Facebook

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias' - Vanessa da Mata (2010)



Demorou, mas irei falar da cantora Vanessa da Mata na série Grandes Discos Brasileiros. Para quem me conhece sabe que das cantoras da nova geração a minha favorita há muitos anos é Vanessa que tem um talento incrível para compor, interpretar e mostrar toda sua técnica vocal e com certeza ela é uma das maiores cantora da atualidade.




Gosto de todos os seus trabalhos, mas hoje vamos destacar Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias que foi lançado em 2010 e trouxe uma Vanessa da Mata mais madura e percebemos que seu talento e capacidade de compor estava cada vez mais aflorado.

O álbum resumindo tem letras que retratam cotidiano de forma humorada em algumas faixas e em demais fala do amor tanto o próprio ou de um sentimento para com alguém, todavia o álbum retrata as mulheres, como diz a própria Vanessa da Mata citando algumas faixas:


"Na letra das músicas, histórias sobre a bolsa de grife que pode ser compensadora no momento imediato do consumo, mas que não perdurará reconfortante. Também a calça jeans que não serve mais. Engordou uns quilinhos. Tudo bem. Relaxe! Bem mulherzinha, não?"

- Vanessa da Mata falando sobre a faixa "Bolsa de Grife" que é a minha faixa favorita deste disco que tem uma letra bem humorada e uma melodia bem produzida e sua essência lembra muito o Tropicalismo.


"Mulherzona, quem sabe!? É um disco que faz críticas à mulherzinha, à valorização abusiva da estética, ao consumismo, esse nosso jeito de valorizar pequenas coisas. O consumismo é um incômodo para mim quando vejo uma pessoa que não tem uma autoestima bem desenvolvida e que tenta equilibrar isso através de um objeto, da cirurgia plástica. Estou chamando as pessoas para se perceberem, porque aquele consumismo é apenas compulsivo e não compensador?" afirma Vanessa, em uma entrevista para a Revista Donna, em 2010.




No disco temos letras fortes, porém delicadas como "Te Amo" que tem uma letra perfeitamente escrita por Vanessa que fala do amor próprio com muita propriedade e já começa com uma frase bem piegas "Mas o melhor não é conseguir, é desistir de tentar". A melodia deu um ar ainda mais romântico, sendo talvez a canção que mais teve cuidado, como se tivesse feito algo de porcelana.

Uma canção bem humorada do álbum é "Fiu Fiu" por conta da forma como foi escrita, mas se trata da realidade da mulher, retratando dilemas delas e a letra mostra de uma forma bem direta, sem rodeios o recado. A melodia desta canção ficou muito bem produzida e junto a letra tinha uma possibilidade perfeita de se tornar um hit, como não aconteceu por não ter sido lançada.

O maior hit deste disco foi "O Tal Casal" que tem composição de Vanessa da Mata e fala do amor, retratando que independente dos demais casais que existem no mundo somos o melhor casal que existe apaixonados. A melodia é outra ocasião à parte que mostra a belíssima produção e finalização.




Minha segunda faixa favorita deste álbum é "Vê Se Fica Bem". A faixa não foi single, mas tinha todo um potencial para fazer sucesso. A canção tem um astral muito bom e tem uma letra muito bem composta por Vanessa da Mata que fala da busca de amor.

A faixa "As Palavras" foi single nas rádios especializadas em MPB, porém apesar da belíssima letra e uma melodia que caracteriza  bem o movimento dos anos 2000 não era canção certa para ser um hit, mas muitas pessoas obtiveram um carinho especial por esta faixa.

A última faixa do álbum, "Quando Amanhecer" tem a participação de Gilberto Gil que além de cantar, ajudou na composição.

Uma faixa que mostra muito bem o jeito Vanessa de compor é na "Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias" que tem uma letra que sempre tem um tom mais alegre e com letras citando crianças e até dando nome a uma delas.

Uma faixa dramática do álbum é "Vá" que fala de uma forma bem forte e direta de separação, sob uma falta de atitude ou da imaturidade de um homem que não respeita a mulher com quem está. Gosto muito da forma como a faixa evolui através da melodia que dramatiza a linda letra.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
O Tal Casal
Vanessa da Mata
2
Fiu Fiu
Vanessa da Mata
3
Te Amo
Vanessa da Mata
4
Meu Aniversário
Vanessa da Mata
5
Vê Se Fica Bem
Vanessa da Mata
6
Bolsa de Grife
Vanessa da Mata
7
As Palavras
Vanessa da Mata
8
Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias
Vanessa da Mata
9
Vanessa da Mata, Lokua Kanza
10
Moro Longe
Vanessa da Mata
11
O Masoquista e o Fugitivo
Vanessa da Mata
12
Quando Amanhecer
Vanessa da Mata, Gilberto Gil



Ouça o Disco

Não encontrei o disco completo em um vídeo, mas pelo YouTube dá para ouvir faixa a faixa neste LINK.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...