Facebook

sábado, 6 de abril de 2013

#10 "Chega de Saudade" - As 100 Melhores Músicas Brasileiras de Todos os Tempos


10ª
"Chega de Saudade"
João Gilberto
(1959)
do álbum Chega de Saudade


Uma de nossas maiores obras primas, a começar pela composição de Vinícius de Moraes e Tom Jobim que iniciou os trabalhos de melodia, mas a primeira voz de "Chega de Saudade" foi de Elizeth Cardoso em 1958 com o próprio João Gilberto nos violões. Em 1959 João Gilberto tomou conta da canção e sozinho refez a música e desta música fez-se o primeiro registro gravado da Bossa Nova e desde então a música e o estilo passou a ser uma tendência monstruosa na década de 60 e "Chega de Saudade" passou a ser conhecido como um eterno hino da geração, da Bossa Nova e de João Gilberto.

Outros artistas regravaram a canção, entre eles Os Cariocas que construiram uma nova forma de cantar a Bossa Nova, mas não parou por ai, a canção cruzou a fronteira e parou em vozes latinas, japonesas e americanas.


Veja o vídeo da canção:



Letra: "Chega de Saudade"

Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz Não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai
Mas, se ela voltar
Se ela voltar que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca
Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calada assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio
De você viver sem mim
Não quero mais esse negócio
De você longe de mim
Vamos deixar esse negócio
De você viver sem mim...


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...