Facebook

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Chico Buarque' - Chico Buarque (1978)



Após um mês de férias a série Grandes Discos Brasileiros está de volta e estamos com uma nova interface que anuncia a capa e o nome do disco. Seria uma forma de fazer uma segunda fase por ter falarmos de 50 discos anteriormente e agradeço as milhares de visualizações e por gostarem das publicações, pois é sempre bom valorizar nossa música brasileira. Se tudo der certo vou publicar mais que 50 discos até os próximos meses.




Vamos falar de Chico Buarque pela terceira vez  na série Grandes Discos Brasileiros e nestes dias passei a ouvir toda a sua rica discografia que vale muito a pena conferir. Os discos que falamos dele aqui foi Construção e o álbum de estreia chamado Chico Buarque de Hollanda que é uma das publicações mais vistas da série.

O disco que destacaremos é o Chico Buarque de 1978 que mostra um Chico cada vez mais politizado e com vontade de protestar contra a Ditadura Militar que circulava pelo Brasil, mas no disco encontramos canções que falam do Malandro e também sobre amor.


Chico Buarque no fim dos anos 70

As canções que mais se destacaram em questão de protesto contra a Ditadura Militar foram "Cálice" e "Apesar de Você" que deu um certo trabalho quando foi lançada.

"Cálice" - escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil foi composta para o show Phono 73, que a gravadora Phonogram organizou no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, em maio de 1973. No dia do show, quando os dois começaram a cantar "Cálice" tiveram os microfones desligados. De acordo com Gil, a canção havia sido apresentada à censura e eles foram recomendados a não cantá-la. Os dois haviam decidido, então, cantar apenas a melodia da canção, pontuando-a com a palavra "cálice", mas isto também não foi possível. A canção foi liberada cinco anos depois e Chico contou com a participação de Milton Nascimento para o dueto.

"Apesar de Você" - a canção foi escrita por Chico Buarque em 1970 e nela havia um protesto implícito contra a Ditadura Militar e nela descrevia a falta de liberdade que as pessoas tinham naquela época e caso descumpriam as normas da época as pessoas pagariam caro por isso. A canção foi proibida a tocar nas rádios, mas oito anos depois recebeu o aval para ser executada.




No disco destaca-se canções que fizeram parte do musical Ópera do Malandro escrita pelo próprio Chico Buarque. A primeira que aparece é a faixa "O Meu Amor" que é uma das minhas favoritas deste disco e da carreira de Chico, porém neste disco de 1978 quem interpreta a canção é a cantora Elba Ramalho e a atriz Marieta Severo, mas é possível ver interpretações de Chico que até afina a voz para deixar bem interpretada. Outra canção do espetáculo é "Homenagem ao Malandro" que é uma canção retratando o malandro de uma forma mais humorada. A terceira canção do espetáculo é "Pedaço de Mim" que tem a participação de Zizi Possi e ambos fazem um belo dueto.

Outras canções de destaque é "Feijoada Completa" que fez parte de um filme que fala sobre os malandros e tem uma letra muito bem composta e fala da situação do Brasil na época em um samba muito bem produzido numa linda melodia.

Destaco a poesia "Até o Fim" que tem uma forma mais grave na interpretação de Chico e uma letra que tem bastante rima.

Após ouvir todos os mais de 30 discos de estúdio  de Chico Buarque este de 1978 e parece que a forma como ele interpreta e como expõe sua voz mostra um poder técnico de voz que ele tem, ou seja, a voz dele fica mais bonita neste disco.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Feijoada Completa
Chico Buarque
2
Cálice
Chico Buarque, Gilberto Gil
3
Trocando em Miúdos 
Chico Buarque, Francis Hime
4
O Meu Amor
Chico Buarque
5
Homenagem ao Malandro
Chico Buarque
6
Até o Fim
Chico Buarque
7
Pedaço de Mim
Chico Buarque
8
Pivete
Chico Buarque, Francis Hime
9
Pequeña Serenata Diurna
Silvio Rodríguez
10
Tanto Mar
Chico Buarque
11
Apesar de Você
Chico Buarque



Ouça o Disco



Um comentário:

Adriano polar disse...

Um dos maiores lp's da história da música brasileira sem dúvidas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...