Facebook

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

#02 - Os Paralamas do Sucesso - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#02
Os Paralamas do Sucesso

Este trio que jamais se separaram revolucionaram a música brasileira com a mistura de músicas ditas internacionais, mas conseguiram fazer dele uma "brasilidade", um som único, sem falar nas excelência que cada um dos integrantes tem ao trabalhar com música e até hoje Os Paralamas do Sucesso consegue reinventar seu estilo e ser sempre um dos maiores, aqui foi escolhido como a segunda melhor banda de todos os tempos.

Herbert e Bi se conheceram crianças em Brasília, e após um desencontro os dois se reencontraram no Rio de Janeiro em 1977 e resolveram formar uma banda e chamaram Vital que acabou não dando certo e convidaram João Barone e assim ficou a formação até hoje. O nome Paralamas do Sucesso foi invenção de Bi, e adotado porque todos acharam engraçado.

O sucesso começou quando o trio lançou a canção "Vital e sua Moto" no ano de 1983, combinando com o verão da época. Gravaram o disco Cinema Mudo que teve duas músicas bem tocadas Após uma apresentação no Circo Voador, Os Paralamas do Sucesso conseguiram assinar com a gravadora EMI e gravaram mais um disco em 1984 chamado O Passo do Lui que teve um enorme sucesso, sem falar que quase todo o disco teve suas músicas inclusas nas paradas de sucesso com destaques a "Óculos", "Meu Erro", "Fui Eu", "Romance Ideal" e "Me Liga".

Em 1986 o segundo disco foi também um grande sucesso de vendas e sucesso. O disco Selvagem? vinha com uma mistura ainda melhor de reggae, ska e rock. Seis singles deste disco foi parar nas paradas de sucesso, mas nada mais como "Alagados"  ficou tanto tempo, talvez seu maior sucesso de todos os tempos sem falar que esta música é considerada uma das melhores já gravadas e Os Paralamas do Sucesso já eram considerados muito grandes como músicos no Brasil e com este título fez sucesso na Europa e na América Latina, onde foram tocar.

Em 1987 o grupo via que não bastava ser um trio, havia uma necessidade de integrar mais pessoas ao grupo e até hoje o tecladista João Fera faz parte do grupo e no álbum ao vivo D está presente. Em 1988 foi lançado Bora-Bora que tem como característica, um lado A mais alegre e animado, e um lado B mais introspectivo, que também reflete com o fim do romance entre Herbert e Paula Toller. Um dos meus clássicos favoritos, "Lanterna dos Afogados" foi lançado em 1989 no disco Big Bang que foi um disco com várias misturas de estilos musicais.

Os Grãos é o sexto álbum de estúdio dos Paralamas do Sucesso, lançado em 1991. Esse disco, marca a mudança no som da banda com elementos eletrônicos. Foi recebido com críticas negativas e pouco vendido, sendo considerado o primeiro fracasso da banda. Além disso, naquele momento o rock brasileiro havia decaído e a situação do país era bem delicada. Mesmo assim apresenta sucessos como "Tendo a Lua", "Trac-Trac", "Ah Maria" e "Sábado". O grupo viu mais uma parte ruim na carreira em vendas com o disco Severino que não foi bem no Brasil, mas foi melhor em países da América Latina, principalmente na Argentina.

Tudo volta ao normal em 1995 com o disco ao vivo Vamo Batê Lata que trouxe Os Paralamas do Sucesso de voltas às paradas e de volta às boas vendas, chegando a um milhão de cópias, ainda mais que neste disco vinha um EP com quatro canções inéditas, entre elas "Saber Amar" e "Uma Brasileira" que rendeu um clipe que venceu o VMB. O sucesso da banda continuou em 1996 com o disco de estúdio Nove Luas que deu de volta o velho caminho do grupo e foi muito melhor desta forma, pois as vendas foram incríveis e os sucessos também como "Lourinha Bombril" e "La Bella Luna". Dois anos depois o disco que continuava deixar o grupo nos trilhos era Hey Na Na e as canções "Ela Disse Adeus" e "O Amor Não Sabe Esperar" foram grandes marcas deste disco.

O grupo tem uma pausa forçada em 2001 após um acidente de Herbert Vianna em um ultraleve os demais integrantes Bi e João se viam como algo que poderia ser o fim do grupo, mas não foi bem assim, pois Herbert apesar da sequela que teve de andar em uma cadeira de rodas ainda tinha em mente seu talento e o disco que já estava sendo preparado chamado Longo Caminho foi gravado e lançado em 2002 e obteve boas marcas de venda e sucesso. Dois anos depois foi lançado o disco Uns Dias Ao Vivo que foi uma outra grande marca de vendas.

O disco Hoje lançado foi lançado em 2005 e mostrava que Herbert Vianna continuava bem nas composições, vimos o mesmo talento em Brasil Afora em 2009, o último disco de estúdio da banda que ainda continua em turnê cantando seus grandes sucessos de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...