Facebook

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Álibi' - Maria Bethânia (1978)



Sem dúvidas a cantora Maria Bethânia é uma das maiores de todos os tempos não só aqui no Brasil, mas no mundo por conta da sua alta capacidade vocal, técnica de interpretação bem flexível e única, sem falar de sua trajetória que é uma das mais lindas da MPB. Maria não poderia deixar de ser homenageada aqui na série Grandes Discos Brasileiros.




Maria Bethânia gravou seu primeiro disco em 1965 e depois disso nunca mais parou e foram mais de trinta álbuns de estúdio e mais de vinte trabalhos ao vivo, ou seja, Bethânia passa de mais de 50 discos gravados em sua carreira e escolher um para homenagear era difícil, mas resolvi escolher aquele que foi considerado um dos seus melhores que é o Álibi de 1978 que foi um marco na sua carreira tanto profissional, pessoal e comercial.

Maria Bethânia  estava numa crescente em sua carreira e consolidada como uma das maiores vozes daquela época, ou seja, a cada trabalho que ela lançava o número de vendas era um maior que o outro. Os dois trabalhos anteriores a Álibi não chegou a ultrapassar a marca de 200 mil cópias, mas foi um sucesso de crítica, mas faltava para Bethânia um repertório que fizesse com que muitas pessoas fossem as lojas comprar seu disco e Álibi foi responsável, fazendo com que Maria Bethânia ultrapassasse a marca de um milhão de cópias vendidas num disco com um repertório espetacular com muitos hits e demais canções de muita qualidade técnica, sendo considerado um marco da MPB e considerado raro, pois as cantoras não alcançavam tal vendas como esta, tanto que este é o segundo disco de uma cantora a ultrapassar a marca de um milhão de cópias.




A canção "Cálice" foi a primeira lançada por Maria Bethânia e ocorreu no programa Fantástico, na TV Globo. Essa canção foi censurada na época quando Chico Buarque tentou gravar em seu disco, mas com Bethânia a censura acabou liberando.

A canção "Ronda" foi talvez o maior sucesso deste disco e da carreira de Maria Bethânia. A canção é uma linda composição de Paulo Vanzolini e brilhantemente interpretada sob um bolero incrível, tornando uma das mais lindas que conheço da cantora.

Na faixa "O Meu Amor" a cantora Maria Bethânia faz um ótimo dueto com Alcione que deixou a canção bem diferente da versão de Marieta Severo e Elba Ramalho. É uma das mais belas canções que conheço e é escrita por Chico Buarque.

Outro dueto no disco é "Sonho Meu" onde Bethânia  canta nada mais com Gal Costa, uma das suas grandes parceiras musicais e elas mereciam uma canção juntas e essa ficou espetacular sob uma bela composição melódica e de letra.




"Explode Coração" foi outro sucesso do disco e é considerada uma das melhores canções interpretadas por Maria Bethânia em sua carreira. A letra é de composição de Gonzaguinha que na época era disputado e muito requisitado para escrever para diversos artistas.

A faixa "Negue" foi outro sucesso deste disco e tem outra grande interpretação de Maria Bethânia que coloca muita dramaticidade nela, aliás, colocar drama nas canções é uma das características da cantora.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Diamante Verdadeiro
Caetano Veloso
2
Álibi
Djavan
3
O Meu Amor
Chico Buarque
4
A Voz de Uma Pessoa Vitoriosa
Waly Salomão / Caetano Veloso
5
Ronda
Paulo Vanzolini
6
Explode Coração
Gonzaguinha
7
Negue
Adelino Moreira / Enzo Almeida Passos
8
Sonho Meu
Dona Ivone Lara / Délcio Carvalho
9
De Todas as Maneiras 
Chico Buarque
10
Cálice 
Gilberto Gil / Chico Buarque
11
Interior
Rosinha de Valença



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...