Facebook

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - 10 Momentos



10 momentos que me marcaram neste ano de 2010:



Brasil elege a 1ª Mulher Presidente

Dilma é a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Nascida em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte (MG), a presidente eleita é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trabalhou na Fundação de Economia e Estatística (FEE). Depois, organizou debates no IEPES (Instituto de Estudos Políticos e Sociais) e, com Carlos Araújo, de quem é divorciada, ajudou a fundar o PDT do Rio Grande do Sul.



Resgate na mina San José, Chile


No dia 5 de agosto, um desabamento na mina San José, em Copiapó, no norte do Chile, deixou 33 homens presos em um refúgio a quase 700 metros de profundidade. Nos primeiros dias após o acidente, a esperança de encontrá-los vivos foi minguando a cada tentativa de comunicação que fracassava. Até que no dia 22 um bilhete chegou à superfície dizendo que todos estavam bem. A partir daquele momento o país se mobilizou para o resgate. Foram pouco mais de dois meses de trabalho. Até que nas primeiras horas do dia 13 de outubro, o primeiro mineiro foi salvo pela cápsula Fênix II, subindo por um duto escavado durante 33 dias. Na sequência foram retirados da mina os outros 32. Nessa altura, o resgate já havia se tornado um acontecimento mundial, acompanhado ao vivo por todo o planeta.



Mércia Nakashima é assassinada, ex-namorado é suspeito


O corpo de Mércia foi encontrado no dia 11 de junho, na represa Atibainha, em Nazaré Paulista. A advogada estava desaparecida desde 23 de maio. Ela teria sido assassinada porque Mizael não aceitaria o fim do relacionamento. Rastreamento de chamadas telefônicas feito pela polícia com autorização da Justiça colocariam o ex-policial e o vigilante na cena do crime, de acordo com as investigações. Eles negam as acusações.



Tragédia no Haiti e a difícil reconstrução


O governo haitiano calcula que a reconstrução do país, no longo prazo, deverá custar US$ 11,5 bilhões. Em março, um grupo de países doadores, entre eles o Brasil, estabeleceu um fundo internacional com um caixa de US$ 5,3 bilhões, a serem gastos até o final de 2011. No entanto, organismos internacionais têm criticado a "demora" com que o dinheiro está sendo efetivamente colocado à disposição.



Espanha vence Holanda na prorrogação e é campeã pela 1ª vez


A Espanha coroou neste domingo o sucesso de uma geração. Foi sofrido, no final do segundo tempo da prorrogação da final da Copa do Mundo da África do Sul. Mas a "Fúria" bateu a Holanda na por 1 a 0, no Estádio Soccer City, em Jogannesburgo, e se sagrou pela primeira vez campeã do mundo. O herói do título foi Iniesta, que anotou o gol salvador. Mesmo antes do apito final, já era possível ver jogadores como Casillas e Piqué chorando muito em campo pelo feito que estavam alcançando.



Tropa de Elite 2 já é o filme brasileiro mais visto do ano

Após dois fins de semana de exibição, Tropa de Elite 2 é o filme brasileiro mais assistido em 2010, com 4,14 milhões de espectadores isso em duas semanas, mas fecha 2010 como o filme mais visto do ano a frente de Avatar e é mais visto de todos os tempo dos filmes nacionais, ultrapassando Dona Flor e Seus Dois Maridos.



Vitória contra o crime no Rio de Janeiro


O dia 28 de novembro já entrou para a história do combate ao crime no Rio de Janeiro. As forças de segurança - formadas pelas polícias Militar, Civil, Federal e Forças Armadas - tomaram o Complexo do Alemão praticamente sem resistência dos traficantes. O local era dominado pela facção criminosa Comando Vermelho. Durante a ocupação, policiais encontraram mais de 40 toneladas de drogas, centenas de veículos roubados e armas de grosso calibre.



Twitter e a sensação de ser seguido


Foi um dos sites de relacionamentos mais usados no ano de 2010, o Twitter cujo símbolo é um passarinho deu as caras antes da febre que foi este ano de 2010, nele vimos discussões entre famosos, lemos sobre que hora comia, que hora ia sair, se vestir, ir ao supermercado, comprar uma roupa ou dar um até logo e voltar n'outro dia, e o legal era quem te seguia para ler tudo isso que você faz durante o dia #follow me.



Luan aqui, Bieber lá


O ano da música em 2010 teve muitos artistas de muito sucesso, Lady GaGa, Ke$ha, Black Eyed Peas, Eminem, Ivete Sangalo, Exaltassamba, mas nada segurou Luan Santana aqui no Brasil e Justin Bieber fora e dentro do Brasil, foram os que mais venderam discos por aqui e conquistou muitos fãs, histéricas, loucas que fazem de tudo para eles num ano que marcou pelas vestes de carne ou as calças coloridas.



Óleo se espalha pela costa de Lousiana


Pássaro manchado pelo óleo voa pela costa de Lousiana, outro Estado que declara estado de emergência após avanço de uma mancha de petróleo por um derramamento que se estende no Golfo de México. O acidente com a plataforma de petróleo no Golfo do México, que libera no mar mais de 5 mil barris (800 mil litros) por dia, segundo o governo americano, ameaça tornar-se uma das piores catástrofes ambientais da história do país.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...