Facebook

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Especial 40 Anos Revista Playboy | As 20 Maiores 'Polêmicas'


Dando continuidade ao Especial 40 Anos Revista Playboy falaremos dos furos jornalísticos, de ensaios que deram o que falar, das contradições, das censuras, ou seja, falaremos das polêmicas que em 40 anos deixaram a Playboy com seu nome noticiado além dos ensaios.

Nem toda polêmica que vou citar nessa lista trata de algo negativo para a Playboy, pois algumas dessas polêmicas começou com casos externos e que de repente vieram parar na revista, mas também temos polêmicas que deixou o nome da Playboy como 'réu' ou como 'ousada demais'. Vejam abaixo as 20 maiores polêmicas em ordem cronológica que eu escolhi nestes 40 anos de Playboy.

01 - Lívia Mund
Agosto de 1975


Logo em sua primeira edição temos uma polêmica: a revista não pode entrar em solos brasileiros com o nome Playboy e sim com o nome Homem. A edição brasileira foi criada em 1975 pela Editora Abril, embora com o título Revista do Homem pelo veto do governo militar ao nome Playboy, que só foi adotado na capa da publicação em 1978. Segundo o Código Penal Brasileiro, a fabricação de revistas com material obsceno com finalidades comerciais é proibida, de acordo com o artigo 234. No entanto, tal dispositivo legal não é aplicado na prática.


02 - X*** Meneghel
Dezembro de 1982


Quanto ao ensaio da X*** não houve nenhuma polêmica no mês e ano que ela posou, mas se tornou polêmica mesmo muitos anos depois quando emissoras de TV, sites na internet e outros veículos de comunicação passou a exibir fotos e outras imagens de seu ensaio na Playboy e de tão perigoso que é exibir essas fotos pode causar um processo iniciado pela própria estrela.


03 - Reny de Oliveira
Janeiro de 1984


A própria Playboy já anunciava na capa: "Escândalo no Sítio do Pica pau: Emília tira a roupa! E vira esta morena: Reny de Oliveira". Reny brilhou entre 1978 e 1982 na pele da boneca Emília do seriado Sítio do Pica Pau Amarelo. O fato de ter posado nua repercutiu negativamente, pois sua imagem estava muito ligada ao público infanto-juvenil, sem falar que o ensaio é considerado um dos piores de todos os tempos.


04 - Claudia Ohana
Janeiro de 1985


Quando posou na Playboy, a atriz Claudia Ohana ficou marcada por ter as partes íntimas  não depiladas e bem cheias, mas mesmo com toda essa polêmica gerada sobre seus pelos a revista foi um sucesso e está na lista das inesquecíveis.


05 - Luciana Vendramini
Dezembro de 1987 
 

Talvez essa uma das três maiores polêmicas da Playboy. Em dezembro de 1987 a pequena Luciana Vendramini posou nua na revista com o status de paquita da Xuxa, porém paquita ela nem foi, mas a polêmica não é essa e sim a idade em que ela posou, que foi aos 16 anos, sendo que a Playboy soube disso tempos depois, mas mesmo assim republicou algumas das fotos em 2003 num reportagem sem citar a polêmica e nessa edição Luciana posava novamente. Sobre o ensaio de 1987 ele estava sensacional.


06 - Hortência Marcari
Fevereiro de 1988


Hortência era marcada como uma grande estrela do basquete e ainda não tinha o status de rainha. Foi  parar na Playboy graças a insistência e ao cachê alto, mas o ensaio repercutiu mal por conta da fama de heroína que ela tinha e por conta do carisma entre as mulheres e com seu ensaio tudo isso foi perdido, sem falar que seu ensaio não foi tão bonito.


07 - Rosenery Melo
Novembro de 1989


Foi o quarto pior ensaio na minha opinião e ela apareceu na Playboy por conta do polêmico jogo entre Brasil e Chile, no dia 3 de setembro de 1989, no Maracanã, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990 entre Brasil e Chile. Ficou muito conhecida como Fogueteira do Maracanã.


08 - Sônia Lima
Dezembro de 1991



O que aconteceu nessa edição foi lamentável e Sônia Lima não tem culpa de nada. A estrela deste ensaio não foi Sônia e sim a jogadora de basquete Marta que brilhava na seleção brasileira e aceitou o convite da Playboy, mas após ter feito o ensaio descobriu que não teria sua foto estampada na capa, tendo apenas a chamada. Revista foi chamada de racista, já que Marta é negra e a Playboy não costumava estampar negras na revista.


