Facebook

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Crítica: Ídolos 2011 - O Programa que não faz um Ídolo

Carisma fala mais alto no Programa Ídolos e vencedrores não embalam em carreira. Leia crítica:


Por Anderson Silva

Quinta feira dia 07 de Julho de 2011 foi exibida a semifinal de Ídolos 2011, com Higor, Henrique e Hellen, mas tudo dava a crer que Hellen sairia, assim como já sabia que sairia Fernanda e Karielle, pois na teoria estes programas de Realitys, onde tem pessoas mais jovens e o público alvo é o jovem, acaba resultando em certas injustiças, sendo que destes jovens acredito eu que as meninas, mulheres sempre se identificam por algum candidato homem, mas não escolhem pelo talento e sim pela beleza que se possui, história de vida, a forma como se apresenta olhando para o público e o jeito de falar, com isso acaba se resultando num carisma que acaba acertando em cheio o coração de várias fanáticas alucinadas por pessoas não completas pelo seus talentos limitados e que se aproveitam de um bom porte físico e falsa meiguice para provocar o coração de cada menininha pelo Brasil.

Desde o início, no SBT eu acompanho o Programa Ídolos, gosto da fase das audições realizadas pelas cidades, ver algumas bizarrices, sabendo que nem irão passar de fase e me contento com alguns que passam e às vezes concordo com os 10 finalistas, mas começa a corroer quando a disputa vai afunilando e sobrando justamente, eles, os homens carismáticos, dos verdadeiros talentos entre mulheres e homens que há ficamos na esperança de que a final será justa, mas sempre somos surpreendidos. Até hoje na minha concepção de todos os vencedores, nenhum, eu disse nenhum dos cinco vencedores mereceram a vitória, pois na realidade eles venceram mais pelo carisma e história de vida, talvez uma única exceção pode ser considerada a vitória de Thaeme Mariôto na segunda temporada de Ídolos, mas nem chegou sequer engatar na carreira, pois sua adversária naquela final Shirley Carvalho merecia mais que Thaeme a vitória, mas Shirley Carvalho está até bem, continua fazendo seus shows.







Na primeira temporada de Ídolos, tivemos o vencedor Leandro Lopez. pobre vencedor, pobre ídolo, não conseguiu o sucesso, não virou ídolo e hoje lidera o Grupo Rapazolla, talvez dos vencedores é o que se encontra em mais estabilidade, pois a Thaeme, já citada, foi noticiada que concorria a uma vaga em Rebelde BR, na TV Record e foi reprovada.

Continuando a trajetória, agora na TV Record, dava a impressão que melhoraria a qualidade do programa e outros detalhes. Mudou sim a qualidade, ficou melhor exibida na TV Record, mas a missão de achar um novo ídolo no Brasil foi por água abaixo, três fracassos e nem sabemos qual o nome dos vencedores, então vamos refrescar a memória:

Terceira temporada considero a melhor de todas as 5 edições, dos participantes haviam pelo menos 6 candidatos que mereciam ser o vencedor, tivemos nesta edição Rafael Barreto, mas o que motivou sua vitória foi sua história de vida que é respeitável, cantava até bem de certa forma, mas após ganhar demorou para a gravação do primeiro CD e caiu rapidamente no esquecimento e hoje não há notícias do baiano.

Quarta temporada, tínhamos artistas prontos, mas outra decepção era já prevista, tivemos naquela final Saulo Roston e Diego Moraes, e ainda me lembro bem daquela quinta-feira onde o favoritismo corria sobre os dois, mas Saulo levou a vitória, gravou seu CD, chegou a tocar sua música nas rádios com um estilo meio Pop + Sertanejo, foi o único vencedor que vi algo tocando na rádio, só que não durou muito sua divulgação que pode se chamar de sucesso, virou apenas lembrança antiga. Neste edição Priscila Borges era a mais completa, mas é aquilo que eu falo de público jovem...

