sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Olhar' - Metrô (1985)



A série Grandes Discos Brasileiros vai voltar aos bons tempos dos Anos 80 quando surgiu grandes bandas de Rock e muitas delas deixaram uma marca tão grande que assim que ouvimos eles nos tempos de hoje logo nos conectamos com a década de 80 e a banda Metrô é um dos grandes exemplos de que esta década foi algo único e que talvez nunca haverá algo assim.




A banda Metrô foi formada em 1978 sob o nome A Gota Suspensa antes de se rebatizar em 1984. Começando como uma banda de rock progressivo, mais tarde mudaram para uma direção mais influenciada pela cena New Wave, tornando-se um dos grupos mais bem-sucedidos da cena brasileira dos anos 80.

A banda lançou no total quatro discos, sendo três deles na década de 80, mas iremos destacar o seu segundo disco, Olhar, lançado em 1985 e que foi a ascensão da banda conseguindo emplacar grandes sucessos, trazendo seu estilo musical bem peculiar da New Wave.


Parte do encarte do disco

O que gosto deste disco é a forma como cada música foi construída, e poucas bandas como esta conseguiu fazer algo tão bom e diferente. Acho que junção dos teclados de Yann Laouenan, a forma de tocar baixo e seus sons diferentes de Xavier Leblanc e a doce voz de Virginie Boutaud era um grande diferencial. A produção ficou por conta de Luis Carlos Maluly.

O grande sucesso deste disco foi a canção "Tudo Pode Mudar" que foi o maior sucesso da banda Metrô e um dos grandes singles da década de 80 por conta da forma peculiar e bem característica de executar naquela época. A canção marcou a entrada do new wave na música brasileira, ritmo que era constantemente sucesso nos Estados Unidos, através de bandas como The Cure e o Blondie mas que ainda não havia sido introduzido na cultura brasileira.



A banda conseguiu emplacar com a canção "Beat Acelerado" que já era até conhecida por parte do público antes de ser lançado este disco, tanto que a canção tem duas versões.

O sucesso da banda Metrô era tão grande que os shows eram constantes e eles dividiam palco com a Blitz, Rádio Táxi, Ultraje a Rigor e outras bandas que tinham um estilo de Rock mais performático e alternativo. Por conta deste sucesso a Rede Globo convidaram eles para participar de vários  programas, mas o ponto alto foi tocar a canção "Ti Ti Ti" na novela de mesmo nome da faixa e foi mais um grande sucesso da banda.




O trabalho rendeu outros sucessos de segundo plano  como a faixa "Olhar" que chegou a tocar em algumas emissoras de rádio e TV, assim como a faixa "Johnny Love".

Ouvindo ao disco inteiro e vendo a qualidade de suas canções era até possível que a banda lançasse todas as faixas como single para poder trabalhar como por exemplo a faixa "Sândalo de Dândi"  e "Solução".

A turnê deste disco foi longa e a banda Metrô tocava até sete vezes por semana para tocar todas as canções do Olhar, porém parte do grupo sentia falta da fase mais experimental, queriam mudar mais uma vez de som e de vida, se distanciar do som New Wave e por conta disso Virginie Boutaud acabou saindo da banda em 1986.

Em 2016 o álbum foi relançado com faixas bônus e um CD adicional incluindo demos e versões ao vivo de algumas canções.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Olhar
Vincente França/Yann
2
Cenas Obscenas
Léo Jaime/Leoni/Metrô
3
Johnny Love
Alec/Yann/Joe
4
Sândalo de Dândi
Tavinho Paes
5
Melodix
Metrô
6
Beat Acelerado
Alec/Vicente/Yann
7
Tudo Pode Mudar
Joe/Ronaldo Santhos
8
Hawaii-Bombay
Fernando Naporano/José María Cano
9
Solução
Wagner/Metrô
10
Stabilo
Angelo Palumbo
11
Que Loucura!
Yann
12
Ti Ti Ti
Roberto de Carvalho/Rita Lee



Nenhum comentário:

Postar um comentário