Facebook

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pré Luto: Playcenter, parque será desativado no dia 29 de Julho


É meus amigos leitores, o Playcenter, uma dos grandes centro de diversões, um dos parques temáticos mais famosos do Brasil fechará suas portas e irá dizer adeus no dia 29 de Julho de 2012.


Sem informar o extato motivo de sua desativação, a área equivalente a oito campos de futebol dará lugar a um novo parque para o público infantil que tem previsão para ser inaugurada no primeiro semestre de 2013. O investimento será de R$40 milhões de reais e não contará mais com as atrações radicais.

Fonte de pesquisas apontam que tudo começou com o empresário Marcelo Gutglas, que inseriu no País as máquinas de fliperama no final dos anos 1960. Depois de conhecer uma montanha-russa na Itália, ele decidiu trazer uma de aço para o Brasil. Os equipamentos foram instalados em frente ao ginásio do Ibirapuera. Outra atração era o Tobogã, que se chamava Playcenter. Com o sucesso do parque, compraram o Tobogã e o uso do nome, que passou a ser o nome do parque. No início da década de 1970 o parque foi inaugurado e por muitos anos paulistanos e pessoas de outras cidades e países passaram pelo parque, cerca de 60 milhões de visitantes.



Curiosidades:

Fonte: site Terra

Projetos sociais
Também em 1977, o parque criou o projeto Playcenter Escola, focado no ensino fundamental I, e que oferece atividades como teatro, trava- línguas, personagens lúdicos e livro paradidático, tendo como tema central a vida e obra de Heitor Villa-Lobos, diz a assessoria. A partir de 1997, o parque realiza o programa Play Escola, em que parte do local se transforma em um laboratório de ciências, em parceria com escolas públicas e privadas.

Michael Jackson

Em 1993, o cantor Michael Jackson teve um dia só para ele no Playcenter. Segundo informações da empresa, Michael Jackson foi bem discreto e gostou da Montanha Encantada. Durante sua visita pediu música dos Beatles e depois sua própria música tocou a pedido de uma das crianças que o acompanhavam.

Montanha Encantada

O brinqueda fez parte das atrações do parque desde o final da década de 1970 até 2005. Era uma atração elétro-animada no estilo "It's a Small World" da Disney, possuía 20 barcos em forma de tronco de madeira com capacidade para cinco visitantes cada e ocupava uma área de 3 mil metros quadrados.

Shows

O espaço do parque recebe shows desde o início. O astro do rock Bill Halley fez uma apresentação com cerca de 40 mil pessoas em 1975. No início dos anos 80, o local contou a a apresentação dos Menudos. Na história mais recente, o Playcenter foi palco para o festival Planeta Terra, com shows de estrelas como Iggy Pop, Smashing Pumpkins, Strokes, Pavement, entre outros. Em 1983, o Dolphin's Show levou ao Brasil o golfinho Flipper, do famoso seriado de TV. A rádio Energia 97 há alguns anos promovem um festival relembrando os anos 70, 80 e 90 com os integrantes do Energia na Véia.

Terror

As tradicionais Noites do Terror acontecem desde 1988. Em 2011, o parque investiu R$ 4 milhões na produção das noites do Terror, com contratação de 300 profissionais, sendo 180 atores fantasiados e mais 120 trabalhando nos bastidores como maquiadores, produtores, caracterizadores, costureiras, dançarinos e artistas circences, conforme a assessoria de imprensa do parque.

Acidentes

Entre alegrias e gritos, o parque superou também alguns acidentes com vítimas. Um acidente no brinquedo Double-Shock em abril de 2011 deixou oito pessoas feridas, três delas em estado grave. Um documento mostrou que houve falha humana por parte do funcionário responsável pelo equipamento. Em setembro de 2010, outro acidente deixou 16 pessoas feridas. Um carrinho do brinquedo Looping Star, que dá um looping numa velocidade de 90 km/h, colidiu com o da frente.


Lançamento do filme King Kong no Brasil, em 1977.


2 comentários:

Roberta disse...

Vai ficar a saudade das excursões de escola =/

Anônimo disse...

Amava ir ao playcenter fui em varias festas do energia na veia e em outras ocasioes coom a familia..vai ficar saudades!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...