09 - Simony
Dezembro de 1994


Para quem se lembra Simony fez muito sucesso com as crianças quando era integrante do grupo A Turma do Balão Mágico e fez muito sucesso e eternizou algumas canções, porém a jovem estava crescendo e seu espaço na TV diminuía gradativamente até que ela completou seus 18 anos de idade e posou na Playboy, deixando alguns fãs decepcionados com a atitude da moça, porém o ensaio ficou bom.


10 - Adriane Galisteu
Agosto de 1995


Nunca uma foto chamou tanta a atenção como a "Depilada de Galisteu" nesses 40 anos de revista. O ensaio é um dos mais espetaculares e a foto foi a cereja do bolo e os comentários acontece até hoje, tanto que a loira repetiu a foto anos depois em um novo ensaio.


11 - Carla Perez
Dezembro de 2000


A capa foi o que gerou muita polêmica, aliás, o início dos anos 2000 praticamente qualquer foto, fala ou atitude de algum famoso era notícia para um dia todo e o fato de Carla Perez ser agarrada pelo Papai Noel na capa teve até debate em programas de fofoca.


12 - Joana Prado
Abril de 2002


A polêmica começa pela capa que está bem ousada, mas para quem viu ao ensaio deve ter visto contracenando nas fotos o lutador Vitor Belfort que namorava Joana Prado na época. As fotos ficaram boas, mas geraram notícias de pessoas que não curtiram ou noticiaram apenas por conta do casal estar muito bem, obrigado.


13 - Kelly Key
Dezembro de 2002


Me lembro bem quando Kelly Key assinou o contrato da Playboy e notícias falando se a estrela estaria nua na capa ou se estaria comportada por conta do seu público que era de todas as faixas etárias, porém crianças e adolescentes eram a maioria e isso poderia causar em alguns a "curiosidade" de ver as fotos, mas eis que Kelly esteve de lingerie rosa deixando-a bem sensual.


14 - Helô e Ticiane Pinheiro
Abril de 2003


O fato de mãe e filha posarem juntas na Playboy causou espanto em muitas pessoas, tendo direito a debates entre religiosos e os que se dizem politicamente corretos e me lembro de um desses debates em programas como da Sônia Abraão. De qualquer forma foi uma ideia bem ousada de colocar a Garota de Ipanema com sua filha, mas o resultado foi médio e aceitável.


15 - Camilla Amaral
Outubro de 2005


Não foi a primeira mulher a posar nua por conta de um escândalo político, mas esse de Camila Amaral chamou mais a atenção por conta da arte da capa e das fotos que incluíram uma encenação dos escândalos que acontecem na nossa política brasileira.


16 - Os Aviões da Varig
Setembro de 2006


A Varig tinha acabado de falir e três aeromoças da companhia extinta resolveram ganhar uma graninha extra posando nua na revista Playboy. O resultado foi pífio, deixando o tom de falência da antiga companhia.


17 - Ana Paula Oliveira
Julho de 2007


Esse ensaio deu o que falar, pois a bandeirinha Ana Paula Oliveira estava indo muito bem na sua carreira e vinha ganhando muito destaque pela boa visão  que tinha em lances de impedimento, mas o lance mesmo era a sua beleza que chamava demais a atenção de muitos homens e após muitas insistências e com direito a um bom cachê, a bandeirinha fez um ensaio sensual, ousado e até um vídeo especial de seu making off saiu na Playboy, porém causou uma grande revolta entre as mulheres que trabalham com a arbitragem no Brasil e Ana Paula ficou afastada do futebol por muito tempo e até hoje ela vive com essa sombra de ter posado na revista.


18 - Carol Castro
Agosto de 2008


A capa estava linda, o ensaio ainda melhor com fotos homenageando Jorge Amado, mas uma foto onde Carol Castro segura uma cruz causou revolta da Igreja Católica que queria que a revista deixasse de circular nas bancas, mas a insistência não intimidou as vendas e mesmo depois dessa polêmica a Playboy pôs a foto novamente em seu especial de 40 anos.


19 - Gatas do Casa Bonita
Maio de 2013


Elas são lindas, sensuais, qualquer uma delas daria um show se fizesse um ensaio nu. Mas o ensaio não foi nu?  Não meus jovens, o ensaio foi apenas para divulgar o programa Casa Bonita e todas as mulheres da capa não posaram como vieram ao mundo, causando uma grande insatisfação do público fã da revista.


20 - Aline Franzoi 
Setembro de 2013



Com certeza um dos melhores ensaios que eu já vi e uma das mais belas mulheres que estiveram a frente da capa da Playboy, mas o fato de Aline Franzoi ser evangélica fez alguns líderes de igreja e até leitores evangélicos a detestar que uma de suas fiéis estivesse nua diante das câmeras, porém a polêmica não foi tão longe.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...