terça-feira, 20 de agosto de 2013

#09 - Roupa Nova - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#09
Roupa Nova

Inspirados principalmente nos Beatles por serem fãs assumidos o grupo Roupa Nova teve uma ótima influência para formar suas músicas que deram tão certo que eles são vistos sempre como um dos melhores da música, infelizmente eles sofrem injustiça em algumas listas e nem são citados, mas não há como não incluí-los, pois todos os seis integrantes estão juntos desde o início e o talento individual completa muito um ao outro deixando o grupo ser afinadíssima na voz e nas melodias.

Tudo começou em 1974, mas era outro nome, Os Famks que tinha quase todos os integrantes, mas com algumas mudanças no foco musical e a entrada final dos integrantes, o grupo Roupa Nova vem no mercado musical em 1980 com Serginho Herval, Paulinho, Kiko, Nando, Ricardo Feghali e Cleberson Horsth.

O primeiro disco logo saiu, e em 1980 o disco Roupa Nova que reuniu grandes sucessos, um deles eterno, "Sapato Velho" que até hoje toca nas rádios. Um detalhe do grupo é que eles tinha uma ligação com Mariozinho Rocha que trabalhava com temas musicais na TV Globo, principalmente nas novelas e canções deste disco e dos próximos foram temas de várias destas novelas.

Em 1982 o segundo disco foi lançado também com o nome Roupa Nova e apesar de vender mais até pelo motivo do grupo já ganhar um respeito da crítica e do público, as canções não emplacaram tanto quanto no primeiro e nos demais na carreira, a prova disso já veio em 1983 com mais um disco Roupa Nova que trouxe outro sucesso eterno, "Anjo" e o disco chegou a marca de um milhão de cópias e quase chegou aos dois milhões com o disco Roupa Nova de 1984 que trouxe "Whisky a Go Go"  e outros sucessos, a grande maioria dos singles já haviam sido temas de novela.

Considerado o melhor disco do Roupa Nova devido às vendas superiores a dois milhões de cópias e sucessos eternos como "Dona", "Seguindo no Trem Azul", "Linda Demais"  e "Show de Rock'n Roll", o Roupa Nova  de 1985 fez com o que o grupo chegasse a um patamar de grandes da nossa música e junto com as famosas bandas de Rock dos anos 80 e alguns grandes nomes da MPB eram os que mais vendiam discos numa boa fase do mercado musical e este disco ficou semanas nas paradas de discos.

Dois anos depois, em 1987, o Roupa Nova lança o disco Herança, enfim sem o nome do grupo estampado e as vendas ultrapassaram dois milhões de cópias e eternizaram "Volta pra Mim"  e  "A Força do Amor". E assim foi o fim dos anos 80 para o grupo, com o lançamento do disco Luz em 1988 e a certeza de que eles quebraram uma barreira do Rock, apesar que o estilo deles era, digamos, "relax", sem protestos nas letras, sem provocações para nossos comandantes, era compleamente canções que falavam de amor, natureza e isso conquistou um público adulto nostálgico, mas conquistou muito os jovens que amavam Legião Urbana, Ultraje a Rigor e Paralamas do Sucesso.

Os anos 90 começou muito bem para o  Roupa Nova com ótimos números em suas vendas de discos, canções nas paradas de sucessos e nas novelas, mas com o amadurecimento do grupo os discos eram lançados em intervalos maiores até por conta das turnês de longa duração e as canções antigas ainda eram as mais queridas e um disco ao vivo foi lançado em 1991 reunindo os sucessos. o disco De Volta ao Começo foi com canções de outros compositores e fez uma boa marca, o disco de 1994 Vida Vida trouxe um outro sucesso eterno,  "A Viagem".

Com a diminuição da venda de discos devido a pirataria, o Roupa Nova acabou sendo um dos grupos que sofreu um pouco, mas isso se vale por alguns dos discos entre 1996 e 2003 o grupo apenas focou em seus shows e no lançamento de alguns discos e pocas canções emplacaram.

Quando o Roupa Nova começava praticamente sair dos holofotes do mercado musical, uma nova virada na carreira musical fez eles se destacarem que foi o lançamento do CD e DVD RoupaAcústico no ano de 2004 que reuniu antigos sucessos em acústico e foi um dos discos mais vendidos do ano, sem falar que o grupo se reiventou e reiventou todas as canções, sendo um dos grandes nomes no ano. Com a empolgação deste disco foi lançado o RoupaAcústico 2 dois anos depois e também deu certo. A turnê dos dois dois discos ao acústcos duraram seis anos e o grupo seguiu com novos projetos e para comemorar os 30 anos de carreira lançaram um disco ao vivo lançado em 2010.

O grupo continua ainda em atividade com a sua turnê cantando as velhas canções que é o que mais interessa o público e os integrantes continuam juntos e criativos fazendo muitas pessoas se apaixonarem pelas letras e o seu leve Rock N' Roll




Nenhum comentário:

Postar um comentário