Facebook

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Carnaval de São Paulo 2018 | Análise de Samba: Unidos de Vila Maria



"Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o princípio! Não contavam com minha astúcia! Arriba Bolanõs, Arriba Vila, Arriba México!"



Compositores: Dudu Nobre, Rafael do Cavaco, Pepê Niterói, André Diniz, Turko, Maradona, Diego Nicolau, Evandro Bocão e Marcelo Nunes
Interprete: Wander Pires
Diretor de Bateria:  Mestre Rodrigo Moleza
 
 
 
Raiou o sol do novo mundo a nos abençoar,
A arte, à luz do dia, se descortinou,
Riqueza borda história desse meu lugar.
'Sigam-me os bons!' ...
Pro berço que abrigou as civilizações,
Os Maias e Astecas ... Quantas Tradições!
A profecia a se concretizar...
Chegou o Espanhol cruzando o oceano!
O ser, que pareceu não ser humano,
trouxe do horizonte a colonização!
Surgindo assim a miscigenação.

Violeiro... Ao som de maracas!
De sombreiro ... alegria eu quero mais!
'Sem querer querendo', celebrei essa união!
À virgem de Guadalupe, nossa fé e devoção!

Tem pimenta na dança da 'chica' mexicana,
Sabor e festança até pra quem se foi!
À beira mar, vou contemplar o paraíso,
Só no talento, eu ganhei o teu sorriso!
E a inocência do menino do barril
Ganhou o mundo, se espalhou pelo Brasil!
Chamei pra avenida
Toda essa turma pra cantar a minha vida ...
Com muita 'astúcia' nossa escola desfila:
Arriba, vila!

'A mais famosa' chegou... eterno caso de amor!
'Isso, isso, isso' É paixão!
Vem reviver a pureza e 'minha nobreza'!
Chaves do meu coração
 
 
 
 
Análise do Samba

Quando a escola de samba Unidos de Vila Maria anunciou que seu enredo seria sobre Roberto Gomes Bolaños fiquei muito contente por ser um dos meus artistas favoritos, sobretudo porque interpretou Chaves e Chapolin, personagens eternos para mim e muitas pessoas.

Por conta deste enredo fiquei na expectativa do samba e inclusive passei a ouvir algumas concorrentes, porém fui me decepcionando com alguns e outros me agradavam pouco e eis que eles lançaram o samba oficial que não chegou a cair totalmente na graça de muitos sambistas.

Acredito que todos os compositores que escreveram os sambas concorrentes devem ter tido alguma dificuldade, pois tinham que incluir Bolaños e México que ao meu ver não parecia ser tão difícil, mas os momentos de mais dificuldades creio que foi incluir o próprio Bolaños no samba e vimos uma chuva de "Isso, isso isso" e "Sem querer querendo" que era até esperado, e claro quando se fala de México tem que sempre falar de pimenta, sombreiro, Guadalupe, Maias e Astecas, tornando algo já esperado e óbvio.

O samba oficial era talvez o que mais conseguia envolver Bolaños e México de uma forma mais criativa, mas mesmo assim não ficou uma letra tão rica e totalmente criativa, no meu caso achei qur tudo que foi composto tinha nada inesperado.

Melhor momento do samba é o segundo refrão que é divertido, ótimo para cantar junto e o que mais deu liga para o enredo Bolaños e México, se tornando a parte mais adequada.

Um dos grandes interpretes do Carnaval que ano passado estava na Vai-Vai, agora canta pela Vila Maria que é Wander Pires que dá o seu melhor neste samba, interpretando muito bem dando vida em cada verso e palavra, mostrando seus graves sempre marcantes. O único momento que achei que faltou algo foi na parte "Chamei pra avenida / Toda essa turma pra cantar a minha vida ...  / Com muita 'astúcia' nossa escola desfila: / Arriba, vila!" e isso por conta da melodia e da própria letra que não ajudou muito nesta parte por ter sido extensa.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...