"A voz do samba é a voz de Deus - Depois da tempestade vem a bonança"
Compositores: Jair Roberto, Vaguinho, Rapha SP, Fabinho NT, Marcelo Lepiane, Salgado, Vitor, Fabio Blanco, Nando e Fernandinho SP
Interprete: Darlan AlvesDiretor de Bateria: Fabio Américo e Kito
O dom da comunicação
A luz da criação nos concedeu
O verbo do pai,” é divinal”
“Na boca do povo eu tô”
Do “arco da velha é meu carnaval”
“Atire pedra quem quiser”
“Na China olho grande não vai entrar”
Quem planta “bonança” vai colher
Quando a “tempestade” passar
É de arrepiar!
“Quem não pode com mandinga não carrega patuá”
Ora pois, vem pra cá
E não vais recusar
“Maria vai com as outras” é hora de sambar!“
A rainha mandou liberar”
“Se eu conto um conto aumento um ponto”
Pode apostar
Sou xisnoveano apaixonado, “o bicho vai pegar”
“Tiro da cartola” o que no bolso não tem
“Nem sempre o que brilha é prata meu bem”
“Uma andorinha só não faz verão”
Hoje a zona norte é “união”
“Quem tem boca vai a Roma
A esperança não morrerá”
Sente a pulsação do meu ziriguidum
“Um por todos e todos por um”
“Quem canta, os males espanta”
O samba oficial da escola de samba X-9 Paulistana para 2018 tem gerado algumas discussões e debates nas redes sociais por conta de não ser um samba 'tão feliz' como nos anteriores por saberem que a escola tem uma tradição de grandes sambas ao longo da sua história.
Realmente não é um samba espetacular da escola e acredito que a intenção era boa de fazer uma colagem de vários ditos populares e deixar bem encaixado num samba só, mas alguns versos não teve um grande êxito e não deu uma boa liga e olha que a letra do samba foi composta por dez sambistas e muitos deles já conhecidos pela arte de compor, criar e produzir sambas.
O grande momento do samba é o segundo refrão que achei melhor encaixado e mais divertido de se cantar, sendo um dos versos mais fáceis assim que adquiri todos os 14 sambas do grupo especial.
A segunda estrofe na minha opinião é rodeado de ditos populares inseridos em cada verso praticamente, mas achei pelo menos neste setor o menos criativo e tem sido um dos mais criticados pelas redes sociais. A primeira estrofe vem com a mesma forma de composição com ditos inseridos e achei pelo menos neste setor um pouco melhor que a segunda estrofe e fica mais fácil de compreender. Apesar de tudo o samba se adequa bem ao enredo.
O interprete Darlan Alves é um dos mais queridos e admirados no mundo do carnaval paulistano e vejo que ele dá o seu melhor no samba, interpretando muito bem cada palavra e o que me fez tirar 0,1 de interpretação e melodia é na virada da segunda estrofe para o refrão principal quando ele canta "Um por todos e todos por um".
Nenhum comentário:
Postar um comentário