domingo, 20 de janeiro de 2013

Carnaval de São Paulo 2013: Nenê de Vila Matilde



"Da revolta dos búzios a atualidade. Nenê canta a igualdade"


De volta de onde nunca deveria ter saído, a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde trará neste Carnaval o enredo sobre a Revolta dos Búzios que aconteceu na Bahia e através deste enredo a Escola vem com uma mensagem de igualdade. Uma das mais tradicionais e vencedoras Escolas de Samba tenta buscar uma regularidade melhor para que a partir de 2014 volte a ter bons resultados.





Segundo o Wikipédia a Revolta dos Búzios foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no século XVIII, na então Capitania da Bahia, com o objetivo de combater a desigualdade por fatores que os faziam sentir afastados da sociedade.

É com este enredo que a Nenê de Vila Matilde irá desfilar no Sambódromo, inclusive é uma das características da Escola este estilo de enredo que sempre dão bons resultados. A Escola promete fazer um desfile luxuoso com carros enormes, fantasias com acabamento impecável, para não repetir o que foi em 2011 quando a Escola trouxe adereços com mal acabamento e assim foi rebaixada.

No enredo terá uma mensagem de igualdade como era feito na Revolta dos Búzios, tanto no contexto histórico e atual. A idéia partiu de uma sehestão do grupo baiano Olodum.

O carnaval une todo mundo. De todos os gêneros, cores, opções sexuais. Não há diferença. Aqui todo mundo é mesmo igual

(Magoo, carnavalesco ao G1)


A Escola trará uma grande surpresa já no Carro Abre-alas, na Ala das Baianas e no Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, porém nem todas as revelações foram feitas, mas todas terão visões sobre a igualdade com um foco maior nestes setores e lendo os textos e vídeos é muito ressaltada a questão do acabamento das esculturas e fantasias.


Como virá a Escola:

Enredo 2013: "Da revolta dos búzios a atualidade. Nenê canta a igualdade"
Componentes: 3 Mil
Alas: 25
Carros: 5
Cores: Azul e Branco
Presidente: Rinaldo José Andrade (Mantega)
Carnavalesco: Eduardo Caetano
Mestre de Bateria: Renato Sudario
Rainha de Bateria: Kimberly Muriel
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Gentil e Rúbia
Intérprete: Celson Mody



Minha Opinião:

Observando todas as matérias sobre a Nenê de Vila Matilde parece que enfim a Escola tomou um rumo mais sério para conquistar algo de positivo e permanecer no Grupo Especial e contou com a ótima direção do Carnavalesco que pegou um ponto crítico da Escola que é o acabamento das alegorias e adereços que foi o maior foco para o Carnaval de 2013. A Escola terá uma grande concorrência pela frente e o que a Escola deverá se preocupar é a permanência no Especial e em 2014 se manter muito bem e poderá voltar a pensar em Desfile das Campeãs, pois se a Escola manter este novo pensamento continia na elite do Carnaval Paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário