segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Análise de Samba: Águia de Ouro



“Amor com amor se paga. Uma história animal”


Compositores: Douglinhas, Juca, Pelezinho, Ivanzinho, Cuca e Fernandinho SP
Interpretes: Douglinhas e Fernandinho SP




Amanheceu, já clareou
Sou um apaixonado na Avenida
Que verdadeiramente te ama
E não te faz sofrer
Se um dilúvio acontecer eu não te esqueço
Como te esqueceu Noé
Perdido em Torre de Babel
Mas sempre estarei com você
Arteiro de grandes histórias
Na tela do cinema emociona
Estrela…que inspira
E sua calçada da fama no meu Carnaval

Faz a criançada gargalhar
Ao ver o vilão fracassar
Herói tão valente
E muito engraçado
Atração do desenho animado

Hoje…A minha Águia vem pedir
Pra humanidade refletir
É um novo tempo um novo olhar
Picadeiro não é mata e nem piscina é oceano
Como faz Luísa Mell
Defendam todos animais
Protejam esses companheiros
Que guiam, socorrem,
E que se arriscam por nós
São anjos mandados por Deus
Que clamam um futuro melhor

Alma de artista
Dama ou vagabundo
Amigo do mundo
Seu olhar afaga
Namora a lua no meu barracão
Amor que não se acaba
 
 
Análise do Samba

No ano passado a escola Águia de Ouro teve um dos três melhores sambas, assim como teve bons sambas em 2014, 2011, sobretudo em 2013 que é um daqueles sambas que para mim não morreu na quarta-feira de cinzas e até hoje eu ouço, ou seja, sabemos que a escola ultimamente tem um dos melhores conjuntos de sambas compostos, mas o que aconteceu nesse ano de 2017?

O enredo da escola é um dos meus favoritos e que me deixa com muita expectativa que é falar sobre o cachorro, o melhor amigo do homem, das crianças e o animal doméstico mais adotado no mundo. Para falar deste enredo a Águia de Ouro contou com um samba encomendado, sem a realização de eliminatórias e para isso contou com um time de seis compositores, entre eles os interpretes e o mestre de bateria.

Pois bem, muitos que acompanham o mundo do carnaval paulistano devem ter reparado nas redes sociais um certo tom negativo ao samba por achar que a letra é ruim e que a melodia não casou e repudiaram tanto que de fato alguns poucos chegaram até a desrespeitar a escola, deixando morrer na memória sambas de anos recentes como citei no início do texto.

Sobre a letra do samba que chamou a atenção de tantas pessoas não é nota mínima como muitos julgam, por ver que há trechos que mostram uma mensagem de proteção animal, sobretudo o cachorro como é dito no final da segunda estrofe e achei bonito. O que me deixou a desejar na letra do samba são os dois refrões, sobretudo o segundo que não achei totalmente criativo, no caso eu colocaria nesse trecho se possível a causa animal afim de protegê-lo como se fala no final segunda estrofe. A primeira estrofe também acredito que não aconteceu essa criatividade que sempre se espera nos sambas da Águia de Ouro. No início da segunda estrofe refere-se aos animais em geral, mas até aí tudo bem, mas incluir Luísa Mell e associar a frase "Defendam todos animais" não achei tão justo por ter tantas pessoas ligadas a proteção animal.  Acredito que se trocasse por São Francisco de Assis e colocasse trechos da passagem ou de sua oração poderia ter caído com uma luva.

Nos vocais do samba temos Douglinhas e Fernandinho SP. Ambos fazem uma boa dupla e parecem ser apenas um por conta da semelhança da própria voz, mas somente achei que em trechos não deram aquela vida ou a interpretação para algumas palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário