Facebook

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'A Noite Vai Chegar' - Lady Zu (1978)



O 60º disco que iremos destacar na série Grandes Discos Brasileiros é de uma cantora que atualmente poucas pessoas devem conhecer, mas na década de 70 dançaram muito com suas canções que eram no ritmo da Disco Music que era prioridade nas grandes discotecas brasileiras. Vamos falar de Zuleide Santos Silva, conhecida como Lady Zu ou a Donna Summer Brasileira.




A Disco Music era um dos estilos musicais mais populares nos Anos 70 no Brasil e no Mundo e muito disso partiu graças a mudanças de comportamento das pessoas e por influência de novos artistas que cantavam e tocavam estas músicas, mas acho que o filme Saturday Night Fever foi a ponta-de-lança de todo este sucesso que tinha uma trilha sonora 100% Disco Music, incluindo artistas como o Bee Gees.

Aqui no Brasil o sucesso não foi diferente e o que influenciou aqui além dos artistas internacionais foi a novela Dancin' Days que tinha uma trilha sonora e ambiente ligado a discoteca.

A cantora Lady Zu foi uma das maiores artistas da Disco Music dos Anos 70 e surgiu de forma notória, apenas com uma música "A Noite Vai Chegar", tornando-se um hit instantâneo nas rádios e nas pistas de dança de todo o país. O sucesso foi incluído na trilha sonora da novela Sem Lenço, Sem Documento, da Rede Globo, o que, por si só, era um feito e tanto para uma cantora nova.

Com o sucesso, Lady Zu foi convidada em 1978 pela gravadora Phonogram e registrou seu primeiro disco com o nome A Noite Vai Chegar, nome também do maior hit do disco.


Nota do Jornal quando Lady Zu surgiu em 1978.

No disco A Noite Vai Chegar, a cantora contou com uma grande produção que quwria lançar o mais rápido possível nas lojas. No disco temos 12 faixas com estilos que variavam da disco music ao funk, soul e romântico. Esse disco é considerado atualmente um dos expoentes da soul music brasileira, juntamente com trabalhos de nomes como Jorge Benjor e Tim Maia. No disco conta com composições de Peninha, Nelson Motta e Paulinho Camargo que compôs a maioria das músicas.

Capturando de forma brilhante a moda das discotecas da época, o LP foi muito mais além: os arranjos fundiram, de forma bem-sucedida, a fórmula sincopada da disco music com ritmos tipicamente nacionais, como o forró, o baião e, claro, samba. 

Além da faixa título, outras faixas fizeram sucesso absoluto na época como "Só Você (Por Você, Com Você)", que foi tema de novela, "Novidades" e a faixa "Com Sabor".



Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1 Novidades Peninha
2 Amando Você  Paulinho Camargo
3 Esqueça-me  Totó Mugabe
4 Não Deu em Nada Totó Mugabe
5 Não Fique Preocupado Paulinho Camargo e Dalila Camargo
6 A Noite Vai Chegar Paulinho Camargo
7 Com Sabor Nelson Motta e Dom Charles
8 Dê-me mais Carinho  Totó Mugabe e Paulo Rock
9 Só Você (Por Você, Com Você) Cleide Dalto, Paul Greedus
10 Eu Queria Falar com Você Luis Vagner e A. Carlos Gomes
11 Lady é meu Nome  Arthur Giglio
12 Solução Paulinho Camargo



Ouça o Disco

O disco completo você pode ouvir no Spotify e recomendo que é um grande disco e que representa bem a década de 70. Abaixo o vídeo da faixa "A Noite Vai Chegar".




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...