Facebook

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Carnaval Rio de Janeiro 2014 - Análise Sambas do Grupo Especial

Pixulé da Império da Tijuca

Passa ano, passa década e os sambas do Carnaval do Rio de Janeiro parecem que aos poucos não caem na boca dos amantes do samba, raramente acontece algum milagre literário melódico, algo que explode o coração em um domingo, mas o é hoje desta aquarela brasileira do samba que não agrada tanto e para ficar bom precisaram de uma festa no arraiá para que algo marcante acontecesse. As letras não estão tão ruins assim e até encontramos algumas obras para ler, mas para cantar de acordo com a melodia extraída pela escola deixa a desejar em alguns casos, alguns lentos, deixando até o intérprete cantar como se fosse um cachorro sendo puxado pela coleira de um dono e quase enforcando o pescoço para ir devagar.

Desta avaliação obviamente não levei e nunca levo em consideração a tradição e/ou camisa da Escola de Samba, mas Portela e Mangueira sempre geram expectativas de bons sambas, pois o time de autores são muito bons e em 2014 conseguiram ir bem com ótimas letras, conseguiram seguir em sambas rápidos e a letra se adequando ao enredo. Duas escolas que derrapa com um samba de velório e no outro ano faz o samba da ressurreição é a Mocidade Independente e o Salgueiro que tem um dos melhores sambas do ano com uma letra muito bem escrita e interpretações bem encaixadas.

A Escola de Samba campeã de 2014 foi a Império da Tijuca que terá que defender muito bem seu enredo e por uma questão de ofuscar o público e os jurados fez um samba que na minha memória ficará para sempre e até uma torcida para quebrar a velha rotina de uma escola subir e cair no outro ano.

Veja abaixo as notas atribuídas a cada Escola de Samba em quatro quesitos que são Letra, Interpretação, Melodia e Adequação ao Enredo. Logo abaixo vocês podem conferir um resumo com a justificativa da nota geral de cada uma e a classificação final.




Letra Interpretação Melodia Adequação TOTAL
Vila Isabel 9,6 9,7 9,7 9,7 38,7
Beija-Flor 9,4 9,4 9,5 9,7 38
U. da Tijuca 9,4 9,5 9,6 9,6 38,1
Imperatriz 9,6 9,7 9,7 9,9 38,9
Salgueiro 9,9 9,8 9,8 9,7 39,2
Grande Rio 9,7 9,8 9,8 9,7 39
Portela 9,8 9,7 9,8 9,8 39,1
Mangueira 9,8 9,8 9,9 9,8 39,3
U. da Ilha 9,5 9,3 9,6 9,6 38
São Clemente 9,8 9,7 9,6 9,7 38,8
Mocidade 9,8 9,8 9,7 9,8 39,1
I. da Tijuca 10 10 9,9 9,8 39,7


Justificativas:


Vila Isabel
Esquecem de vez 2013, era ilusão achar que a escola campeã iria fazer algo incrível como foi seu lindo samba, pois o de 2014 vem com uma letra querendo trazer um pedacinho do ano passado, até na melodia, ou seja, a criatividade foi por água abaixo, mas o samba é bom e vale a pena sambar com ele.




Beija-Flor
Que samba preguiçoso, com uma melodia lenta e uma falta de atenção a cadência mais pura de um samba mais agitado e não este que mais parece um samba de gafieira, tanto que Neguinho foi obrigado a "puxar o carro" e ter que interpretar uma das letras mais insensatas do Carnaval Carioca.




Unidos da Tijuca
Ayrton Senna não merecia uma homenagem com esta letra que o fizeram, digamos que não há um grande deslize, mas com certeza era possível de escrever algo melhor, enfim, teremos Tinga. Sim, Tinga e no CD ele está comportado e até ganha uma nota considerável.






