Facebook

terça-feira, 9 de abril de 2013

#07 "Sinal Fechado" - As 100 Melhores Músicas Brasileiras de Todos os Tempos


07ª
"Sinal Fechado"
Paulinho da Viola
(1969)
do álbum Foi um Rio Que Passou em Minha Vida


Uma das canções mais emblemáticas da nossa história e que se tratava de um de nossos maiores problemas aqui no Brasil que era a falta de comunicação entre as pessoas durante a Ditadura Militar, onde as pessoas não tinham a convicta confiança uma na outra com o medo de ser algo negativo do outro lado. A canção "Sinal Fechado" era uma controvérsia, uma metáfora do que acontecia e Paulinho da Viola foi genial ao escrever a canção que além de ser uma simples conversa entre duas pessoas, era representada a modernidade do país com pesssoas que além da desconfiança e do medo havia a falta de tempo de conversar e tudo isso, a história se passa num sinal vermnelho de trânsito.

Paulinho da Viola fez essa música talvez pensando na falta de liberdade de expressão, mas uma vez que ela é divulgada, cada um pode ter a sua interpretação. Nessa música, ele tirou um pouco da caracteristica de samba que marca toda a sua carreira para dar um tom mais clássico. Com ela, Paulinho venceu o V Festival de Música Popular Brasileira da canção em 69.

A canção foi regravada por demais artistas da nossa música, mas quem conseguiu deixar ela mais notável foi Chico Buarque que além de nomear seu álbum de Sinal Fechado a faixa-título estava disponível no disco em 1974. Paulinho chegou a regravar a canção com Lobão e foi escolhida como uma das melhores parcerias e gravou no Acústico MTV.


Veja o vídeo da canção:



Letra: "Sinal Fechado"

Olá, como vai ?
Eu vou indo e você, tudo bem ?
Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você ?
Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe ...
Quanto tempo... pois é...
Quanto tempo...
Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios
Oh! Não tem de quê
Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona ?
Precisamos nos ver por aí
Pra semana, prometo talvez nos vejamos
Quem sabe ?
Quanto tempo... pois é... (pois é... quanto tempo...)
Tanta coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança
Por favor, telefone, eu preciso
Beber alguma coisa, rapidamente
Pra semana
O sinal ...
Eu espero você
Vai abrir...
Por favor, não esqueça,
Adeus... 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...