Facebook

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

9 Empresas Famosas que Faliram nos Anos 90



Atualmente na crise que estamos passando vemos muitas empresas fecharem suas portas ou retirarem suas filiais em partes do Brasil. Isso me fez lembrar de grandes empresas que eram marcadas pelo número de clientes que tinham, dos anúncios criativos e nostálgicos e por ser de grande porte capaz de contratar bem e de certa forma manter-se no mercado por bom tempo, mas acreditávamos que essas empresas jamais fechariam suas portas, mas por conta de motivos financeiros, falta de planejamento e estratégias fizeram com que todas elas decretasse falência e das nove empresas citadas algumas foram surpresas ao anunciar o fechamento das portas de forma definitiva e hoje serve de exemplo para outras empresas e para nós ficam as boas lembranças.


Vejam abaixo a lista de 9 empresas famosas que faliram, sendo que todas citadas fecharam as portas nos Anos 90 e curiosamente a maioria o ano de 1999.




Lojas Arapuã

Lojas Arapuã foi uma rede de lojas que teve origem em São Paulo em 1957 e conquistou vários estados do Brasil. Teve sua origem na cidade de Lins no interior de São Paulo.

Arapuã, Ligadona em você!

Até o meio dos anos 90 a Arapuã disputava mercado com Ponto Frio, Casas Bahia e outras principais lojas de varejo. Com dificuldades financeiras, a empresa atrasou o pagamento de fornecedores e viu seu império de 300 lojas sumir. 








Banco Bamerindus

Foi um banco brasileiro com sede na cidade de Curitiba. O grupo empresarial era de propriedade da família Andrade Vieira. Entrou em dificuldades em 1994 e acabou entrando no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER). O programa de recuperação não obteve resultados e em 1997 houve a intervenção da instituição pelo Banco Central e parte do banco foi incorporada pelo HSBC, e a outra parte, pelo Banco Central.  

O banco foi imortalizado pela propaganda de sua caderneta de poupança com o ator Toni Lopes no início da década de 1990, exibida principalmente na Rede Globo durante o programa Domingão do Faustão. O jingle era: "O tempo passa, o tempo voa; e a 'Poupança Bamerindus' continua numa boa... é a 'Poupança Bamerindus'!".







Banco Econômico

O Banco Econômico foi um banco brasileiro. Com sede em Salvador, fundado em 1834, era o banco privado mais antigo do Brasil quando sofreu intervenção pelo Banco Central do Brasil. O Banco Econômico foi uma das instituições financeiras que quebraram após a implantação do Plano Real em 1994.








Jumbo Hipermercados

Pertenceu ao Grupo Pão de Açúcar e começou suas atividades nos anos 70. Depois que a Jumbo fechou as portas a maioria dos seus hipermercados passou a pertencer ao Extra.








Lojas Hermes Macedo

As Lojas Hermes Macedo S/A, ou simplesmente Lojas HM (1932 - 1997), foi um dos maiores grupos empresariais do comércio varejista do estado do Paraná e do Brasil, com sede no município de Curitiba. No ano de 1957 partem para São Paulo, inaugurando uma loja de dez andares na Avenida São João, na época uma das mais importante ruas comerciais da capital paulista, planejando concorrer com grandes grupos, como Mappin e Sears.

No inicio da década de 1990 uma série de fatores interferiu nos negócios do grupo. Havia uma grande crise, o Plano Collor derrubou as vendas, além disso, a morte da esposa de Hermes Farias de Macedo acirrou disputas familiares e colocou a empresa de 285 lojas em declínio. Após tentativas de reerguer a empresa em 1995 e após a morte do fundador da empresa foi decretada sua falência em 1997, encerrando-se ali uma história de 65 anos.







Lojas Brasileiras

As Lojas Brasileiras (Lobras) foram uma tradicional rede brasileira de lojas de departamentos e variedades. Encerrou as operações em 1999 após uma série de prejuízos que vinham ocorrendo desde 1996. Possuía 63 lojas espalhadas por vinte estados do Brasil.







Mappin

Mappin foi uma loja de departamentos tradicional do Brasil, com sede na cidade de São Paulo, com o nome oficial de Casa Anglo-Brasileira S/A. Com origens em 1774, na cidade de Sheffield, na Inglaterra, foi trazida posteriormente para o Brasil pelos irmãos Walter e Hebert Mappin.

Durante os 86 anos em que atuou em São Paulo, foi uma das pioneiras do comércio varejista. Foi a propulsora do crediário. Entre os anos 40 e 50, o Mappin era o ponto de encontro da elite paulistana. Antecipou o "conceito" de shopping center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local.

Encerrou suas atividades em 1999, durante a administração Ricardo Mansur. Teve falência decretada junto com as lojas Mesbla, que haviam sido incorporadas ao Mappin em 1996.








Mesbla

Mesbla S.A foi uma cadeia de lojas de departamentos brasileira que iniciou suas atividades em 1912, como filial de uma firma francesa, e teve sua falência decretada em 1999.

A Mesbla tinha quarenta diretores, o que tornava as decisões lentas. Ao final do governo Sarney, em 1989, a diretoria, acreditando que o país caminhava para uma hiperinflação, começou a estocar mercadorias em excesso e passou a contar basicamente com recursos gerados por sua financeira.

O advento do Plano Real, com o fim da inflação alta, mostrou as fragilidades da Mesbla, e a empresa passou a enfrentar constantes prejuízos, que tentou resolver com fechamento de lojas e dispensa de empregados. Para agravar, tinha que enfrentar a concorrência de lojas de departamento e hipermercados estrangeiros, com facilidade de obter capitais no exterior a juros mais baixos.








Banco Nacional 

O Banco Nacional , originalmente Banco Nacional de Minas Gerais, foi uma instituição financeira brasileira fundada por Francisco Moreira da Costa

O banco foi o principal patrocinador do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna e foi também o primeiro patrocinador do Jornal Nacional da Rede Globo.

Em 1994 o banco passou por dificuldades financeiras e sofreu intervenção do Banco Central que criou o Proer no intuito de evitar um desastre no sistema econômico do país. Em novembro de 1995, sob a acusação de ter inflado seu patrimônio com mais de 600 contas fictícias, o banco foi liquidado.














Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...