Facebook

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval de São Paulo 2013: Mocidade Alegre é Campeã em Apuração cheia de Surpresas


Surpresas, emoções e grandes reviravoltas aconteceram em uma das Apurações mais vulcânicas e de tirar o fôlego no Carnaval de São Paulo e na minha opinião foi uma Apuração de notas que me deixou surpreso e reflexivo por algumas notas perdidas que poderiam fazer mudar o resultado.

Desde 2012 as notas decimais já fazem parte da nossa Apuração, mas o resultado do ano passado foi de uma certa forma justa e eu havia acertado algumas colocações incluindo a vencedora até sexta colocada. O que me deixou surpreso é que acertei nenhuma colocação e muitos também se surpreendeu com algumas colocações, principalmente dos que foram rebaixados e acabou não acreidtando, porém para escolher a favorita ao título a campeã Mocidade Alegre era apontada por muitos para vencer, na minha opinião era para ser ela também, mas apostei como terceira.

Vendo ao resultado abaixo há o que eu chamo quatro grandes surpresas, duas delas foram os rebaixamentos de Mancha Verde e a Unidos de Vila Maria que jamais esperávamos, ainda mais muitos apontavam como favoritas ao título e na minha opinião há uma injustiça, mas no conjunto de notas durante a Apuração já se notava que a Unidos de Vila Maria teria um fim trágico, mas a Mancha Verde foi mais surpreendente ainda, estando na quarta colocação em dois blocos da Apuração até descer aos poucos chegando a ficar na 13ª colocação nas cinco últimas notas e ser rebaixada. Ainda acho que outras foram abaixo, mas talvez erros de uma e acertos da outra fizeram a diferença. As outras duas surpresas ficam por conta da Império de Casa Verde que era apontada por muitos como provável rebaixada por causa daquele episódio polêmico de 2012 e receberia "canetadas" por isso, mas nada disso foi relevante e confesso que fiquei feliz por isso, assim como a Águia de Ouro que me deu um nó no peito porque a Escola foi punida em 1.1 ponto por atrasar apenas 1 minuto no seu desfile e já estavam ciente disso e se não fosse por isso, acreditem, a Escola Águia de Ouro venceria o Carnaval e com vantagem, pois de 268.7 subiria para 269.8, ou seja, seriam 0.9 a frente da Mocidade Alegre e a reação do presidente, carnavalesco e diretoria foi de vitória e reconhecendo o erro e mesmo assim foram comemorar sua melhor colocação de todos os tempos. Veja o resultado abaixo:


01- Mocidade Alegre - 268.9
02- Rosas de Ouro - 268.9
03- Águia de Ouro - 268.7
04- Dragões da Real - 268.5
05- Império de Casa Verde - 268.5
06- Acadêmicos do Tucuruvi - 268.3
07- Vai-Vai  - 268.1
08- Nenê de Vila Matilde - 268
09- Gaviões da Fiel - 268
10- X-9 Paulistana - 268
11- Acadêmicos do Tatuapé - 267.7
12- Tom Maior - 267.7
13- Mancha Verde - 267.6
14- Unidos de Vila Maria - 267.5


As Escolas Nenê de Vila Matilde e Acadêmicos do Tatuapé que subiram do Acesso para o Especial em 2013 conseguiram sua permanência na Elite e parabenizo o planejamento de ambas Escolas que vieram para se manter, pois o pensamento de ganhar poderia fazer as Escolas se perderem. Dragões da Real foi uma leve surpresa e estará no Desfile das Campeãs. Rosas de Ouro esteve por alguns blocos como primeiro lugar, mas nos dois últimos quesitos a Escola foi perdendo muitos pontos e ficou com o vice campeonato. A Acadêmicos do Tucuruvi e a Vai-Vai  que eu apostavam em campeã e vice começaram muito mal a Apuração e a recuperação foi aos poucos e olha que a Vai-Vai  antes de ir ao último quesito estava muito perto do rebaixamento. A colocação da Gaviões da Fiel foi também uma surpresa, acreditaa em uma colocação melhor ainda mais pelas inovações de Max Lopes. X-9 Paulistana que até ficou na segunda colocação por um momento foi caindo durante a Apuração e mais uma vez amrga uma colocação média e torço para algo melhor para 2014. Tom Maior parecia que iria cair, mas obteve algumas notas 10 importantes.




A Mocidade Alegre conquistou em 2013 seu nono título, sendo o quinto em 10 anos, uma marca incrível para os tempos de hoje em que os desfiles são competitivos e neste ano foi no detalhe, no critério de desempate. Com a liderança forte e emotiva da presidente Solange Bichara e com o talento de Sidnei França a Escola trouxe o enredo "A Sedução me fez provar, me entregar à Tentação...Da Versão Original, qual será o final?" e mostrou belas alegorias, lindas fantasias, comissão de frente sem erros e uma linda letra de samba. Um quesito que deu um susto nas notas foram a de bateria com notas abaixo de 10 e chegou a ser ameaçada a não ganhar.

Desde 2008 Solange Bichara comanda a Mocidade Alegre, mas se vermos os resultados desde 2003 a Escola foi Campeã 5 vezes, 3 vezes vice-campeã, 2 vezes terceira colocada e um sétimo lugar em 2011 após desfilar com um carro alegórico a menos fazendo-a perder pontos em alguns quesitos.


GRUPO DE ACESSO:

As Escolas de Samba que subiram para o Grupo Especial e estarão no Carnaval de São Paulo de 2014 é a Pérola Negra que era ansiosamente aguardada para subir e venceu com justiça e volta de onde não deveria ter saído após ótimos desfiles. Outra Escola que sobe é uma velha conhecida, a Leandro de Itaquera que alguns até apostavam muito nela e já fazia falta em nossa Elite, porém ficaremos com duas tradicionais Escolas de fora como a Camisa Verde e Branco e Unidos do Peruche.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...