Imperatriz Leopoldinense
Teremos um samba médio, regular, agrada em alguns trechos como no refrão, mas o que salvará é a bela interpretação de Wander Pires que gera muita expectativa. De todos os sambas é o mais firme de adequação com o enredo, ou seja, a letra pode não ser nota 10, mas liga quase tudo a sinopse.





Salgueiro
A segunda melhor letra de samba de 2014 vem acompanhada de uma ótima melodia e um ótimo quarteto de intérpretes para segurar Quinho que sozinho não levaria com maestria este samba. Detalhe para o refrão que diz apenas nomes, algo diferente na música, vale a pena ler e cantar um dos grandes sambas de 2014.




Grande Rio
Até que enfim meus amigos, a Grande Rio conseguiu fazer na minha opinião um samba que eu considero bom, fácil de cantar e com uma bnoa dicção em sua interpretação, pois é um antigo problema e consigo com clareza cantar o refrão que é chiclete e um dos mais bonitos de cantar e até de dar uma sambadinha.






Portela
Uma letra sensacional, faltou alguns detalhes de ajuste, mas a Portela é sempre bem aguardada para surpreender e mais uma vez deu certo, com a melodia bem encaixada e Wantuir, aquele que acabou com o samba da Tucuruvi veio muito bem para a sua interpretação na escola da Madureira. Destaco o refrão que é um motor de partida para não desligar mais do samba.





Mangueira
É o segundo melhor samba enredo de 2014 e mesmo sendo grandioso não supera o de 2013. Tem uma letra fácil de decorar e tem aqueles famosos clichês, alguns bem colocados e outros nem tanto como o famoso "garantir" e "caprichar". A melodia é perfeita, quase 10, e tem uma bela jogada que é aquela virada após o trecho "...explode cores pelo ar", onde o samba volta com tudo, na avenida vai chamar a atenção.



União da Ilha
Uma letra que chega até a ser confusa, faz algumas menções para o enredo, mas faltou melhorar alguns setores da letra, mas o refrão é maravilhoso e a melodia ficou linda, mas Ito Melodia com seu jeito particular de cantar deixou om samba a desejar, fazendo com que eu leia por várias vezes a letra do samba no encarte, pois não sei se houve uma menção ao enredo, pois ele brincou com o samba que poderia ter uma nota melhor.




São Clemente
Uma letra riquíssima, com humildade e com frases de efeito que me chamaram a atenção. O que faltou? A irreverência na letra e até na interpretação de Igor Sorriso que de todos seus sambas que vi cantar este é o que menos eu agradei, mas isso se sobressai na letra.





Mocidade Independente
Um timaço foi chamado para escrever esta letra, pois a Mocidade precisa virar o jogo em 2014 e dependendo deste samba conseguirá, pois temos uma linda letra, uma linda interpretação de Bruno Ribas afinadíssimo e uma adequação quase completa com o samba. Destaque para o refrão que será muito entoado na avenida.





Império da Tijuca
Um dos melhores sambas da década, um dos melhores que já ouvi e cantei. É a melhor letra, trazendo poesia e muito bem interpretado por Pixulé que talvez muitos não o conhecem e já digo para guardar seu nome. O samba todo é frenético e o refrão mais poderoso do Carnaval. A lenda de um samba ser um grande passo para o sucesso de uma Escola de Samba pode cair nas mãos da Império, mas apenas para se manter no Grupo Especial





Classificação Geral dos Melhores Sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro:


01 - I. da Tijuca  -  39,7
02 - Mangueira   - 39,3
03 - Salgueiro   - 39,2
04 - Mocidade   - 39,1
05 - Portela   - 39,1
06 - Grande Rio -   39
07 - Imperatriz   - 38,9
08 - São Clemente -   38,8
09 - Vila Isabel   - 38,7
10 - U. da Tijuca  -  38,1
11 - U. da Ilha   - 38
12 - Beija-Flor   - 38



Um comentário:

Anônimo disse...

Sinto falta das matérias convencionais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...