Facebook

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

#04 Maria Bethânia - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 04 - Maria Bethânia


Ela é a nossa Abelha-Rainha, como gosta de ser chamada. E neste enxame de várias abelhas cantoras, Maria Bethânia é uma das grandes comandantes da música brasileira, pois seu talento, profissionalismo e voz que é uma das mais afinadas fez com que o mundo afora conhecesse o Brasil artisticamente melhor e Maria Bethânia torna-se uma das maiores refrências nossas para mundo, e é tanto sucesso que se destaca como a maior vendedora de discos do estilo MPB. Se consultar outras listas e procurar Maria Bethânia é sempre no alto, no top das maiores, veja porque.

Maria Bethânia Viana Teles Veloso nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 18 de Junho de 1946 e cantava desde pequena, com outros da família, e pensava em ser atriz. Em 1960 foi para Salvador terminar os estudos, e passou a freqüentar o meio artístico, ao lado do irmão Caetano Veloso.

Em 1963 estreou na peça "Boca de Ouro", como cantora. Durante o espetáculo, Bethânia e Caetano conheceram outros músicos iniciantes: Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Alcivando Luz e outros. Esse grupo montou, em 1964, os espetáculos "Nós Por Exemplo", "Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova" e "Mora na Filosofia". Bethânia foi ouvida pela musa da bossa nova, Nara Leão, que a convidou para substituí-la no espetáculo "Opinião", em cartaz no Rio de Janeiro.

Com uma apreciação rápida do público e da crítica, Bethânia grava seu primeiro disco em 1965, chamado Maria Bethânia com destaques às canções "Carcará" e "De Manhã".

Depois de um breve retorno à Bahia, Bethânia participou em 1966 de espetáculos musicas que teve ótima repercurssão. Também competiu em festivais e cantou em teatros e casas noturnas no Rio e São Paulo, tornando-se nacionalmente conhecida.

Até o fim dos anos 60, Bethânia gravou tres discos, um cantando músicas de Noel Rosa, outro em parceria com Edu Lobo e mais um com seu nome em 1969. Foi marcada também pelo espetáculo Yes, nós temos Maria Bethânia.

Em 1971 Bethânia gravou o disco A Tua Presença, onde o emsmo foi elogiadíssimo pela crítica especializada, devido à sua qualidade técnica e artística, nele contia grandes interpretações como "Jesus Cristo" de Roberto & Erasmo. Ainda em 1971, viajou para a Europa, apresentando-se no Midem, em Cannes (França) e no Teatro Sistina (Itália).

Em 1972 Bethânia fez uma nova viagem à Europa, lançou, ainda nesse ano, o disco Drama - Anjo Exterminado, produzido por Caetano Veloso. Nesse disco, estreou como letrista na canção "Trampolim", uma de suas parcerias com o irmão. Luz da Noite foi outro disco gravado em 1973 após repercussão do Musical Drama, Luz da Noite.

Em 1976, gravou o disco Pássaro Proibido, onde rendeu um Disco de Ouro. Ainda nesse ano, juntou-se a Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, formando o grupo Os Doces Bárbaros, que estreou, nacionalmente, no dia 24 de junho, no Anhembi de São Paulo. O grupo fez apresentações até os anos 90.

O Grande Feito: O disco Álibi, de 1978, foi o primeiro de uma cantora brasileira a vender mais de 1 milhão de cópias, alavancado pelos sucessos de "Negue", "Explode Coração", "Ronda", "Sonho Meu"e "Cálice".

Nos anos 80, Maria Bethânia participou de grandes momentos da década que foram o Mulher 80, realizado na TV Globo e o Nordeste Já que gerou grande repercussão e comoção de púublico e crítica.

Os discos Mel e Talismã obtiveram vendas expressivas, ultrapassando a marca de 1 milhão de cópias, sendo que o disco Talismã chegou a ver 700 mil cópias em quinze dias. Bethânia inovou no gênero acústico com os dois trabalhos seguintes, Ciclo (1983) e A Beira e o Mar (1984), mudando a cultura de sonoridade da época, os trabalhos comerciais, com arranjos e teclados de Lincoln Olivetti.

Em 1987, gravou canções inéditas de Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso e Milton Nascimento no disco Dezembros. A faixa "Anos Dourados" foi tema da minissérie de mesmo nome, da TV Globo.

Em 1988, gravou o disco Maria, que contou com a participação especial da atriz francesa Jeanne Moreau e da cantora Gal Costa. Em 1989 gravou o disco Memória da Pele, com canções de Djavan e Chico Buarque, entre outros.

Em 1990 gravou em disco comemorativo de 25 anos de carreira. Seus próximos discos eram mais intimistas, sendo eles Olho D’água e As Canções que Você Fez Pra Mim com canções de Roberto e Erasmo Carlos. O disco representou grande sucesso, atingindo a marca de 1,5 milhão de cópias vendidas.

O disco Âmbar foi lançado em 1996 com o estilo mais conhecido de Bethânia com grande marca de vendas. Em 1999, gravou o CD A Força que Nunca Seca, contendo, além da faixa-título (Vanessa da Mata e Chico César), "Trenzinho Caipira", "Luar do Sertão", "É o Amor" (Zezé di Camargo), "Espere Por Mim Morena", entre outras.

Maria Bethânia comemorou 35 anos de carreira em 2001 com o show de lançamento do novo álbum Maricotinha no dia 04 de Setembro no palco do Canecão, Rio de Janeiro, reunindo grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Caetano Veloso, e Gilberto Gil, prestando sua homenagem à diva. Em 2002, Bethânia surpreendeu ao lançar Maricotinha Ao Vivo. O sucesso alcançado pelo álbum duplo, que vendeu mais de 100 mil cópias, mostrou que ela não estava errada. Com 49 faixas registra o show Maricotinha. Além do repertório do último disco, o show apresenta antigos sucessos na voz de Bethânia.

Em 2004 Bethânia lança o álbum Brasileirinho que deu início a shows e depois a gravação de um DVD. Com este álbum Bethânia foi premiada com o Prêmio Tim, nas categorias Melhor Cantora, Melhor Disco e Melhor Projeto Visual da MPB, com o Prêmio Rival BR, na categoria Melhor CD, e com o Prêmio da Academia Brasileira de Letras, na categoria Melhor Cantora, além de ter recebido indicação para o Grammy Latino.

Que Falta Você Me Faz foi lançado em 2005 para completar 40 anos de carreira de Maria Bethânia, foi em homenagem ao poeta Vinícius de Morais. O disco é composto por músicas e poemas de Vinícius, seu amigo de longa data.

O DVD Tempo Tempo Tempo Tempo foi registrado em 2006 com um ótimo número de vendas no Brasil e no mundo, ganhando também um prêmio de Melhor DVD pelo Prêmio Tim.

Se for falar de mais premiações que Maria Bethânia levou ia encher esta produção, mas foram diversas premiações, indicações e homenagens, principlamente nesta década de 2000, quando o MPB estava tecnicamente "vazio", mas surgia aos poucos novos artistas da classe e de estilo refinado.

Em 2007 o álbum Mar de Sophia foi premiado e fez sucesso com a canção "Beira-Mar". Em 2009, lançou, simultaneamente, dois discos de inéditas, sendo eles Tua e Encanteria, com interpretações de velhos e novos nomes da MPB.

Maria Bethânia é terceira artista feminina em vendagem de discos na história do Brasil, atrás de Xuxa, que tem seus discos voltados ao público infanto-juvenil, com 30 milhões de discos, e de Rita Lee, cantora de MPB e Rock, que supera a marca dos 55 milhões de discos.

Sua técnica é uma das mais raras pelo Brasil e no mundo, pois que conseguiria cantar poesias ter amigos que são os grandes da MPB e uma voz com excelente afinação para cantar até outros estilos, mas seu romântismo sempre prevasleceu e jamais deve esquecer de uma das maiores interpretes da história da nossa humanidade, sim, pois Bethânia tem muito prestígio no mundo e devemos ter muito orgulho.

.

Um comentário:

Fernando H disse...

Fiquei curioso de saber quem será as 3 últimas, pois sentirei falta de alguns nomes, e olha que já vi as outras da lista. Com certeza Marisa e Elis estarão ai, a outra eu fico imaginando entre Rita Lee, Elizete Cardoso, Astrud Gilberto... Se for a Rita Lee acho que as outras duas não farão tanta falta, mas poderiam estar no Ranking com 50.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...