Facebook

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Audiência da TV Record vira um 'Balacocabo' e amarga 3º lugar geral


Desde que a TV Record entrou com tudo para a briga do segundo lugar e respectivamente ao primeiro lugar tem sofrido muitas dificuldades para conquistar público diante de suas programações, inovações e estratégias, mas é neste último ítem que a TV falha e como falha, fazendo a TV da Barra Funda retroceder na Audiência nacional, se tornando um Balacobaco.

A conquista do segundo lugar foi conquistada com muito suor, trabalho e bons programas como Ídolos em suas primeitas temporadas, O Aprendiz até a era Roberto Justus, Novelas como Chamas da Vida e Poder Paralelo, Domingo Espetacular, Fala Brasil, entre outros programas que fez a Record ser reconhecida como a segunda potência na TV Aberta a frente do SBT que há anos dominava este posto.

O grande desafio da TV Record passou a ser a conquista do primeiro lugar e logo contra quem?! Sim, a toda poderosa Rede Globo, mas os programas já no gosto do povo começou a surtir um efeito de declínio, até que novos programas começaram a surgir e tirou alguns pontos da emissora e chegou a tão sonhada liderança em momentos, um grande exemplo é o reality A Fazenda que até a terceira temporada arrancou bons índices, sem falar dos programas Hoje em Dia, Programa do Gugu e a série Rei Davi.

A continuidade de uma boa programação para que os números do Ibope subissem era um grande desafio para a Record, mas não contavam com as estratégias "Globais" do outro lado que deixava os números estabilizados e ainda mais não contava com as novas estratégias do SBT que trouxe a casa novos programas, mudanças em logística, produção de novelas mais curtas, troca de direção, reprises de dar água na boca dos telespectadores, boas contratações e a volta do Silvio Santos em um programa de auditório aos domingos como na época dos anos 90. A Record passou então a adquirir um jogo de perde e ganha das concorrentes e pelo menos em 2010 na minha visão a TV começou a se "perder" nas suas próprias estratégias, um grande exemplo disso são as famosas troca-troca de horário de seus programas noturnos e alguns atrasos, sem contar os intervalos comerciais que é a maior da TV Aberta.

No ano de 2011 começamos a ver um leve crescimento da TV Globo, mas sem grandes sustos para a Record, mas via um fantasma surgir, que era da TV da Anhanguera, o SBT que a cada mês nos números gerais do Ibope subia décimos, e isso faz uma diferença para eles, e lá estava a Record que correndo atrás tentava tirar coelhos da cartola com programações até então saturadas do público.

Com os sucessos de Fina Estampa e Avenida Brasil da TV Globo fez com que novelas da Record declinassem cada vez mais na audiência, pois os assuntos na rua era sobre Crô, Tereza Cristina, Pereirão, Carminha, Tufão, Nina e Leleco, enquanto isso a Record não conseguia colocar em várias vozes nomes de personagens de suas novelas, a não ser a novela Rebeldes que foi bem produzida, porém não esperava ter uma grande descepção nos números do Ibope, ainda mais com a chegada de Carrossel, no SBT que todos os dias alcança os dois dígitos, algo que na Record não acontece mais nos dias da semana. O fato é que a Record esteva no ''Carrossel'' e começou a voltar aonde estava e voltou, pelos menos neste ano de 2012, exceto o mês das Olimpíadas a TV da Barra Funda alcança o terceiro lugar geral do Ibope.

A novela Máscaras, na TV Record foi um fiasco de Ibope, participação e produção, nem mesmo os que lá trabalhavam esperava algo tão desastroso, até o autor da novela que fez uma brincadeira sobre as pessoas ver o Luxo e não Lixo (se referindo ao lixão em Avenida Brasil) ficou calado e buscou estratégias, porém sem bons resultados e o mesmo acontece com a novela Balacobaco que eu acreditava que superaria os números de Máscaras, mas segundo os números a novela está inferior em Ibope e já se falam em descontentamento de profissionais, ou seja, "As Máscaras de TV de Primeira cairam e hoje virou um Balacobaco". Ainda cito A Fazenda que não foi mais como antes e fiasco que está sendo o Programa da Tarde que se acreditava ir bem nos números, pois estreou em primeiro lugar e ainda contou com um agradecimento nada feliz de Britto Junior e logo depois o programa começou a cair. E caiu. 

A TV Record é responsável pelo que a TV Aberta é hoje, onde apenas na Globo haviam bons programas e hoje com a concorrência passou a melhorar algumas de suas programações, estratégias e qualidade, o SBT também adotou uma nova postura, assim como a Band que está a cada dia ganhando "pontinhos" preciosos, a Record, claro, contruiu bons programas, tem uma programação boa, mas tem ainda a melhorar.

Um comentário:

RaFa . disse...

Como eu disse, enquanto a Record não parar de copiar a Globo ela não vai a lugar nenhum. E olha que já fui um telespectador dela. Agora, não passo nem pra saber oque se passa.
Bem escrito o texto. Disse tudo.

Abç.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...