Facebook

terça-feira, 22 de maio de 2018

Grandes Discos Brasileiros | 'A Voz, o Violão, a Música de Djavan' - Djavan (1976)




Na série Grandes Discos Brasileiros vamos falar pela primeira vez de um dos nossos maiores artistas brasileiros que vem dedicando, defendendo e brilhando há muitos anos com sua música, sabendo compor letras, melodias e interpretá-las de uma forma única, mostrando que é um artista diferente, único e que nos dá orgulho tê-lo como brasileiro. Vamos falar de Djavan, que nasceu na cidade de Maceió em 1949 e aos onze anos de idade mostrava-se apaixonado pela música e também pelo futebol, mas seu talento e disposição para a música era fantástico.

Aos 23, chega ao Rio de Janeiro para tentar a sorte no mercado musical. É crooner de boates famosas. Com a ajuda de Edson Mauro, radialista e conterrâneo, conhece João Araújo, presidente da Som Livre, que o leva para a TV Globo. Passa a cantar trilhas sonoras de novelas, para as quais grava músicas de compositores consagrados. Até chegarmos em 1975 que Djavan grava seu primeiro disco após tantas oportunidades conseguidas e conquistadas.




O nome do disco lançado por Djavan em 1976 foi A Voz, o Violão, a Música de Djavan. Acho que o nome era um cartão postal ou como um currículo informando o que Djavan faz que é tocar, cantar e compor músicas.

O disco em seu todo é de samba, mas com uma forma diferente de se fazer, com melodias mais leves, instrumentos mais sofisticados, incluindo outros estilos misturados como o baião e em alguns momentos ele parece ser um disco mais folk, todavia ele não deixa de ser um disco de MPB.




A canção que abre o disco é "Flor de Lis" que foi o primeiro single lançado por Djavan que logo tornaria um sucesso absoluto nas rádios brasileiras. A qualidade desta música em composição de letra e melodia é linda e é uma primazia ouvi-la de começo ao fim do que eu considero uma das melhores canções da nossa música brasileira. Surgiu boatos anos depois que a canção se tratava de uma fatalidade ocorrida com a esposa grávida de Djavan que morreu no parto junto com sua filha Margarida, mas era apenas boato, o que levou a canção ser bastante executada em meados dos anos 2000.




Outra canção que tornou um sucesso em seu disco de estreia foi  "Fato Consumado" que é nada mais que sua primeira composição registrada. Esta canção foi escrita para o "Festival da Nova Música Brasileira" exibido pela Rede Globo conquistando o segundo lugar.




"Muito Obrigado" foi uma canção que chegou a tocar em emissoras de rádio. A letra tratava-se de fato de um agradecimento que era pela sua carreira a começar dar certo e que continue dando certo, (como foi). A canção é um leve samba que por hora faz-me lembrar da bossa nova, ainda mais pela adição de flautas.

"E Que Deus Ajude" é uma canção que relata uma experiência de Djavan antes de vir ao Rio de Janeiro, onde se tornaria cantor. A canção acompanha um belo coral no começo  e logo vem um samba muito bom com a bela voz de Djavan interpretando esta parte de sua história.

"Na Boca do Beco" se trata de um eu-lírico e conta a história de um incidente de encurralada, em que ele se vê numa briga com um personagem identificado como "Negão". Na hora ele se vê sozinho sem a ajuda dos amigos no beco.




A canção "Maçã do Rosto" mostra o lado flexível de Djavan que interpreta uma canção que é em sua totalidade um baião. A letra da canção segue um contexto e formato vocabulário frequentemente usado em canções que seguem o estilo de forró, como as de Dominguinhos, Alceu Valença, Luiz Gonzaga.

A receptiva do disco A Voz, o Violão, a Música de Djavan foram as melhores possíveis com avaliações sempre acima da média, elogiando o quão era espetacular, fino e elegante suas letras, melodias e a forma de interpretar sempre leve, sabendo tocar muito bem violão de forma única.



Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Flor de Lis
Djavan
2
Na Boca do Beco
Djavan
3
Maçã do Rosto
Djavan
4
Para-Raio
Djavan
5
E Que Deus Ajude
Djavan
6
Quantas Voltas Dá Meu Mundo
Djavan
7
Maria das Mercedes
Djavan
8
Muito Obrigado
Djavan
9
Embola Bola
Djavan
10
Fato Consumado
Djavan
11
Magia
Djavan
12
Ventos do Norte
Djavan



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...