quinta-feira, 22 de setembro de 2011

#14 Maysa - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 14 - Maysa


Uma das maiores vozes de todos os tempos teve muitos altos e baixos em sua carreira, mas os momentos em alta na carreira de Maysa faz com a cantora se torne uma das maiores de todos os tempos. Suas composições a sua forma de interpretação é uma das mais impressionantes.

Maysa Figueira Monjardim nasceu na cidade de São Paulo no dia 6 de junho de 1936 e já possuia uma bela voz, mas apenas cantava em reuniões de família, entretanto numa desta reuniões estava presente em 1956 o produtor Roberto Côrte-Real que logo convidou-a para gravar um disco e logo Maysa aceitou e no mesmo ano ela compôs todas suas músicas para o disco Convite Para Ouvir Maysa, o lançamento repercurtiu com o nascimento de seu único filho Jayme Monjardim. Maysa logo começou a fazer sucesso, tocando nas rádios paulistas e cariocas. Pouco a pouco, a carreira de Maysa foi adquirindo um caráter profissional. Em 1957, Maysa era contratada da TV Record paulista, com um programa só seu patrocinado pela Abrasivos Bombril, acabava de gravar seu segundo disco, de 10 polegadas, intitulado Maysa. Nestes dois primeiros discos, os maiores sucessos foram "Resposta", "Tarde Triste", "Adeus", "Ouça" e "Franquesa". Nestes dois anos Maysa ganharia em São Paulo os prêmios de revelação e consequentemente o de melhor cantora.

Em 1958 Maysa foi contratada da TV Rio, com um programa só seu patrocinado pelos Biscoitos Piraquê. Lança seu terceiro álbum chamado Convite para Ouvir Maysa nº 2. O disco foi considerado pela crítica musicalmente irretocável, tornou-se campeão de vendas e lançou a canção "Meu Mundo Caiu" como o maior sucesso do ano. Até o fim da década Maysa seguiria sua carreira acumulando diversos prêmios, vendo a carreira e popularidade, em crescente ascensão. Seus discos eram campeões de vendas e seus programas de televisão eram muito prestigiados. Ainda em 1958 ela se tornaria a melhor e mais bem paga cantora do Brasil.

Nos Anos 60 Maysa aprimorou constantemente a técnica vocal, registrando em discos de grande qualidade técnica o auge de sua carreira. A partir de 1960, empreendeu inúmeras excursões pelo mundo, se apresentando em vários países, além de aderir ao movimento da Bossa Nova, com o qual pode expandir referências musicais. Junto a um grupo formado por Roberto Menescal, Luiz Eça, Luiz Carlos Vinhas, Bebeto Castilho, Hélcio Milito e Ronaldo Bôscoli, foram responsáveis pelo lançamento da Bossa Nova no exterior. Em uma histórica turnê à Argentina e o Uruguai, em 1961. Maysa teve uma intensa carreira internacional. Em 1960, tornou-se a primeira cantora brasileira a se apresentar no Japão e por fim se apresentou em outras cidades. Com uma meteórica carreira internacional, Maysa gravou um disco com músicas com outras línguas no famoso e histórico Maysa Sings Songs Before Dawn onde as canções "Ne Me Quitte Pas" e "To The Ends Of The Earth" fizeram sucesso de público. Detalhe que a música "Barquinho" faixa-título foi seu maior sucesso na carreira em Bossa Nova. Em 1964 o álbum entitulado Maysa teve sucessos como "Demais", "Por Causa de Você" e "Dindi".

Em 1970, Maysa lança pela Philips o álbum Ando Só numa Multidão de Amores, que não obteve sucesso de público. Maysa passou então a investir na carreira de atriz e já em 1971, mas realizava alguns shows em boates, mas no fim de 1972 Maysa resolveu morar em uma casa de praia na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro

Em 1974 o último álbum, chamado também de Maysa e contou com o sucesso "Morrer de Amor", e no mesmo período Maysa realizou alguns dos últimos shows de sua carreira, na boate Igrejinha, localizada em São Paulo, em 1975. A temporada, pouco tempo depois, ficaria marcada como “A Turnê do Adeus

Vivendo isolada na casa de praia em Maricá, desde 1972, para onde ia todo o fim de semana, Maysa morreu a caminho da mesma casa de praia em Maricá, enquanto dirigia a “Brasília azul” em alta velocidade, no dia 22 de Janeiro de 1977, por volta das 5 horas da tarde, na Ponte Rio-Niterói.

Para quem acompanhou a mini-série da TV Globo Maysa - Quando Fala o Coração viu que Maysa tinha muitos problemas pessoais, mas isto era totalmente esquecido nas suas cenas de palco, interpretadas pela atriz Larissa Maciel e vimos também que Maysa teve uma das maiores vozes do Brasil e foi completa, pois além de cantar bem, sabia compor e interpretar suas canções.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário