O Brasil é um dos países do mundo que mais utilizam as redes sociais e a cada momento vem aumentando os usuários, mas há aqueles que gostam de usar mais de uma rede social, aliás, usam acima de três, quatro, cinco e até mais redes sociais.
Segundo a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, realizada de 2015 para 2016 temos hoje no Brasil uma média de 45% da população ativa em redes sociais de todos os tipos. Os usuários via celulares e smartphones vem aumentando cada vez mais.
Já os dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, mostram que 65% dos jovens entrevistados, com até 25 anos, acessam internet todos os dias aqui no país. E esse número só continua crescendo. 67% desses jovens afirmaram também que o uso é principalmente destinado à diversão e à busca de notícias que, sabemos bem, vem ganhando cada vez mais espaço dentro das próprias redes sociais.
Afinal, quais as redes sociais mais utilizadas aqui no Brasil?! Separei as 11 mais utilizadas:
01. Facebook
O Facebook foi a rede social que praticamente "matou" o velho e querido Orkut, pois oferecia um acesso mais fácil e haviam recursos de divulgação bem melhor. O Facebook a cada período de vida vem evoluindo, atualizando e se tornando uma rede social para realizar diversas tarefas de contato.
O Facebook é uma rede social bem democrática e é utilizada por pessoas de várias idades. O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia. Ao todo, são 103 milhões de usuários por aqui, sendo 54% do público feminino.
Assim, o Facebook tem praticamente ditado as regras de comportamento em redes sociais, principalmente quando se diz respeito aos perfis corporativos, que já adotam estratégias de marketing específicas para o aumento de visualizações.
02. Whatsapp
Podemos dizer que o Whatsapp vem aos poucos ''matando'' outras redes como por exemplo o Skype, mas digamos que ele deixou os SMS "no chinelo" definitivamente. Esta rede social a cada momento vem sendo mais utilizada por milhões e milhões de brasileiros. Ela permite conversar por texto, áudio, enviar fotos e até fazer ligações, deixando operadoras de celular "P da Vida".
No país, ele não serve apenas para lazer ou conversação casual. O Whatsapp vem se tornando, cada vez mais, uma ferramenta de trabalho para os mais diversos segmentos, e não é surpresa que quase 30% da população já o utilize diariamente, estando presente em aproximadamente 70% dos celulares do país.
03. Messenger
Quando vi que o Messenger é o terceiro colocado quase não acreditei, pois é uma das que menos utilizo e pouco vejo pessoas utilizando ou comentando sobre o mesmo. O Messenger tem a mesma função do WhatsApp, mas a diferença é que o Messenger demora um pouco mais para carregar, sendo um pouco mais pesado e se o celular estiver mais velho a tendência é piorar. Podemos dizer que o Messenger ajudou a "afundar" o MSN, mas ainda preferia a utilização no mesmo no computador.
Porém um detalhe importante sobre sua boa colocação é que o aplicativo se torna obrigatório o seu download por conta das mensagens in-box via Facebook.
04. YouTube
É uma das minhas redes sociais favoritas, às vezes passo horas em frente ao YouTube pelo computador ou pelo vídeo game. Nesta rede social é possível ver clipes de seu artista favorito, aprender inglês ou uma profissão, aprender tutoriais como por exemplo fazer um bolo de cenoura ou como se comportar diante de uma mulher amada.
O YouTube é aquele rede social que em particular muitos tem seu cadastro, mas nem um terço utilizar para publicar vídeos próprios, ou seja, o foco mesmo é apenas assistir e comentar.
05. Instagram
A melhor rede social de fotos do mundo de fato é o Instagram. Podemos tirar fotos e através dos filtros podemos tornar as fotos ainda melhor. Como vivemos de momentos e todos nós gostamos de compartilhar, nada melhor que uma foto.
Os brasileiros já são responsáveis por 6.55% do tráfego total da rede, ficando atrás dos russos (7.65%) e, claro, estadunidenses (19.97%). O Instagram hoje é fundamental em toda boa estratégia de marketing com foco na gestão de comunidade e em busca de engajamento por parte de seu público.
