quinta-feira, 1 de setembro de 2011

#20 Elza Soares - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 20 - Elza Soares


Ela é considerada uma das maiores cantoras do mundo. Elza Soares foi eleita em um especial da BBC de Londres como a Cantora do Milênio. Ela é muito respeitada fora daqui, por isso não a vemos tanto em casas de shows brasileira, mas a sua importância para a música é bastante significante para nós.

Elza da Conceição Soares, nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de junho de 1937 e após casar aos 12 anos, ficar víúva aos dezoito anos e depois casar com Garrincha, Elza Soares já sonhava na carreira musical e se apresentava em shows de calouros apresentados por Ary Barroso sempre recebendo as melhores notas. Com o sucesso e aceitação do público pela voz, foi fazer uma turnê pela América Latina nos anos 50 e com a canção "Se Acaso Você Chegasse" acabou sendo um grande sucesso por onde passava, com isso veio a gravação do primeiro disco. Mudou-se para São Paulo, onde se apresentou em teatros e casas noturnas. A voz rouca e vibrante tornou-se sua marca registrada. No ano de 1962, no lançamento do álbum Bossa Negra, Elza foi representar o Brasil na Copa do Mundo no Chile, e suas performances eram sempre as mais esperadas. Sua turnê se expandiu nos Estados Unidos e anos depois Londres, onde foi mais ovacionada. Aqui no Brasil, obviamente Elza sempre foi ovacionada por onde pisou, mas por um público mais crítico e selecionável, mas sempre a apontando como aquela que tem uma das melhores vozes e seus shows tinham direções de grandes perofssionais.

Com uma grande variedade de estilos, Elza cantou samba, sambalaço, jazz, soul, MPB e parte destas músicas sempre eram apreciadas em seus shows, ou registrados em discos como Com A Bola Branca (1966), Elza Carnaval & Samba (1969), Elza Pede Passagem (1972), Do Cóccix Até O Pescoço (2002), Vivo Feliz (2004), o álbum ao vivo Beba-me - Ao Vivo (2007) e algumas coletâneas. Grandes sucessos foram lançados pela cantora como "Se Acaso Você Chegasse" (1960), "Boato" (1961), "Cadeira Vazia" (1961), "Só Danço Samba" (1963), "Mulata Assanhada" (1965) e "Aquarela Brasileira" (1974), claro há mais, mas estes foram topos nas paradas de sucesso aqui e em outros países, como na UK Charts, parada do Reino Unido.

Elza Soares é uma das maiores influências de novas cantoras que surgem no Brasil, mas será difícil ter uma voz como a dela, que é uma das maiores de todos os tempos. Só algo que vejo que falta para Elza Soares é o respeito e reconhecimento por parte de alguns brasileiros, que a veêm como uma cantora exagerada que canta "nada com nada", acho que é assim que alguns pensam da MPB, talvez por isso Elza focou muito a carreira internacional que deu muito certo e até hoje ela canta nos palcos afora.

.

Um comentário:

  1. Meu amigo. Obrigado pelo conteúdo no site, mas devo expressar uma pequena indignação na forma de minha humilde opinião. Elza Soares, uma mulher que aos 20 anos já havia vivido a fome e sofrido uma violência tipicamente Brasileira de uma forma que a maioria de nós jamais conheceremos, passou sua vida transformando eventos que para muitos teriam sido "o fim da linha" em renovações. Como cantora, reinventou-se completamente pelo menos duas vezes e foi símbolo da música Brasileira em pelo menos três ocasiões e para três gerações distintas, essa mulher não merecia estar nada além de estar em primeiro nessa lista!!

    ResponderExcluir