Facebook

domingo, 17 de junho de 2012

Fenômeno É o Tchan - Letras, Melodias, Coreografias e Carisma

É o Tchan e sua primeira formação, em 1995


Um dos maiores fenômenos da música no Brasil, o grupo É o Tchan, que em 2013 completará 18 anos de idade não terá sua maioridade com o mesmo brilho dos Anos 90, quando suas músicas e coreografias eram bem imitadas pelos cidadãos do Brasil, mas o ponto forte do grupo era o carisma dos integrantes e as letras que tinham duplo sentido, mas não eram bem assimiladas por grande parte de seu público, incluindo crianças, adolescentes e adultos fãs das danças de suas bailarinas e a alegria do grupo garantindo as festas nos fins de semana.




Estilo:

O estilo do grupo que veio lá de Salvador, segundo eles era vários como o Samba, Pagode, Swingueira, ou seja, o que nós conhecemos e chamamos de Axé. As letras tinham um propósito de levar junto ao seu ritmo uma forma com que as pessoas tivessem o prazer de dançar de acordo com as coreografias que eram sempre demonstradas pelas bailarinas e o bailarino, Jacaré.


Início:

No fim de 1994 os integrantes Carla Perez, Débora Brasil e Jacaré, e nos vocais Cumpadi Washington e Beto Jamaica iniciavam seus trabalhos, mas com o nome Gera Samba, mas já existia um grupo de Salvador com este nome e logo em 1995 o nome É o Tchan foi consolidado graças ao que chamamos de "cartão de visitas", o mega hit "Pau que Nasce Torto/Melô do Tchan" que foi primeiro lugar em várias rádios do Brasil fez com que este nome "Tchan" fosse adotado pelo grupo.


Participação em TV:

O grupo É o Tchan passou então a ser presença obrigatória na TV, principalmente no SBT, quando o grupo sempre se apresentava no programa Domingo Legal do então apresentador Gugu Liberato. No programa dominical o grupo participou de todos os quadros possíveis como a disputa entre Eles X Elas, Banheira do Gugu, Gincana do Gugu, Gugu na Minha Casa e ainda teve um programa totalmente para eles num especial em que eles foram premiados com um disco de ouro. Mas se o grupo não estava no Gugu, estava no concorrente, no Faustão, onde o grupo se apresentava, mas não tinha as regalias e a exclusividade até exagerada que tinham no SBT, mas foi lá em duas oportunidades que foram escolhidas a nova morena e a nova loira do Tchan em concursos organizados pela Globo e o É o Tchan.



Sensualidade:

Um dos focos do grupo É o Tchan era trazer a sensualidade, e para isso bastava ter letras que falassem sobre o corpo, remelexo, swingueira, festa e também adicionar melodias para que os bailarinos pudessem gingar de forma sensual. As bailarinas chamavam tanto as atenções dos homens que todas elas foram convidadas para posar em revistas masculinas, nua ou em ensaios sensuais e tudo isso foi realizado, não com todas, mas com as mais desejadas, como as integrantes Carla Perez que posou na Playboy 3 vezes e acumula uma das maiores vendas. Scheila Carvalho que posou 5 vezes para a Playboy e tem uma de suas edições mais vendidas de todos os tempos e acumula como pessoa o maior número em vendas, além disso Scheila posou nas lentes da revista Sexy por uma vez e ainda foi eleita por 3 vezes a mulher mais sexy do mundo pela revista VIP, onde protagonizou ensaios. Sheila Mello posou na Playboy por 3 vezes e uma vez na revista Sexy garantindo boas marcas de venda. Demais integrantes foram clicadas em ensaios masculinos, mas nada se compara aos sucessos das três citadas.



Produtos:

Além de CDs, o grupo É o Tchan aproveitou sua "era fenomenal" e lançou diversos produtos licenciados como bonecas das Sheilas e da Carla Perez, sandálias, álbum de figurinhas, capa de cadernos de escola, camisetas, roupas iguais das dançarinas.


Concorrência:

A concorrência mais que ajudou, na minha opinião, pois com o surgimento de grupos de Axé ao estilo É o Tchan fez com que o estilo musical se tornasse um dos mais vitoriosos nos Anos 90, mas jamais nenhum grupo superava as vendas, sucessos musicais e o carisma que tinha o grupo É o Tchan, mas deixaram suas marcas como os grupos Patrulha do Samba, Boquinha da Garrafa, Grupo Cafuné, entre outros que disputavam a tapas, mas de forma "saudável" um espaço maior que o Tchan.


Pop Axé X Tchan:

Pareciam que algumas pessoas estavam de "saco cheio", se desgastando de ouvir e dançar as músicas do É o Tchan e passaram a buscar algo que tivesse um estilo parecido, porém com novas letras, composições mais claras e que falassem de amor, pois as letras do É o Tchan era duramente criticada por especialistas e cada vez mais esta crítica convencia que de conteúdo o É o Tchan não tinha nada e bandas de Axé ou o Pop Axé cada vez mais eram executados nas rádios. Grupos que acredito que fez com que o É o Tchan passou a se preocupar com a real concorrência foram a Banda Eva de Ivete Sangalo, Harmonia do Samba, As Meninas, Banda Cheiro de Amor e Terra Samba que definitivamente lavaram a alma do Axé e trouxeram letras mais suaves e com muito amor ao público que aos poucos deixavam de dançar e largaram as velhas saias e bustiês.


Em busca do Funk:

Com a força do Funk como a do grupo Bonde do Tigrão que trouxeram novas danças em um estilo mais eletrônico, mas sem mudanças drásticas nas letras fez com que algumas pessoas deixassem de lado o grupo É o Tchan, mas eles não se abateram a lançou um álbum exclusivo só com músicas de Funk chamado Funk do Tchan, onde até as Sheilas cantavam algumas faixas. O álbum chegou a vender bem, mas foi em 2001, ano que lançaram este álbum que o É o Tchan passou a ter um forte declínio no mercado musical, pelo menos quando se trata de venda de CDs e sucessos nas rádios.


O Declínio:

Como dito aqui, a volta por cima do Axé de letras mais suaves, o Funk e um retorno mais tímido, porém marcante do Pagode e do Sertanejo mais romântico fez com que o É o Tchan começasse a se declinar em seu sucesso e deixar de ser aquela unanimidade e o fenômeno foi se apagando, ainda mais com os fins e/ou sumiços de grupos de Axé ao estilo É o Tchan, assim o grupo foi aos poucos trocando de integrantes novamente, mas não chegou ao carisma do público, porém ganhava alguns destaques ainda na TV, mas desta vez apenas o Domingo Legal convidava o grupo, mas sem a exclusividade dos Anos 90. Mesmo assim o É o Tchan continuou suas atividades e lançou mais álbuns e chegou a ensaiar um "grande retorno", quando em 2005 lançou o álbum Os 10 anos do É o Tchan, chegando ao primeiro lugar no Brasil com a música "Talquinho" e ainda todos os velhos integrantes voltaram para este álbum especial, mas no ano seguinte não conseguiu dar sequência. Após novas trocas de integrantes, o grupo É o Tchan tem de volta os vocalistas originais, Cumpadi Washington e Beto Jamaica.



Vendas de Álbuns:

Foram 14 álbuns lançados, sendo que o último foi em 2010 e o total de vendas é mais de 10 milhões de cópias vendidas. Dois álbuns atingiram a marca de mais de 2 milhões de cópias, foram Na Cabeça e na Cintura (1996) e É o Tchan do Brasil (1997). Na época mais melancólica do grupo, no início dos Anos 2000, as vendas cairam muito e o Grupo teve o declínio citado aqui.



Singles:

Foi um single atrás do outro na época de ouro do grupo É o Tchan, de 1995 até o início de 2000, sempre emplacando um mega hit por álbum e sucessos garantidos nas rádios. Foram registrados no Brasil, segundo o Hot 100 Brasil, que abrange todas as paradas musicais de várias emissoras de rádios que o grupo É o Tchan obteve 8 músicas em primeiro lugar, são elas:
"Melô do Tchan (Segure o Tchan)", "Dança da Cordinha", "Ralando o Tchan (A Dança do Ventre)", "Bambolê", "A Nova Loira do Tchan", "É o Tchan no Hawaí", "Talquinho" e "Gol de Placa". Além destas músicas, demais foram Top 10 nas paradas de sucesso como a "A Dança do Bumbum", "Disque Tchan (Alô, Tchan)", "Lambatchan", entre outras.


Decifra ou Devora as Letras:

Alguém parava para prestar a atenção nas letras das músicas do É o Tchan ou apenas se deixava se levar ao ritmo e dançar seus Swings. Pois eu resolvi ler e tentar decifrar alguns versinhos das composições feitas pelo grupo e algumas nota-se que tudo se leva ao erotismo, fetiche, ao corpo como obejeto, mas claro que haviam músicas que falavam da Bahia, do calor, da alegria. Dois trechos totalmente indecifráveis eu destaco aqui, vejam abaixo:

"... Oi, abre a roda e deixa ela entrar
Quero ver a galera pirar
Ela é um aereoró pleaplan neonó. Um avião
Ela é um aereoró pleaplan neonó. Um avião
Ela é um aereoró pleaplan neonó".
(A Nova Loira Do Tchan)

"Pau que nasce torto
Nunca se endireita
Menina que requebra
A mãe pega na cabeça
Domingo ela não vai
Vai, vai...".
(Melô do Tchan)



O Fenômeno É o Tchan:

É inegável dizer que o grupo É o Tchan de uma certa forma faz parte da história da música brasileira, pois foi uma das maiores unanimidades nos Anos 90 nos sucessos populares, churrascos de fim de semana, aquelas festinhas de aniversário, eventos escolares e até concursos de bairro, onde garotas se vestiam igual as dançarinas e deixavam alguns homens curiosos com o talento das beldades. Suas músicas não saiam da "boca da galera" e por toda esquina que você se locomovia se ouvia o tal do "Tchan", do "Tchaco", da "Tcheca" e acredite até o "Tchu" e o "Tcha" já existiam em suas letras e eram jogadas em nossas mentes, e sem querer nos pegávamos cantando algo do grupo. O carisma do grupo era um ponto forte deles, pois todos os integrantes, cada um deles tinham um fã clube e possuíam uma boa marca de sócios. As mulheres amavam as Sheilas, a Carla Perez, queriam ser iguais a elas, dançar iguais a elas, além disso adoravam a forma doce de interagir com o público dos vocalistas e de Jacaré, que era o mais discreto do grupo, mas despertava o amor dos fãs. Podemos dizer que o legado do Grupo É o Tchan é a alegria em suas músicas, tão alegres que suas letras de duplo sentido às vezes nem tinha sentido, mas aos poucos decifradas e às vezes intrigantes conosco mesmo, fazendo nos perguntar: "Como eu ouvi, cantei e dancei?".



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...