Facebook

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Grandes Discos Brasileiros | 'Roupa Nova' - Roupa Nova (1985)



A banda Roupa Nova é uma das maiores de todos os tempos na música brasileira por conta de suas canções sempre românticas letradas ao estilo Pop com Rock e Soft-Rock. A banda iniciou suas atividades no final da década de 70, mas foi nos anos 80 que a banda se consolidou como uma das melhores se destacando principalmente em trilhas sonoras de novela. Pela primeira vez a banda é homenageada na série  Grandes Discos Brasileiros.




Vamos relembrar o quinto disco da banda que se chamou Roupa Nova e foi lançado no ano de 1985 e é considerada por muitos como seu melhor disco, sobretudo por conta dos singles que foram lançados que fizeram parte de trilhas sonoras de novelas e o alto número de vendas que acabou deixando este disco entre os mais vendidos da história da nossa música.

Em 1985 eu ainda não tinha nascido, todavia nasci em 1986 e conforme me dava conta de mim adorava escutar alguns discos como este e lembro que gostava da capa onde tinha os seis integrantes sob o enorme nome da banda.

A banda já sabia caminhar muito bem, portanto grande parte da produção, planejamento e resultado final ficou por conta de toda a equipe do Roupa Nova, mas quem esteve à frente também na produção foi Guti 






Foram incluídos no disco onze faixas e boa parte dos compositores são os próprios integrantes do Roupa Nova, mas teve parceiros que ajudaram e disponibilizaram suas obras autorais para ajudar neste grande disco.

Sem dúvida nenhuma o maior sucesso deste disco e talvez da carreira da banda é a canção "Dona", escrita por Sá e Guarabyra. A canção foi trilha sonora nada mais que na novela Roque Santeiro, considerada uma das cinco maiores novelas da TV Globo e esta trilha era tema justamente da Viúva Porcina que era a personagem principal. A canção tocou muito e foi muito mesmo, sendo nada mais que a segunda mais tocada em 1985 aqui no Brasil, perdendo apenas para outra grande canção que é "We Are The World".

Outra canção de muito destaque é "Seguindo no Trem Azul" que é uma das minhas favoritas da banda. A letra é uma excelente poesia e muito bem interpretada por Serginho que geralmente tinha a função de interpretar as canções mais românticas e mais lentas, (soft).



A canção "Linda Demais" foi outra de enorme sucesso e que tocou bastante nas emissoras de rádio e até hoje é uma das canções imortais da banda. A música exigia um tom mais alto de entonação e por isso Paulinho é o intérprete desta canção, aliás, este era o diferencial da banda, onde cada canção tinha um interprete específico.

A canção "Show de Rock'n Roll" foi outra canção de destaque e foi o segundo single da banda, mas entre os singles foi a que menos teve grande êxito nas rádios, mas mesmo assim tocou muito. Esta canção foi escrita pela dupla Michael Sullivan, Paulo Massadas.




A faixa "Corações Psicodélicos" não foi um single oficial da banda, mas chegou a tocar nas emissoras de rádio por exigência de muitos fãs que queria ouvir ainda mais deste trabalho. A canção que foi sucesso na voz do Lobão fez parte dos shows da banda por muitos anos.

"Feito pra Sonhar" foi outra canção que ganhou destaque, pela bela letra, ritmo e por conter a participação de Tássia Camargo que faz uma encenação apenas na música e isso gerava muitos pedidos pelos fãs, já que na época tanto Roupa Nova e Tássia eram sucesso na mídia.

Após semanas nas paradas de sucesso o disco chegou a ultrapassar incrível marca de 2,2 milhões de cópias, sendo o disco mais vendido da banda e também um dos discos mais vendidos da música brasileira.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1 Show de Rock'n Roll Michael Sullivan, Paulo Massadas
2 Seguindo no Trem Azul Cleberson Horsth, Ronaldo Bastos
3 Tão Rica Joe, Tavinho Paes
4 Corações Psicodélicos Lobão / Bernardo Vilhena / Julio Barroso
5 Tudo de Novo Ricardo Feghali, Nando
6 E Você o Que É Que Faz? Serginho, Feghali
7 Dona Sá e Guarabyra
8 Feito pra Sonhar Nando, Paulo Massadas
9 Linda Demais Kiko, Tavinho Paes
10 Um Caso Louco Kiko, Feghali
11 Sonho Serginho, Nando



Ouça o Disco



Um comentário:

Anônimo disse...

Disco maravilhoso. Gosto de todas as músicas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...