby Peixoto.

Só em 1976 que Fafá lança seu primeiro disco, Tamba Tajá, era um disco totalmente eclético, com raízes nordestinas como forró, carimbó. A música "Xamego" fez sucesso e um jornal de renome a apontou como uma das maiores revelações daquele ano.

No ano de 1977, Fafá lança o disco Água, que foi um estouro de vendas, 100 mil cópias foi o número registrado e a cantora entra de vez no Hall das maiores cantoras dos anos 70 e o single "Foi Assim" além de outros fizeram sucesso nas rádios.

"Sob Medida", é um dos maiores sucessos tanto da cantora e tanto da história da música brasileira. Dizem que esta música ficou por aproximadamente 3 anos tocando, isso em 1979 pelo disco Estrela Radiante, e a música retorna nos anos 2000 e fez mais um vez sucesso.

Fafá fez parte do Mulher 80, na TV Globo, nos anos 80, onde o assunto era a mulher no cotidiano desta época, e as mulheres que participavam eram cantoras, sempre havendo música durante o programa.

Os discos lançados nos anos 80 foram Crença que teve repercussão foram "Para um amor no Recife", "Me Disseram" em 1982 o álbum Essencial fez muito sucesso, ainda mais pelo single "Bilhete", que foi Trilha Sonora da Novela, Sol de Verão na Tv Globo. Em 1983 ela muda de gravadora, Som Livre e lança o disco Fafá de Belém, onde a cantora inovou com músicas populares, aquelas que embalavam as festas por todo país, como a lambada, sertanejo e brega, o álbum foi criticado por Fafá ser especialista em música romântica, mas logo Fafá deu uma grande virada com o disco Atrevida, em 1986 que vendeu mais de 1 milhão de cópias e muito sucessos foram adquiridos neste disco, entre eles o mega hit "Memórias", as críticas foram bem vindas a cantora e terminando os anos 80, em 1989, quem não se lembra da canção e mega hit "Nuvem de Lágrimas"? Foi um estouro por pelo menos 2 anos seguidos e pertencia ao disco Fafá, esta canção é uma das 10 canções mais executadas em karaokes pelo Brasil, e ainda ganhou o Troféu Imprensa como melhor música e Fafá levou de Melhor Cantora.

No fim dos anos 80 Fafá dedicou-se à carreira internacional, principalmente em Portugal, onde é bastante popular. Gravou até mesmo um disco só de fados, Meu Fado, em 1992. Consagrada pelo Brasil lançou mais álbuns como Do Fundo do Meu Coração e Cantiga Para Ninar Meu Namorado e ainda gravou um CD ao vivo, muito bem elogiado, apesar de fafá não ter mais aquele brilho dos anos 70 e 80, mas era sempre surpreendida pelos fãs fieis que acompanharam desde os anos 80.

Nos anos 2000, Fafá lançou poucos álbuns, mas continuou sempre em evidência em programas de TV, ela canta a música tema do Tele-Ton "Depende de Nós", e os seus destaques na música foi regravações dos antigos sucessos, onde "Sob Medida" fez novamente sucesso, e mais uma vez ela grava um álbum ao vivo, provando que continua brilhando com sua voz.

Fafá de Belém continua em plena atividade na música e também como atriz, mas na música ela sempre será lembrada por ser uma das cantoras que foi multi-cultural, talvez a melhor entre elas. E o que ela nos trouxe de bom em sua carreira foi sua filha, Mariana de Belém, que canta muito bem e está na estrada.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário