segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A Interferência e as Injustiças causadas por Votos de Fã-clubes e Simpatizantes em Programas de TV, Reality Shows e Talents Show

Michel Teló, jurado do The Voice Brasil

Desde quando os Realities Shows chegaram aqui no Brasil com No Limite, no ano de 2000 o público brasileiro passou a ter uma relação de amor e ódio por este tipo de programa, sobretudo com a chegada do Big Brother Brasil e Casa dos Artistas quando o público então passou a ter o poder de decidir quem seria eliminado e quem ganharia a premiação máxima, mesmo sabendo que não ganharia nada com isso, apenas se sentiria com a sensação de dever cumprido de ter votado no seu participante favorito, porém os anos foram passando, a internet cada vez mais crescendo e com as redes sociais cada vez mais "social" os Realities e os Talents Shows entraram de vez em pauta nestas redes sociais como Orkut lá nos primórdios e hoje com Facebook, Twitter e até mesmo o WhatsApp que são ferramentas fundamentais para que um grupo de pessoas começam a combinar uma maratona de votos a favor de uma determinada pessoa ou até mesmo contra. Isso há uns anos atrás acontecia de forma tímida, mas foi crescendo junto com a tecnologia e hoje se tornou umas das coisas que mais lamento nesses programas, pois ocorrem injustiças com os participantes que de uma certa forma mereciam ao prêmio e injustiça com outros telespectadores que votam "consciente", mas é derrotado por um número exorbitante de pessoas que dedicam horas de e horas de votos.

Rafael Vitti e Isabella Santoni que tem um forte fã clube

São chamados de Fã-Clube, pessoas que se unem por um ídolo e antigamente era uma algo saudável, precisamente nos anos 90 onde existiam até cômodos alugados com pôsteres do artista favorito, mas isso é algo bem raro, talvez nem exista por conta das redes sociais que permite algo mais rápido e com uma organização melhor por conta de ser pessoas de vários lugares do Brasil que é até melhor para se juntarem e falar sobre o ídolo.

Restart no VMB 2010 da MTV Brasil


Quando o assunto é alguma premiação de TV ou premiação da música envolvendo artistas que tem um Fã-Clube forte se preparem porque eles irão fazer o que chamamos de Maratona e acreditem eles passam horas, dias e semanas votando sem parar no seu artista favorito, convidando e recrutando outras pessoas para fazerem o mesmo e alguns fazem até uma espécie de supervisão para verificar se está indo tudo bem desde a abertura dos votos até os segundos finais da votação. Com isso é bem provável a vitória deste artista de fã-clube forte, determinado e que ama seus ídolos.

É justo isso? NÃO

O problema é que numa competição de votos o que deve ser decidido não é que tem mais fãs e simpatizantes por um artista e sim o talento e o que ele representou naquele ano, mas algumas premiações vimos inúmeras injustiças e para quem é mais antenado sabe que o resultado foi "floodado".

Ana Paula no BBB 16


O que é Floodagem ou Flood?

“Flood” é um termo em inglês que significa “encher” ou “inundar”, mas na internet ele é usado para designar uma atitude bem irritante. Virtualmente, a palavra virou uma expressão para definir o ato de postar informações sem sentido ou finalidade nenhuma, de modo que uma ou mais pessoas sejam prejudicadas.
(Via Tecmundo)

Em outras palavras Flood em votações na internet e aplicativos é simplesmente votar, votar, votar e votar na mesma pessoa sem parar com a intenção de que ele vença mesmo não merecendo.


Viviane Araújo no reality A Fazenda



Exemplos de Interferência causadas por Votos de Fã-clubes

1- Em 2014 na premiação do Melhores do Ano no Domingão do Faustão os atores Rafael Vitti e Isabella Santoni ganharam como melhor ator e atriz revelação e o agradecimento de ambos foi a ajuda dos fãs. Para eles é bom ter a ajuda, pois sabem que tem pessoas que os amam, mas de um modo geral é injusto, pois além de supostamente não merecerem os outros candidatos foram vítimas deste ato e aquele cidadão que votou de forma consciente e apenas uma vez é outro injustiçado e vítima desta prática.

2- No VMB de 2010 na MTV tivemos um dos casos que gerou muita irritação e polêmica. A banda Restart faturou 5 troféus e com a injustiça logo percebida a plateia começou a vaiar a banda logo no anúncio do quinto prêmio e acredito que esse fenômeno gerou muitas discussões sobre os votos de Fã-Clube e a banda Restart tinham um público bem grande e fiel naquela época.

3- O Troféu Imprensa de 2010 tinha acoplado o Troféu Internet e quem votava e ainda vota é o público. O SBT em parceria com o site Terra até fizeram com os votos fossem por CPF, sendo assim era esperado poucos votos, mas vencedores justos, mas o resultado final foi nada como esperado com surpresas desagradáveis. Metade dos vencedores foram OK e justo, mas a outra metade tivemos como melhor cantor Túlio Dek, melhor cantora para Wanessa, melhor canção para "Xonou Xonou"da Banda Calypso, como melhor ator Bruno Ferrari, como Revelação a banda Cine, inclusive a banda Fresno que venceu como melhor conjunto musical teve uma maratona de votos, mas como essas pessoas arranjaram tantos CPFs.

4- A Dança dos Famosos é um dos melhores Talents Shows que existe e até que os resultados foram sempre justos por conta do cuidado da Globo no sistema de votação, mas até que o voto popular chegou para desestabilizar alguns resultados, mas nem sempre foi assim, porém em 2012 com Rodrigo Simas, em 2014 com Viviane Araújo e Felipe Simas em 2016 foi claro a participação de Fã-Clubes, 

Obs (1) Em 2014 a atriz Viviane Araújo competia diretamente com Arthur Aguiar que também tinha apoio de Fã-Clube. Era nítido e até vergonhoso saber que a votação do público para ambos eram notas bem altas, chegando entre 9,8 a 9,9 por haver uma "guerra" entre os dois Fã-Clubes e simpatizantes, pois quem não tinha Fãs para ajudar levava notas abaixo de 9 e nada era feito. A cantora Negra Li que participou na Dança dos Famosos de 2014 assim que foi eliminada fez uma declaração sincera, mostrando sua decepção com o resultado do público, dizendo:

"Se fosse pelo júri, eu estaria até hoje, o meu problema foi a plateia e a votação de casa. Porque, muitas vezes, as pessoas votam porque gostam, não porque a pessoa dançou bem, mas acho que vai ganhar quem tem mais público, né? Se fosse só pelo juri, eu acho que teria muita chance de ir pra final, mas quem tem mais 'pam' está tendo mais votos, não é verdade?"

Obs (2) Na Dança dos Famosos deste ano de 2016 era claro que dois Fã-clubes ajudaram muito Felipe Simas e Sophia Abrahão, porém, apesar de tudo os dois eram bons no que faziam e pelo júri eles chegariam a final, todavia no dia da final houve uma revolta da internet por conta do resultado e muitos culpando o Fã-Clube.

5- Em realities como o Big Brother Brasil isso acontece até de forma rara, acho que presenciei poucas vezes a participação, mas lembro que em 2014 quando Vanessa Mesquita venceu, houve um apelo dela e de Clara Aguilar  que conquistou muitas pessoas na internet e foi criado páginas de Facebook para apoiar em todos os paredões. Na edição de 2016 a participante Ana Paula Renault causou esta mesma comoção e ganhou um fã-clube, mas por conta da sua expulsão do reality sua vitória não aconteceu, mas creio que Munik ganharia da mesma forma.

6- No Reality A Fazenda tivemos casos nítidos de votos e floodagem a todo custo e que gerou polêmicas, discussões, mas sem solução nos casos de Viviane Araújo, Barbara Evans, DH Silveira e Douglas Sampaio. Dizem que no caso de Viviane Araújo foi contratado uma empresa de Call Center para ajudar em sua campanha, porém nada disso foi provado.

7- O The Voice Brasil é um dos meus Talents Shows favorito até por conta da organização e o nível de participantes, mas a cada ano o nível desce um pouco e a participação do público que vota consciente ao meu ver tem caído muito por conta do desinteresse, ou seja, ficou reservado para a maioria o voto dos simpatizantes por um determinado participante ou determinado técnico e é o caso recente de Michel Teló que venceu ano passado como técnico, mas o caso grave nesta edição de 2016 é que simplesmente ele ganhou todas as batalhas de técnico e gerou revolta do público, pois haviam participantes seus em que não merecia ganhar a tal batalha e gerou uma sensação ruim entre Teló e demais técnicos.

8-  Lembram do programa Ídolos? Confesso que era um programa bom, mas tornou-se desgastante rapidamente. Em Ídolos não tivemos claras manifestações de votos de Fã-Clubes, mas o que ocorreu em praticamente todas as edições deste programa, assim como demais realities é a votação destinada em sua maioria para participantes masculinos, talvez o tipo de público que assistia e votavam era praticamente o mesmo. Quando chegou na última temporada em 2012 a participante Quinara Vizeu foi finalista do programa apenas na Record e o apresentador Rodrigo Faro destacou isso ao vivo, pois jamais uma mulher havia ido na final e os homens dominavam as demais fases e isso até pesou para o encerramento do programa já que pouco dos vencedores de fato se tornou ídolo.

Aliás, esse problema relacionado a Homens vencerem a maioria dos realities e talents em voto popular tem dois lados da moeda, de um lado alguns que venceram com toda justiça, mas há aqueles que em realities como The Voice, Ídolos e Fama venceram não pelo talento, mas por conta de características pessoais e personalidade. Na minha opinião algumas mulheres nestes realities são mal julgadas, injustiçadas, mal avaliadas e até por conta disso gosto de torcer pelo vocal feminino, mas se parar pra pensarmos nas mulheres que venceram realities musicais o número é muito pequeno.

Felipe Simas na Dança dos Famosos


Soluções encontradas para evitar Floods e fraudes

Acredito que há uma preocupação de alguns diretores de TV quanto as votações em massa dos Fã-Clubes. Para evitar ou aliviar as floodagens e fraudes alguns programas de TV tem tomado algumas atitudes, tais como:

Big Brother Brasil: Na edição de 2016 a Globo resolveu mudar o esquema de votação do programa. Com pouco mais de um mês da nova edição do reality show, os resultados dos paredões antes determinados pelo total dos votos recebidos foi mudado por um número de pontos provenientes dos votos contabilizados em cada região brasileira e por meio de ligações telefônicas e SMS. A prática acabou não dando tão certo porque o eliminado em pelo menos 90% dos casos era o mais votado para sair em todas as regiões, porém foi uma tentativa da Globo que poderá voltar no próximo ano.

The Voice Brasil: Na reta final do programa, antes mesmo de chegar a final foi experimentado uma espécie de soma da porcentagem do voto popular mais a pontos designados pelos técnicos. Por exemplo cada batalha o jurado tinha 30 pontos e poderia distribuir da forma como quisesse, dando 20 para um e 10 para outro ou até mesmo deixar em pé de igualdade para que de uma certa forma houvesse justiça e em alguns casos deu certo.

Prêmio Multishow: Uma das premiações mais esperadas do meio musical ultimamente vem com um sistema de votação na minha opinião justo, dividindo a premiação com categorias populares, outra com categorias com júri e uma outra com SuperJúri com votos apenas dos críticos, ou seja, enquanto Ivete Sangalo ganha como melhor cantora no voto popular, por outro lado a cantora Céu ganha no voto do Júri.



Programas de Sucesso que não precisam de voto Popular

MasterChef Brasil: O programa é um fenômeno, mesmo não tendo a participação do voto popular o programa conquista da mesma forma e os comentários no Twitter são fundamentais para seu sucesso. A forma de avaliação é apenas entre os três jurados e alguns convidados e acredito que essa é a melhor e ideal forma de avaliar e decidir o vencedor.

O Aprendiz: O reality na TV Record também de grande sucesso não tinha interferência do público na hora de decidir o vencedor. A decisão era apenas de Roberto Justus ou em outros programas João Doria, mas eles tinham dois conselheiros, mas a decisão final era do chefe principal.

No Limite: Primeiro Reality e de muito sucesso tinha como definição  do vencedor o esforço físico e mental dos participantes. Quem se dedicava menos era eliminado pelos próprios colegas e quem se dedicava mais ganhava a confiança de todos e tinha mais chances de chegar a final.


Conclusão

Acredito que o voto popular ainda deve continuar, mas deveria haver um controle e um sistema ainda mais seguro para votar com a intenção de evitar as fraudes, os floods e estas maratonas de votos para beneficiar uma pessoa que sinceramente tem me deixado em algumas situações chateado e desinteressado em alguns realities. Porém há momentos que tenho vontade que o voto popular acabe ou que tenha pouquíssima interferência para sair um resultado mais justo. Acredito que no The Voice Brasil ou no X Factor ou na Dança dos Famosos  o resultado poderia ficar muito bem nas mãos apenas dos jurados, pois eles são profissionais respeitados e eles sabem o que fazem e com o público boa parte dos resultados frustram até quem produz e trabalha para estes programas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário