Facebook

quinta-feira, 17 de maio de 2012

#01 Vanessa da Mata - As Maiores Cantoras Brasileiras do Século XXI




"Como pode ser gostar de alguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém"
(Amado)

A nova geração de cantoras, a "Nova Cena" ou a "Geração 2000" foi uma espécie de movimento sem precisar da união destas cantoras, pois cada uma no seu lado, em sua região e espalhando a boa música no Brasil e no Mundo, claro que às vezes elas se reuniriam para contemplar este momento mágico da MPB e divide com "medalhões" da música. Entre tantos nomes bons que surgiram e que conseguiram alavancar a MPB, conquistando territórios há uma que merece o destaque, o prestígio e aclamadas críticas. Vanessa da Mata, a cantora que redescobriu o Brasil embarcando com suas composições, melodias e interpretações por dentro deste país, conquistando um público que estava carente de algo novo na nossa música e a respeita, assim como uma massa de músicos e críticos. Vanessa, este Século XXI por enquanto é seu!

Antes de subir aos palcos e gravar seu primeiro álbum, Vanessa da Mata estava compondo canções e chegou a interpretá-las ao vivo, mas foi em um show de Milton Nascimento que Vanessa teve sua grande virada em sua carreira, para que começasse suas atividades e no ano de 2002, Vanessa grava seu primeiro álbum, entitulado Vanessa da Mata, e nele um sucesso imediato "Não Me Deixe Só" que além da versão mais MPB, veio a versão remix em ritmo dançante, tornando-se um fenômeno nas rádios Pop e MPB. Outros sucessos deste álbum como "Viagem", "Nossa Canção" tema da novela Celebridade, na TV Globo e "Onde Ir". O álbum contou com a produção de um "time" de craques da produção de discos como Liminha, Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Dadi e Kassin.

Em 2004 Vanessa da Mata se consolida em sua carreira, lançando seu segundo álbum, Essa Boneca Tem Manual, produzido por Liminha. Neste álbum sucessos foram consagrados como "Ainda Bem", "Música", "Eu Sou Neguinha?" e um clássico que se tornou um mega hit, sendo a canção mais executada no ano de 2006 que foi "Ai, ai, ai", que além de uma versão do álbum, houve um remix para as rádios Pop, rendendo um disco de platina.

No ano de 2007, Vanessa da Mata lança seu álbum mais vendido até hoje, além de ser um dos melhores álbuns da década de 2000, Sim, que já saiu muito bem com o single "Boa Sorte/Good Luck" com participação do cantor Ben Harper, além disso o álbum contou com mais participações especiais, entre eles Sly & Robbie, respeitadíssimos músicos da Jamaica, Fernando Catatau, Davi Moraes, Kasin, Pupillo da Nação Zumbi. "Amado" tocou em A Favorita, na TV Globo e estourou como também uma das mais executadas de 2008. O álbum vendeu mais de 620 mil cópias.

Em 2009, com o sucesso das canções dos dois últimos álbuns, Vanessa da Mata lança o álbum Multishow Ao Vivo, visitando os grandes sucessos, sendo que "Vermelho" foi single e bem executadas nas rádios especializadas. Junto com este álbum foi gravado o seu primeiro DVD da carreira. No ano seguinte, 2010, Vanessa lança Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias."O Tal Casal" foi single, mas sem muito êxito, assim como o segundo single "Te Amo", porém o número de cópias vendidas foi surpreendente, pois Vanessa já é uma das maiores cantoras da atualidade e consegue atingir uma alta venda em seus álbuns, além de serem todos bem avaliados por revistas especializadas e pela crítica.

Vanessa da Mata fez uma vitoriosa carreira internacional, onde ela pisou, fez bonito em Portugal, Itália, França, sempre lotando seus shows. Por aqui no Brasil, os shows da Vanessa é sempre um dos mais aguardados, disputados e mais comentados pela criatividade da produção realizada. A Turnê Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias é um dos shows mais premiados e Vanessa vem atingindo uma boa arrecadação e promete lançar um novo trabalho em DVD comemorando além do sucesso, seus 10 anos de carreira.


Um comentário:

Leandra Souza (R Preto) disse...

Esperado, foi a cantora de maior sucesso na MPB e puxou muita gente que não ouvia estilo e agora ouvem Vanessa e as demais cantoras da "nova cena"... Dos 25 nomes senti falta de Mônica Salmaso e Gianna Viscardi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...