Facebook

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Cartola' - Cartola (1974)



Hoje iremos voltar a homenagear na série Grandes Discos Brasileiros um dos maiores sambistas de todos os tempos que é nosso grande Cartola que falamos de um de seus discos logo no começo da série e foi do seu disco de 1976. Sempre um prazer de escrever sobre ele porque sua história de vida e seus discos que foram gravados de modo tardio me chamou a atenção.




Irei destacar o álbum Cartola, de 1974 que foi o disco de estreia do cantor que tinha na época 65 anos de idade. Antes deste lançamento Cartola viveu muita coisa na sua vida, mas sempre foi próximo do samba e podemos destacar alguns fatos como a fundação da  Estação Primeira de Mangueira em 1928, assim como sambas que ele mesmo compôs e entregou para outros intérpretes, a chegada de Zica, sua esposa que logo mais tarde abriram o Zicartola que era um restaurante onde reunia muitos sambistas para fazer rodas, compor canções e realizar as maravilhosas resenhas, e claro provar do cardápio de Dona Zica.

Em 1970 Cartola promoveu apresentações pela União Nacional dos Estudantes intituladas "Cartola Convida", na praia do Flamengo, onde recebia grandes nomes do samba. De 1971 à 1974 grandes interpretes do samba como Paulinho da Viola, Nara Leão, Clara Nunes e Carlos Cachaça gravaram composições de Cartola.




No ano de 1974 enfim Cartola lança seu primeiro disco, aos 65 anos de idade, graças em uma iniciativa do pesquisador musical, produtor de discos e publicitário Marcus Pereira. O disco contou com produção de João Carlos Botezelli, direção artística de Aluizio Falcão e arranjos de Dino 7 Cordas.

No disco encontrávamos canções já compostas por Cartola anos antes e ele já tinha interpretado em alguns de suas apresentações. Na gravação do disco o sambista contou com um time considerado de primeira linha na época e a produção foi levada a sério com o intuito de causar impacto no mercado musical e do samba.




O álbum quando foi lançado realmente impactou não só o mundo do samba como o mercado fonográfico brasileiro que aderiu ao disco que não chegou a vender tanto, mas mesmo assim foi aclamado pelo público e pela crítica que considerou este trabalho um dos melhores de 1974.

O álbum possui 12 faixas e algumas delas fizeram sucesso nas emissoras de rádio, mas garanto que todas elas de forma individual marcaram muitas pessoas.

A canção "O Sol Nascerá" foi composta em 1961 na casa de Cartola, na época muito frequentada por diversos sambistas, entre os quais Zé Kéti, Nelson Cavaquinho e Elton Medeiros. A canção foi composta em forma de uma brincadeira entre os sambistas e foi interpretada inicialmente por Nara Leão e foi com este samba que Cartola foi aclamado como autor pelo mercado fonográfico.

A canção "Disfarça e Chora" é uma das minhas favoritas e abre o disco. A letra fala de uma desilusão amorosa de uma mulher. Embora se condoa pelo seu sofrimento, o narrador adverte que ela precisa demonstrar mais claramente seu amor.


Cartola e Nelson Cavaquinho

Uma canção de grande destaque é "Acontece" que foi composta em 1972 e gravada inicialmente por Paulinho da Viola. É uma das suas composições mais regravadas por outros artistas.

A canção "Tive Sim" seria uma resposta aos ciúmes de sua companheira, Dona Zica, onde o sambista abria seu coração, referindo-se a Donária, seu amor do passado. Esta canção foi composta em 1968 e foi levado para um festival que na qual rendeu uma premiação pelo quinto lugar.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1 Disfarça e Chora  Cartola - Dalmo Castello
2 Sim Cartola - Oswaldo Martins
3 Corra e Olhe o Céu Cartola - Dalmo Castello
4 Acontece Cartola
5 Tive Sim Cartola
6 O Sol Nascerá Cartola - Elton Medeiros
7 Alvorada Cartola - Carlos Cachaça - Hermínio de Carvalho
8 Festa da Vinda  Cartola - Nuno Veloso
9 Quem Me Vê Sorrindo  Cartola - Carlos Cachaça
10 Amor Proibido  Cartola
11 Ordenes e Farei  Cartola - Aluizio
12 Alegria Cartola



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...