quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Noventa Noventa's | 27 - Tazo - Uma Mania Levado a Sério Pelas Crianças


Noventa Noventa's
Fato #27

Tazo
Uma Mania Levado a Sério Pelas Crianças


Foi com certeza uma das maiores manias nacionais nos Anos 90 e quem era criança na época e não teve pelo menos um Tazo era difícil, pois o acesso era fácil e sempre haviam novas coleções para juntar e brincar.  A grande maioria dos Tazos eram brindes de grandes marcas de salgadinhos e até de chiclete tinham também, mas foi da Elma Chips que houve uma espécie de monopólio.


Histórico

Um tazo, zap ou cap é um pequeno disco colecionável que foi uma verdadeira febre no Brasil e Portugal na década de 1990. Era comum a prática de aposta de tazos entre crianças. André Fernando Schröder foi campeão brasileiro de 1993 a 1997 e Leonardo Schrago foi campeão brasileiro e sul-americano de 1999 a 2004.

Existem vários tipos de tazos: voadores, master-tazos, metalizados, reflexivos, spinners (tazos que se transformam em peões), e outros. Várias coleções foram lançadas pela empresa Elma Chips, e também pela marca de chiclete Ping Pong.

Para ter estes tazos tínhamos que comprar os salgadinhos da Elma Chips que naquela época encontrava com preços que variavam de centavos a um real, e em cada pacote havia um tazo, mas devido ao sucesso a marca organizava pacotes de de leva cinco e pague quatro que eram ainda mais baratos.


Coleções

Looney Tunes - Elma Chips (1997)
Animaniacs - Elma Chips (1997)
Tiny Toon - Elma Chips (1997-1998)
Máskara - Elma Chips (1998)
Pokémon - Elma Chips (1999-2000)





Entre as coleções nada fez tanto sucesso como os tazos da Looney Tunes que foram os estreantes neste segmento e durante quase todo um ano era os únicos e eram bons para colecionar, até que veio no mesmo ano tazos do Animaniacs com um formato diferente que também fez sucesso. Destaco também o do Máskara que eram um poucos maiores e havia o "pega-tazo",uma espécie de borracha grudenta para grudar tazo.
 


Os chicletes Ping Pong também entrou na onda dos tazos e fez a coleção de animais em extinção e mesmo com uma temática não ficção deu muito certo, a única diferença era o material do tazo que não era tão resistente, pois se deixasse cair na água estragava.


Vídeo

Veja abaixo um vídeo que explica um pouco melhor sobre a coleção de tazos de uma forma até humorada e muito do que ele fala é verdade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário