Sem dúvidas após realizar mais pesquisas sei que a banda Titãs é uma das cinco mais importantes da história da nossa música, pois trouxe grandes discos, belas composições, melodias vinculadas ao rock e outras formas experimentais e shows eternos. Infelizmente a banda não é mais como antes, sobretudo nos áureos tempos na década de 80, mas tudo isso faz parte e ciclos dissolvem para várias áreas da arte e na música, ainda mais com grupos musicais poucas conseguem ter uma sólida carreira.
Para quem está acompanhando a série Grandes Discos Brasileiros já deve ter reparado que já falei de um disco dos Titãs que foi o magnífico Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas. Hoje iremos falar do disco Õ Blésq Blom, lançado em 1989 e é considerado pela crítica o melhor disco dos Titãs, apesar que eu e alguns críticos considerem outro disco como o melhor.
Era o quinto disco dos Titãs e a banda estava bem consolidada no mercado fonográfico e todos os demais trabalhos foram aclamados e bem vendidos, mas segundo Sérgio Britto faltava ainda lançar uma obra prima, um disco mais maduro com melodias mais criativas e letras com mais visceralidade. Para esse disco os oito integrantes ainda bem unidos e cooperando para que tudo desse certo trabalhou junto com o produtor Liminha que era e ainda é um excelente profissional da música.
Titãs nos anos 80 |
O disco Õ Blésq Blom já começa de forma inusitada que é uma faixa não interpretada pelos Titãs e sim por um casal de repentistas encontrados em Pernambuco. Eles são Mauro (ex-estivador e auto-intitulado "O Rei do Rock") e sua esposa Quitéria. São deles as vinhetas de introdução e fechamento do disco.
Para quem conhece bem o disco devem achar sensacional a junção da faixa "Introdução por Mauro e Quitéria" com a faixa "Miséria" que é uma canção muito bem trabalhada, com uma boa letra e uma melodia bem trash com cara de anos 80.
Podemos ver neste disco canções cujas letras são características dos Titãs na década de 80 e início da década de 90, isso até por conta da forma peculiar de compor de Arnaldo Antunes, mas os demais integrantes assumiram esse lado 'esquisito' de compor e saíram boas canções como "Racio Símio" e a divertida canção "O Camelo e o Dromedário" que tem uma letra engraçada e uma melodia mais devagar, porém apesar da "graça" nesta faixa acho a mais fraca. Algo peculiar, porém muito bem feita vemos na faixa "O Pulso" que foi composta por Arnaldo Antunes e Marcelo Fromer que tinha uma forma peculiar de compor também.
Para quem conhece bem o disco devem achar sensacional a junção da faixa "Introdução por Mauro e Quitéria" com a faixa "Miséria" que é uma canção muito bem trabalhada, com uma boa letra e uma melodia bem trash com cara de anos 80.
Podemos ver neste disco canções cujas letras são características dos Titãs na década de 80 e início da década de 90, isso até por conta da forma peculiar de compor de Arnaldo Antunes, mas os demais integrantes assumiram esse lado 'esquisito' de compor e saíram boas canções como "Racio Símio" e a divertida canção "O Camelo e o Dromedário" que tem uma letra engraçada e uma melodia mais devagar, porém apesar da "graça" nesta faixa acho a mais fraca. Algo peculiar, porém muito bem feita vemos na faixa "O Pulso" que foi composta por Arnaldo Antunes e Marcelo Fromer que tinha uma forma peculiar de compor também.
A faixa de maior sucesso deste disco e um dos maiores sucessos dos Titãs é "Flores" que é uma faixa bem rock n roll. A letra foi muito bem composta e se tornou um mega hit nas rádios e na televisão com um clipe de baixíssimo custo, mas sobressaia com a canção que era especial. "Deus e o Diabo" teve uma proposta diferente de divulgação em clipe, pois ajudou na época do lançamento do canal MTV Brasil e o clipe teve um melhor investimento.
Outras duas faixas de sucesso e boa produção vemos neste disco que é "32 Dentes" que tem uma letra boa e seria uma mensagem onde nem muitos entenderam. E para fechar "Palavras" que é uma boa canção, mas veio a ser mais conhecida anos depois na versão acústica.
Faixas
Faixa | Título | Compositor(es) |
1 |
Introdução
por Mauro e Quitéria
|
Mauro,
Quitéria
|
2 |
Miséria
|
A
Antunes, P Miklos, S Britto
|
3 |
Racio
Símio
|
A
Antunes, M Fromer, N Reis
|
4 |
O
Camelo e o Dromedário
|
M
Fromer, N Reis, P Miklos, T Bellotto
|
5 |
Palavras
|
M
Fromer, S Britto
|
6 |
Medo
|
A
Antunes, M Fromer, T Bellotto
|
7 |
Natureza
Morta
|
A
Antunes, Liminha, B Mello, M Fromer, P Miklos, S Britto
|
8 |
Flores
|
C
Gavin, P Miklos, S Britto, T Bellotto
|
9 |
O
Pulso
|
A
Antunes, M Fromer, T Bellotto
|
10 |
32
Dentes
|
B
Mello, M Fromer, S Britto
|
11 |
Faculdade
|
A
Antunes, B Mello, M Fromer, N Reis, P Miklos
|
12 |
Deus
e o Diabo
|
N
Reis, P Miklos, S Britto
|
13 |
Vinheta
Final por Mauro e Quitéria
|
Mauro,
Quitéria
|
Ouça o Disco
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