06. Google+
O Google+ entra na lista das redes sociais mais usadas no Brasil e com a sexta colocação. Cá entre nós, a rede pode ser até interessante, mas muitos nem a utilizam de fato, pois ela acaba se tornando obrigatória para quem cria um e-mail no Gmail.
Lançada em junho de 2011, essa rede social tem hoje uma média de 6% dos usuários totais sendo brasileiros. Apesar do número parecer pequeno, ele fica atrás apenas dos indianos (18% dos usuários) e dos estadunidenses (55%).
A rede social ainda não chegou a engatar aqui no país, apesar de já ter passado por uma série de mudanças que hoje permitem a sua integração com os outros serviços do Google. A posição na pesquisa é privilegiada, principalmente, por conta da quantidade de contas que são automaticamente criadas com a geração de novos e-mails e perfis no Gmail. Mas isso não significa que ela esteja deserta. Alguns segmentos são mais populares dentro do Google Plus+, como é o caso da engenharia nos Estados Unidos. A chave é procurar uma comunidade de seu interesse que esteja ativa, e daí em diante montar o seu círculo de amizade focado nos usuários participantes.
07. Skype
Confesso que o Skype eu deletei do meu computador e do meu celular por conta do peso que ele tem, deixando carregar por muito tempo e até travar meus aparelhos, porém há inúmeras pessoas que usam esta rede social, mas aos poucos ela vem caindo no seu uso e por conta do grande número de usuários cadastrados após o fim do MSN, todos recorreram ao Skype.
Ao redor do mundo são, pelo menos, 300 milhões de usuários ativos. Já no Brasil ele é usado por uma média de 15% da população, não se restringindo ao uso doméstico, mas, principalmente, por empresas de todos os portes.
08. Twitter
O Twitter infelizmente vem caindo o seu número de usuários que na maioria das vezes criam o perfil achando logo no início interessante e acabam desistindo por conta da falta de amigos conectados, falta de seguidores e falta de dinâmica, mas sem falar que o Twitter deixou de ser uma ferramenta apenas de texto, pois até fotos podem colocar, algo que não gostei e assim o Twitter é a rede social onde as pessoas mais desiludem de forma rápida. Estima-se que 63% dos usuários brasileiros deixaram de usar, mas no meu caso é uma ótima ferramenta de divulgação do Blog.
09. LinkedIN
É uma daquelas redes sociais úteis para quem busca oportunidades de emprego, sendo ele um currículo social, porém o LinkedIn apesar a boa colocação ainda tem pouco espaço e às vezes não é tão atrativo entre os usuários. Muitas contas de usuários foram criadas, mas logo depois ficam desertas e sem a sua própria atualização.
Essa rede social do mundo corporativo tem uma média de 25 milhões de usuários ativos no Brasil, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos (que hoje têm 128 milhões de usuários) segundo dados do Statista.
10. Snapchat
Das 11 redes sociais citadas nessa lista, o Snapchat é a única que não realizei cadastro, até porque o celular ou smartphone precisa ser um pouco mais potente para usar, mas sem falar que esta rede ela é bem mais íntima que as demais. Sim, é possível ver pessoas postando que estão bebendo água e faz questão de mostrar, mas eis que o Snapchat entrou de vez na moda por conta das montagens de fotos que podemos fazer colocando por exemplo uma cara de cachorro.
O Snapchat tem se tornado o queridinho de muitos usuários aqui no país. Depois que figuras públicas, como o Padre Fábio de Melo, começaram a dar destaque para a rede, ela foi se tornando cada vez mais popular entre usuários de redes como o Twitter e Instagram.
11. Pinterest
Numa noite resolvi abrir uma conta no Pinterest por conta das belas fotos que nela tem. Fundada em 2010, o Pinterest é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muitíssimo populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração.
A rede tem mais de 70 milhões de users cadastrados, com cerca de 80% de mulheres como usuárias ativas. No Brasil, temos apenas 8% da população utilizando essa rede social, 2% a mais que no ano passado. Mas, não se desanime! Com a adição de novos recursos para compra e uso promocional da rede, é bem possível que ela continue a crescer no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário