Facebook

sábado, 26 de novembro de 2016

Os Momentos Marcantes da Música em 2003


O ano de 2003 já é algo tão distante, mas tão distante que faz aumentar a saudade da época em que éramos adolescentes, crianças, ou seja, treze anos mais novo. Tenho muitas lembranças daquela época que ainda estudava na escola, mas muitas das boas lembranças de 2003 vem através das músicas que não minha opinião foi um dos melhores anos que a música teve.

Para quem ouvia as rádios Pop daquela época, que estava em alta, com certeza ouviu grandes sucessos e deve se lembrar até hoje das letras um pouco mais construtivas, refrões empolgantes, sem falar da chegada de novas bandas e cantores que surgiram no mundo em 2003 e até hoje estão por fazendo sucesso. 

A música internacional tanto o Pop, Rock e o R&B estavam em alta, sobretudo, o R&B que ainda trazia o Hip Hop, Rap e em porcentagem era o que mais tocavam e faziam sucessos na rádio. Eu tinha muito gosto por esses ritmos, mas gostava de ouvir mais Rock que teve duas bandas que foram as pontas de lança naquele ano aqui no Brasil.

A música nacional tem muito a comemorar também por ter tido um ano de 2003 muito marcado por grandes hits que se misturava aos internacionais nas rádios Pop. O Rock estava no seu bom momento ainda por conta dos grandes artistas estarem gravando e fazendo shows pelo Brasil.

Selecionei  25 Momentos Marcantes da Música em 2003, sendo eles um CD que marcou ou uma música que tocou bastante ou um momento em alguma premiação da música ou um artista musical que surgiu, mas separei dois momentos ruins que foi a perda de nomes importantes e influentes da música. Vejam:




O álbum Admirável Chip Novo foi para mim um dos mais marcantes discos de todos os tempos e fez o ano de 2003 inesquecível. Pitty chegou com tudo e trouxe vários singles deste álbum que perdurou até 2004. Foi um dos álbuns mais vendidos e também um dos mais influentes de 2003.



Uma das canções mais viciantes em 2003 foi All The Things She Said que tocou desde o início de 2003 até o fim do mesmo ano em todas as rádios Pop e sempre se figurando nas paradas de sucesso. A dupla t.A.T.u. surgiram aqui no Brasil e passou a ser seguida por muitos fãs e ainda trouxe um disco espetacular.



Uma das maiores polêmicas em 2003 foi o clipe American Life da cantora Madonna que foi barrado nos Estados Unidos. A canção que fazia uma crítica ao governo teve que ter seu clipe todo refeito e Madonna aparecia apenas de de busto pra cima enquanto bandeiras apareciam atrás dela. A canção Pop eletrônica era ótima e o álbum foi um sucesso.



Após o fenômeno do primeiro álbum, as meninas do Rouge trouxeram o tão aguardado segundo trabalho que chamou C'est La Vie. O grupo estava bem quando fazia shows e divulgação do novo álbum, mas Luciana não estava tão feliz no grupo e saiu meses depois. O disco trouxe sucessos como "Brilha La Luna" e "Um Anjo Veio Me Falar" e vendeu bem menos que o primeiro, mas deixou uma marca para os fãs.



A série Acústico MTV todos sabemos que foi um dos grandes causadores de alegrias em todos nós que gostávamos de música e para nossa alegria a banda Charlie Brown Jr. fez um dos melhores Acústicos MTV de todos os tempos, trazendo os antigos sucessos e canções novas como "Não Uso Sapato" e "Vícios e Virtudes". O álbum foi um dos mais vendidos e um dos mais influentes para uma geração.



Após decisão de seguir carreira solo a cantora Beyoncé lançou seu primeiro disco que foi muito bom e com grandes músicas, mas nada como "Crazy in Love" que além de ser a melhor canção dela até hoje, teve um clipe espetacular já dizendo que ela seria a nova Rainha do pedaço.



O grupo de R&B The Black Eyed Peas foi mais um fenômeno da música que chegou nas paradas, mas o que me chamou a atenção foi o disco Elephunk que tem canções muito bem produzidas, sendo nenhuma média, e sim todas espetaculares. O disco trazia "Where Is The Love?", "Shut Up" e "Let's Get Retarted" que foram singles. A capa do disco e o próprio CD também foram muito bem pensados.



Um dos maiores fenômenos musicais do Rock em 2003 foi Evanescence que trazia todo o carisma da cantora Amy Lee que ainda ditou moda naquela época. O grupo lançou o álbum Fallen que é um dos meus favoritos daquele ano.



Os Tribalistas foi um dos grandes encontros que tivemos na MPB. Surgiram em 2002, mas em 2003 ainda se consagrava com a canção "Velha Infância". O grupo pouco se apresentava e eu queria muito ver eles ao vivo e a única oportunidade foi no Grammy Latino, exibido no SBT em 2003, onde eles ganharam e também cantaram.



Considerada por muitos a melhor canção de 2003, os rapazes do OutKast agitaram o esqueleto de muitas pessoas com o Mega Hit "Hey Ya!". A canção era divertida e foi ouvida por muitas pessoas, mesmo aqueles que se recusavam ao Pop e R&B.



Com o R&B em alta muitos artistas se aventuraram no estilo, sendo alguns com pouco sucesso, mas outros que estouraram como Thalia que se junto ao rapper Fat Joe e lançou o inesquecível "I Want You".



A dupla que marcou uma geração estava ficando cada vez mais maduros. Sandy & Junior trouxeram o décimo quarto álbum chamado Identidade que parecia mais um aviso de que eles estavam chegando ao que chamaram de uma nova identidade musical e individual. Entre canções fortes e bem escritas tivemos hit como "Desperdiçou".



Foi a música de maior sucesso nos Estados Unidos, mas aqui fez um sucesso enorme. "In da Club" chegou com tudo e tocou durante todo o ano de 2003 e 50 Cent era um dos líderes do Hip Hop que dava largos passos.



A Princesa do Pop Britney Spears trouxe seu mais novo álbum, chamado In The Zone. O álbum não foi um dos melhores de sua carreira, mas tudo que envolvia o seu nome já fazia um enorme sucesso. O álbum marcava também uma nova Britney.



Um dos casais mais marcantes da música veio a falecer em 2003. Em maio June Carter faleceu e o emblemático Johnny Cash em setembro.



Um dos discos mais vendidos e marcantes de 2003 foi Ao Vivo MTV da banda Jota Quest que estava com tudo naquela época. O álbum foi um dos grandes acertos da banda que trouxe sucessos antigos e novos como "Amor Maior". Era difícil não encontrar a versão pirata deste disco que foi considerada a mais pirateada daquele ano.



A dupla Kaleidoscópio não foi exatamente um fenômeno, mas deixou uma marca para mim. A dupla trouxe um dos mais belos álbuns e algumas de suas músicas agitaram muitas baladas de música eletrônica. A canção "Tem Que Valer" foi um grande hit deste álbum.



Muitas pessoas ao ver essa foto deve se lembrar da reunião de Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera no VMA da MTV em 2003. Elas cantaram e depois rolou o famoso selinho que foi noticiado por dias, sendo considerado um momento icônico daquele ano.



A MPB comemorou muito a chegada de Maria Rita que era conhecida como filha de Elis Regina, mas assim que lançou sem primeiro disco conseguiu surpreender a muitas pessoas e inclusive a mim que tinha poucas oportunidades de ouvir a MPB. Considero esse álbum o melhor de 2003.



Um dos álbuns mais icônicos do Rock nos Anos 2000. O álbum Meteora foi fundamental para influenciar muitas pessoas e novas bandas que chegariam semanas, meses e anos depois. A banda Linkin Park, donos desse espetacular trabalho nunca se deram tão bem e foram coroados com prêmios e teve muitas de suas músicas nas paradas de sucesso.



O grupo O Rappa era uma das favoritas de muitos jovens e isso se consagrou com o álbum O Silêncio Que Precede o Esporro que trouxe grandes hits memoráveis.



Após sete anos da morte de Renato Russo eis que uma surpresa havia chegado que era um álbum com canções que o próprio Renato havia gravado em seu estúdio e após umas mudanças e produções foi lançado o disco Presente que trazia outros sucesso do cantor na versão ao vivo.



O rapper Sabotage era um dos favoritos dos amantes de Hip Hop e Rap. O cantor trazia letras de muito peso, polêmica e críticas. Infelizmente ele foi assassinado em 2003 e suas obras até hoje são lembradas.



Um dos refrões mais cantados no mundo com certeza foi da canção "Seven Nation Army" da dupla The White Stripes. A canção não chegou a ser um fenômeno de sucesso aqui no Brasil, mas conforme os anos se passavam, ainda mais em jogos de futebol era possível ouvir essa canção que em 2003 foi eleita uma das cinco melhores gravações.



E eis que 2003 teve o seu maior fenômeno musical que foi a canção "Tô Nem Aí" da cantora Luka. A letra poderia não ser tão fácil de decorar, mas só o refrão já chamava muito a atenção e tornou bordão durante um bom tempo. A canção foi a mais tocada em 2003



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...