sexta-feira, 23 de junho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Angela Ro Ro' - Angela Ro Ro (1979)



Uma das cantoras que teve fortes repercussões sobre voz e interpretações perfeitas foi a cantora carioca Angela Ro Ro que surgiu com uma voz forte, porém com uma característica bem peculiar que era a sua rouquidão que de tão útil na sua vida e nas suas canções que seu nome que é na verdade Angela Maria Diniz Gonçalves, foi retirado todo o sobrenome e adicionado Ro Ro que vem da risada grave e rouca; características que fazem também o diferencial da voz; um pronunciado sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal "a" muitas vezes encavalada na consoante "r", de maneira rasgada e aberta; a fala rápida e atropelada acentua essas características.




Desde nova Angela Ro Ro tinha talento para compor e conseguiu escrever para grandes nomes da música brasileira. Angela começou na música tocando piano aos cinco anos de idade e anos depois começava a aperfeiçoar sua voz e interpretações nos anos 60, mas somente em 1979 veio a lançar seu disco de estreia que traz o seu nome, causando aclamação da crítica e amantes da música brasileira que viam em Angela um talento que não ficaria apenas no disco de estreia.


Angela Ro Ro em 1979

O disco rapidamente chegou aos ouvidos de muitos brasileiros, sobretudo com a forma como eram as canções e pelo estilo bem romântico, que estava cada vez mais amadurecendo nesta época e muitos artistas apareciam, mas neste caso a voz de Angela e a maioria das faixas com o piano em primeiro plano como instrumento dava um sentimento.

O grande sucesso deste disco e que é muito conhecido até hoje é "Amor, Meu Grande Amor" que é de autoria de Angela Ro Ro e Ana Terra. A letra representa muito o que estava acontecendo no mundo romântico e a letra era muito forte, mas com detalhes mais delicados com traços suaves, sendo talvez uma das cinco canções mais marcantes naquele período.




De tão romântico o disco que ele abre com a faixa "Cheirando a Amor", mostrando todo o aroma do disco. Essa canção começa com pequenos riffs de guitarra e um som leve de bateria e logo aparece a bela voz de Angela numa interpretação fantástica.

Outra faixa de destaque é "Gota de Sangue" que era bem conhecida na voz de Maria Bethânia no ano de 1979 e dias depois Angela Ro Ro lançaria em seu disco esta canção. Esta canção segue o mesmo padrão de algumas canções do disco com uma letra forte, envolvente, com alguns toques de suavidade.

Uma canção que tocou bem nas emissoras na época foi "Não Há Cabeça"  que tem uma composição artística muito bem realizada e produzida onde apenas voz e piano ficavam de primeiro plano e o resultado é fascinante quando se acompanha a letra.

O disco é considerado um grande marco do estilo romântico e da história da música brasileira, considerado um álbum indispensável para ouvir por conta da qualidade que foi levado muito a sério e por causa disso ele é considerado um dos grandes discos brasileiros em vários listas.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Cheirando a Amor
Angela Ro Ro
2
Gota de Sangue
Angela Ro Ro
3
Tola Foi Você
Angela Ro Ro
4
Não Há Cabeça
Angela Ro Ro
5
Amor, Meu Grande Amor
Ana Terra, Angela Ro Ro
6
Me Acalmo Danando
Angela Ro Ro
7
Agito e Uso
Angela Ro Ro
8
Mares da Espanha
Angela Ro Ro
9
Minha Mãezinha
Angela Ro Ro
10
Balada da Arrasada
Angela Ro Ro
11
A Mim e a Mais Ninguém
Sérgio Bandeyra, Angela Ro Ro
12
Abre o Coração
Angela Ro Ro



Ouça o Disco 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário