sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Carnaval de São Paulo 2014 - Águia de Ouro - Análises e Projeções


ÁGUIA DE OURO
"A velha Bahia apresenta o centenário do poeta cancioneiro Dorival Caymmi"

Presidente:  Sidnei Carrioullo Antônio
Carnavalesco:  Cebola
Diretor de Bateria:  Mestre Juca
Intérprete Oficial:  Serginho do Porto
Fundação:  9 de maio de 1976 (37 anos)
Cores:  Azul e Branco
Títulos:  0
Site:  http://www.aguiadeouro.com.br


Antes de falar de tudo ainda não engolimos aquele bendito um minuto atrasado pela escola de samba Águia de Ouro em 2013 que fez perder precioso ponto que daria o título, ou seja, a escola saiu como campeã "moral", mas com os pontos perdidos deixou tudo a perder. Em 2012 o tempo foi também inimigo da escola que quase o fez atrasar, mas correu muito no fim. A escola parece que encontrou seu caminho, pois ela era um pouco "gangorrinha" há um bom tempo atrás. Para o carnaval de 2014 começou bem, mas depois começou a dar problemas, sobretudo no enredo que seria sobre o cineasta Fernando Meirelles, mas meses depois o enredo foi trocado, mas ainda no meio do ano, sem abalar totalmente o planejamento da escola, e o tema de enredo escolhido é sobre Dorival Caymmi, tentando o mesmo molde como em 2013 quando falou de João Nogueira.

O carnavalesco Cebola que assinará mais uma vez na escola a cada ano que fica mostra uma identidade para a escola e isto é bom para que a estrutura cultural não seja abalada. Para este carnaval veremos toda a história do poeta e cancioneiro Dorival Caymmi, desde seu nascimento na Bahia, sua paixão pelo mar, pela música, pela Estação Primeira de Mangueira, Yemanjá. Os caminhos da música que ele enfrentou com o seu grande progresso na cidade do Rio de Janeiro. Também teremos homenagens aos filhos do cantor que herdaram o talento.

Destaque para a escola é a sempre presença de Serginho do Porto que para mim é o melhor dos interpretes do Carnaval. As fantasias que as vi estão muito bem, talvez  a falta de algum detalhe de luxo pode não deixar brilhar tanto, mas enfim a escola tem a mesma filosofia de fantasia há uns três anos. Um ponto a destacar negativamente é a evolução da escola, sempre corre no fim dos desfiles e em 2013 estourou o tempo. Além disso a troca de enredo deve ter afetado parte da escola, mas isso já foi página virada. Será?


Expectativa Pessoal
 
Vai Levantar Poeira?: Médio, mas terá seus bons momentos
Nota de Expectativa: 8
Chance de Classificação: Parte média da tabela, mas deixo uma incógnita

Com o grande azar de estourar em um minuto o tempo custou de fato o título para a Águia de Ouro, deve ficar muito amargo este gosto, até para quem tem simpatia para a escola e para 2014 precisa ser trabalhado e muito bem as questões de evolução e harmonia para não acontecer de correr novamente. Não sei se a troca de enredo afetou, mas o certo é que a preparação da escola é como de uma escola grande, e pode até ter esta comprovação, pois há anos que a escola vem numa boa média de resultados, ainda não dá trabalho para as do primeiro pelotão de uma forma mais enérgica e acredito que este ano não serão tão competitiva e surpreendente como 2014, mas posso muito bem me enganar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário