sexta-feira, 21 de abril de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Indiferença' - Oficina G3 (1996)



A música Gospel brasileira atualmente está no seu melhor momento, sendo um dos três estilos musicais que mais vendem produtos como CDs, canções e downloads pagos. Lá no passado o estilo Gospel além de ter pouco espaço na TV e nas rádios, haviam muitos "nãos" das gravadoras e eis que surgiam naquela época a Gospel Records e a MK que produziram grandes discos. Nos anos 90 com o crescimento da religião evangélica muitos cantores e grupos surgiram, mas eis que um bem diferente do padrão gospel apareceu e encantou muitos jovens que foi o Oficina G3 que era um grupo Gospel, mas em forma de Rock, Heavy metal, hard rock e tudo que era mais pesado para atingir um público específico e eles conseguiram.



Sua estreia  no mercado musical foi cercado de críticas positivas e negativas, mas não importavam a opinião da crítica e o Oficina G3 partiu com sua coragem para o segundo álbum chamado de Indiferença, lançado em 1996. Este álbum foi recebido com mais críticas positivas do que o de estreia, pois mostrava um amadurecimento do grupo, sem falar que era ousado misturar um rock tão pesado com letras cristãs, inclusive eles influenciaram novas bandas gospel no mesmo estilo que surgiu na década de 90.

Muitas canções deste disco tiveram destaque entre os fãs e tocou em emissoras de rádio gospel e também na TV. Começo a destacar a faixa "Espelhos Mágicos"  que é considerada uma das maiores canções gospel já gravadas e muitos consideram como a melhor canção do Oficina G3.


Oficina G3 no auge da sua carreira, na década de 90

Outra faixa de destaque é a faixa título "Indiferença" que tem uma letra que seria um protesto e uma forma de mostrar diferentes realidades, mas focando quem está na miséria e que busca o seu melhor, mas encontra um gesto mudo do outro lado quando pede socorro e na letra sugere que abrimos o vidro do nosso coração, simulando como se estivéssemos dentro de um carro.

A faixa "Davi" é outra obra prima do grupo, falando justamente do trecho bíblico do confronto entre Davi e Golias. Na letra fala também que não nos devemos sentir pequenos em confrontos da vida e enfrentar todos os gigantes que nos afrontam.

"Magia Alguma" é outra canção muito bem composta e fala do encontro de uma pessoa com Deus, como se de fato ele tivesse crendo e vendo. Esta faixa vem numa sintonia mais calma, sem o tom pesado de rock e o mesmo vemos na canção "Novos Céus"  que é uma das minhas favoritas.


Integrantes do Grupo neste disco:

Luciano Manga - vocais
Juninho Afram - guitarras, violão e vocais
Duca Tambasco - baixo e vocal de apoio
Jean Carllos - teclado e vocal de apoio
Walter Lopes - bateria e vocais


O grupo eram formado por cinco integrantes e quem era o vocalista principal em 1996 era Luciano Manga que logo depois sairia da banda, porém o grande músico do Oficina G3 neste álbum e até hoje é o guitarrista Juninho Afram que ganhou muitos fãs, sendo eles não cristãos e sim fãs de Rock e Heavy Metal. Além de tocar guitarra, Juninho cantava algumas das faixas.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Davi
Walter Lopes e Cláudia
2
Oficina G3
3
Magia Alguma
Mike
4
Glória Inst.
Juninho Afram
5
Glória
Domínio Público
6
Profecias
Juninho Afram
7
Espelhos Mágicos
Juninho Afram
8
Novos Céus
Juninho Afram
9
Indiferença
Oficina G3
10
Duca's Jam
Duca Tambasco
11
Contra-Cultura 
Juninho Afram
12
Your Eyes
Juninho Afram
13
Your Eyes II Inst.
Juninho Afram
14
Não Temas
Juninho Afram
15
Rei de Salém
Túlio Régis


Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Postar um comentário