Facebook

terça-feira, 21 de maio de 2013

Resenha do clássico álbum 'Sobrevivendo no Inferno' do Racionais MC's


Considerado por especialistas e musicistas que conehcem a música em geral e o Rap o álbum Sobrevivendo no Inferno do grupo Racionais MC's de 1997 como o melhor de todos os tempos do estilo, pois o mesmo se popularizou e fez com que o Rap, Hip-Hop e R&B brasileiro ganhasse um respeito maior em torno do Brasil, não ficando apenas nas favelas e sim atingindo várias classes sociais.

O disco foi lançado em Dezembro de 1997 e foi o quarto trabalho de estúdio do Racionais que teve como integrantes Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e KL Jay com a produção do próprio grupo junto a Gertz Palma. As vendas chegaram a passar de 1.500.000 cópias, mas acredita-se que passou de 2 milhões devido a gravadora ser independente, a Casa Nostra, sem falar que na época as fitas em K7 atingiram boas vendas e a pirataria dava seus passos de evolução, ou seja, podemos dizer que pode-se ter chegado ao número de até 4 milhões de discos, sem falar que até hoje o disco é procurado.

A força do Sobrevivendo no Inferno parte pelo impacto das letras que discutem temas ligados a desigualdades sociais, miséria e racismo. Os grandes sucessos foram "Diário de um Detento" (baseado no diário do preso Jocenir, ex-detento da Presídio do Carandiru), "Fórmula Mágica da Paz" e "Mágico de Oz" (de Edy Rock). O grupo ainda fez uma homenagem ao cantor Jorge Ben-Jor, ao regravar "Jorge da Capadócia". Os arranjos musicais são simples, com uma bateria básica e alguma melodia nos teclados.

No álbum haviam 12 faixas, todas elas com uma magnífica produção, algumas chegando em até oito minutos de duração, mas são histórias cantadas que vale a pena ouvir. Se você não conehce Sobrevivendo no Inferno, procure e ouça, vale a pena.

01 - Jorge Da Capadócia
02 - Genesis
03 - Capítulo 4, Versículo 3
04 - Tô Ouvindo Alguém Me Chamar
05 - Rapaz Comum
06 - . . .
07 - Diário De Um Detento
08 - Periferia É Periferia
09 - Qual Mentira Vou Acreditar
10 - Mágico De Oz
11 - Formula Mágica De Paz
12 - Salve


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...