Facebook

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Acústico MTV' - Titãs (1997)



Pela terceira vez aqui na série Grandes Discos Brasileiros vamos falar da banda Titãs, mas ora, porque? Eu ria falar novamente do grupo em um outro momento, mas por conta da comemoração de 20 anos da gravação do Acústico MTV que foi um divisor de águas para a banda e o canal MTV não poderia ficar em branco.



A banda Titãs foi uma das que mais marcaram os anos 80 e começou até bem a década de 90 com grandes discos, mas já percebia em Titanomaquia e logo depois no disco Domingo que as coisas estavam diferentes como vendas e número de hits que era aceitável, mas talvez novos trabalhos não seria um fenômeno de vendas como os grandes da década de 80.

Eis que a MTV tinha um projeto musical que convidava grandes bandas e artistas do Pop, MPB e Rock para gravar grandes sucessos em versões acústicas e os Titãs seria até então o sétimo artista a lançar um disco desta forma e até então o grande Acústico MTV era de Gilberto Gil na questão de produção e Legião Urbana na questão de vendas.


Bastidores do Acústico MTV dos Titãs

O Acústico MTV dos Titãs foi gravado em 6 e 7 de Março de 1997 no Teatro João Caetano e contou com os sete integrantes da banda naquela época, mas eles queriam algo muito maior com direito a uma produção e gravação caprichada com uma orquestra trazendo instrumentos como violino, cello, trompa, trombone, sax, harpa, flauta, clarinete e uma especialista em percussão. A banda trouxe convidados especiais como o ex Titãs Arnaldo Antunes, a cantora Marisa Monte, Rita Lee e Marina Lima, os cantores Fito Paes e Jimmy Cliff. Para finalizar as participações o grupo trouxe Liminha que além de produzir todo o disco, também participou tocando em todas as faixas.

O CD foi lançado junto com o VHS em maio de 1997 e se tornou um fenômeno de vendas e era possível escutar em várias casas e nas rádios algumas das faixas que foram um enorme sucesso. Foi o primeiro álbum da série Acústico MTV a ultrapassar a marca de um milhão de cópias, sendo então o segundo mais vendida da história e o álbum mais vendido da história da banda.


Imagem do Teatro João Caetano na gravação do Acústico MTV

No CD foram gravadas 22 faixas, sendo elas quatro canções inéditas, mas apenas "Os Cegos do Castelo" foi um mega hit que tocou nas rádios, porém as velhas canções conseguiram chegar a um patamar de sucesso enorme como se fossem inéditas, mas isso é em fato de todas as canções ganharem uma repaginação e um grande exemplo foi a canção "Flores" que teve a participação de Marisa Monte. Outras velhas canções que tocaram nas rádios foram "Marvin", mas sem tanto sucesso, mas tocava como flashback assim como "Go Back" e "Televisão".

O grande sucesso deste álbum foi a canção "Pra Dizer Adeus" que para muitos era uma canção inédita, mas aí que nos enganamos, pois esta canção fez parte do segundo disco da banda em 1983, mas não foi single e quando foi repaginada para o Acústico MTV foi aclamada pela crítica e pelo público que ligava nas rádios e pediam esta canção que tocava muito, inclusive em emissoras especializadas em sertanejo e pagode.

O último single lançado pela banda deste álbum foi "Nem Cinco Minutos Guardados" que era uma faixa inédita, mas pela exaustão de tantos sucessos e da banda tocar em vários programas de TV a canção não chegou a fazer um grande sucesso, porém a banda não chegou a parar por muito tempo após a turnê deste disco e logo lançou o próximo.


Faixas

Faixa Título


1
Comida
2
Go Back 
3
Pra Dizer Adeus
4
Família
5
Os Cegos Do Castelo
6
O Pulso
7
Marvin
8
Nem 5 Minutos Guardados
9
Flores
10
Palavras
11
Hereditário
12
A Melhor Forma
13
Cabeça Dinossauro
14
32 Dentes
15
Bichos Escrotos (Vinheta)
16
Não Vou Lutar
17
Homem Primata (Vinheta)
18
Homem Primata
19
Polícia (Vinheta)
20
Querem Meu Sangue
21
Diversão
22
Televisão 



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...