Na quinta edição de Ídolos, em 2010, vários estilos musicais e quem venceu foi o Sertanejo de apenas de 17 anos Israel, mas alguns pensaram: “Agora vai... será um ídolo que irá fazer sucesso...”, ainda mais que cantava um estilo extremamente empurrado aos nossos ouvidos, todos os dias, mas algo de errado aconteceu e Israel sequer ouvi numa emissora de rádio, foi a maior decepção, talvez o vencedor mais ilusório que tivemos.

Estamos em 2011 e vemos na final Higor e Henrique, suas trajetórias foram boas, mas para quem vê o programa com um olhar mais público talvez já perceberia, como eu, que Higor e Henrique seriam um dos vencedores, eu já pensava nisso desde a fase do teatro que tinha mais de 100 candidatos.

Higor já apareceu no Programa Raul Gil e tem um enorme carisma, pela sua história de vida, canta bem de fato, mas não é um artista completo, merece a vitória mais que Henrique que eu nem sei o que faz no Programa, o papel dele não é cantar, e sim encantar o público-jovem-feminino-xiita que adora ver estes cantores-bonitinhos-sem-talento-jogando-charme, Henrique tem uma boa entonação, mas para ser um Ídolo tem que agradar a todos, agradar a uma classe de se estilo e isso definitivamente não vai acontecer, porque o Brasil, este Brasil que elegeu Tiririca, Collor, Bolsonaro, Garotinho, e outras estupidez de Realitys que merecedores nunca ganharam piode eleger Henrique como vencedor de Ídolos... Será que quem vota nele sabe da missão do Programa, aliás, a produção do Programa Ídolos está ligando para sua própria missão? Definitivamente não. Hoje a competitividade de canais, entre Globo, Record, SBT, Band e RedeTV faz com que a produção traga sempre uma mistura dos candidatos Com Talento com os Sem-Talento, e sempre os Sem-Talento, os tais cantores-bonitinhos-sem-talento-jogando-charme que acaba levando o título. E às vezes eu penso nos jurados, como eles conseguem trazer certas pessoas para o Programa e ainda chama de talento, parece que depois a Terceira Temporada tudo desandou, mas há sim um jurado que fica indignado com certas eliminações. E se fosse críticos musicais a escolher o novo ídolo, nunca seriam estes 5 vencedores, talvez nem entrariam nos melhores.

E hoje vemos que a audiência desta sexta temporada de Ídolos está decepcionando a emissora, mas por quê? Acho que muitos concordam. É melhor ver palhaçada na Praça é Nossa e/ou na Grande Família do que a palhaçada e acompanhadas ás injustiças do programa.

Peço a Record mudar a forma de escolher os finalistas, aumentar os jurados, e enfim tornar a missão do Programa Ídolos dar certo pelo menos uma vez.

Um programa deste estilo que deu certo e foi levado a sério e tivemos bons resultados foi o Programa Fama, na TV Globo, hoje nós temos no cenário musical Thiaguinho, Roberta Sá, Marina Elali, Ivo Pessoa, Cidia Luize, Dan Torres, João Sabiá, Hugo & Thiago, Adelmo Cazé fazendo sucesso e alguns destes artistas citados são verdadeiramente ídolos.

PopStars realizado no SBT conseguiu fazer com que Rouge e Br’Oz fosse um fenômeno musical enquanto viveram, Rouge principalmente chegou a agradar a críticos pela forma de cantar e pela alta vendas de CDs.

Após tudo isso desejo sorte aos finalistas, pois vão precisar e mesmo assim não deixarei de acompanhar o programa, tem conteúdo e qualidade, mas o problema é não realizar a missão resultando em injustiças e controvérsias de vários candidatos.


.

Um comentário:

Anônimo disse...

PRA SER CANTOR DE SUCESSO 1- não ter uma voz comum e nem tentar inventar em cima disso, faça comparações de sua voz , ou peça orientação de um proficional de musica … 2-se vista bem, saiba ser autentico, seja uma pessoa social, e sem bajular! 3- procure cantar sempre musicas de qualidade e não se venda pro lado comercial! BOA SORTE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...