sexta-feira, 12 de agosto de 2011

#27 Dona Ivone Lara - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 27 - Dona Ivone Lara


Considerada uma das Damas do Samba, Dona Ivone Lara foi muito importante para que seu ritimo musical fosse um dos mais executados até hoje e sendo uma das raízes brasileiras, ela que juntamente com outros nomes foram responsáveis, Dona Ivone Lara é uma das pontas de lança deste ciclo importantíssimo do samba, pois suas composições foram magníficas para a apreciação do povo brasileiro.

Yvonne Lara da Costa nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 13 de abril de 1921 viveu uma infância pobre e logo na adolescência queria trabalhar e ajudar sua família, ou seja, que eram seus tios, pois seus pais faleceram em períodos de sua infância. Estudou enfermagem e passou a exercer sua função de terapeuta ocupacional. Mas no convívio com seus tios, Ivone passou a gostar de música, o samba foi o rítimo que lhe despertou mais interesse e passou a tocar cavaquinho e ter aulas de canto com Lucila Villas-Lobos, esposa do Maestro Villa-Lobos. Mais tarde Ivone se mudou para o bairro da Mangueira e lá conheceu alguns sambistas, músicos e aprimorou seu gênero, mas foi na Escola de Samba Império Serrano que Dona Ivone teve seu espaço garantido para compor e se integrar aos projetos da Escola, compondo alguns sambas importantes como "Não Me Perguntes" e "Os Cinco Bailes da Corte ou Os Cinco Bailes da História do Rio". Mais tarde, passou a se integrar em rodas de samba onde sua criatividade sempre predominava. Tudo isso se passando nos anos 40 a 60.

Faltava algo para Dona Ivone, sim, a gravação de seu primeiro disco e foi acontecer no ano de 1978, quando se aposentou das funções de enfermeira. O disco gravado foi Samba Minha Verdade, Minha Raiz, rendendo boa vendagem e agradou nomes como Gal Costa e Maria Betânia, pois as composições eram sublimes. Neste disco a música "Sonho Meu" fez um grande sucesso, sendo eleita a melhor música de 1978.
Em 1979, Dona Ivone lançou o disco Sorriso e Criança, com um ótimo número de vendas, mas em 1981 mudou de gravadora e com isso ficou mais conhecida pelo Brasil, o disco Sorriso Negro, que teve grandes sucessos como "Tendência" e "Serra dos Meus Sonhos Dourados".

Pela Som Livre, em 1985 gravou o álbum Ivone Lara com diversos sucessos, principalmente no Rio de Janeiro, mas canções como "Alvorecer" e "Se o Caminho é Meu" marcou por todo o Brasil e ainda por outras vozes do samba.
Após anos sem gravar um disco, mas apenas compondo e se dedicando a Império Serrano, Dona Ivone grava um CD em 1998, chamado Bodas de Ouro, onde ela contou com participações especiais. Em 2001, gravou até então seu último álbum, Nasci Para Sonhar e Cantar com novas canções.

A importância de Dona Ivone Lara foi pela voz, mas as suas composições e a forma como ela levantou a bandeira do samba faz dela uma das mais importantes artistas de todos os tempos no Brasil, pois esta série não avalia apenas a voz e o número de vendas de um disco, apesar de ter alcançado tudo isso, Dona Ivone Lara é uma das maiores influenciadoras da Música Brasileira, onde vira e mexe há canções de outros artistas do samba ou da MPB com uma de suas canções.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário