Facebook

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Mateus Solano e o exemplo de trabalho, comoção e audiência com Félix


Nunca os vilões tiveram tanta atenção e até carinho nas últimas novelas da TV Globo como a Nazaré, Carminha, Russo, Flora, entre outros grandes vilões que foram postos em um incrível trabalho de atuação de grandes atores e atrizes que pertencem a esta emissora que tem um rígido processo para que seus folhetins tenham mais que uma obra e sim um legado, que com certeza até hoje marca e são lembrados na nossa atualidade, sobretudo que novelas e na TV Globo tem esta grandeza de nos chamar a atenção com suas histórias, todas elas reais, não há porque extrair idéias de que tudo aquilo não existe e que é horrível ver, mas há muita realidade na ficção, porém com aquelas exclamativas supersônicas que algumas tramas tem, mas no fundo há uma verdade nesta peça.

O que chamou a atenção desta vez foi o carismático, Félix, personagem interpretado pelo ator Mateus Solano e apesar de ser vilão ele ganhou o carinho de inúmeros fãs, pessoas que vêem novela por ver que começou a dar a atenção de verdade, enfim, um personagem que parece que jamais morrerá e terá uma eternidade como Beto Rockfeller, Carminha, Jade, Odete Roitman, Carlão do Taxi, Mocotó e entre outros nomes.

E o Mateus Solano como foi muito bem e feliz neste papel. O ator não é antigo na casa, vem trabalhando desde o seriado Maysa e lá se percebia que seu talento era diferente dos demais e assim foi nas suas demais novelas, até chegar em Amor à Vida, e ele interpretaria um personagem cujo preconceito ainda é visível, acredito que diminuiu com o tempo, pois há tempos atrás era considerado como crime, mas claro ainda há muitos casos de violência que passa pela TV e nos jornais. Para Mateus poderia ser um desafio até para chamar a atenção da homofobia e ele levou isso com muita simplicidade e vimos nele um personagem homossexual da forma como eu vejo em amigos e colegas, com muito humor, normal nas suas atividades, mas ele era o vilão e tinha aquela crueldade no humor que nos faziam mais rir do que ficar com raiva. E olha que ele raptou Paulinha e jogou em um lixão e a briga com sua irmã Paloma foi uma das cenas mais incríveis da história das novelas...

... Mas na história da vida real e como foi na novela pessoas que erraram (e feio) tiveram a chance de mudar, e para melhor e foi assim com Félix que logo depois de ser expulso por sua mãe em sua casa foi morar com Márcia, em um bairro e uma casa mais pobre e com ela Félix aprendeu que a nobreza não parte dos nossos bens materiais e sim no nosso caráter, na nossa personalidade, somos nobres diante de nossas atitudes. Depois de passar semanas vendendo hot-dog com Márcia ele aprendeu aos poucos o valor real da vida.

Félix mudou, e o rótulo de vilão foi retirado, houve o perdão dos personagens que o cercava e do povo que o assistia em TVs no Brasil e passei a crer mais que o povo brasileiro tem a "capacidade perdoativa" muito grande e é deste jeito na vida real, pois vimos tantas coisas ruins, erradas e injustas acontecendo que logo revoltamos, mas basta uma festa, uma conta gorda no fim do mês, um presente, promoção e um sonho realizado que tudo que vemos no ar como corrupção, lavagem de dinheiro, crimes do colarinho branco, enchentes, ônibus super lotado, brigas com amigos e familiares vai tudo por água abaixo, como em uma cascata e passamos até a rir da situação e começar logo tudo no zero. É a realidade. Por isso que muitos de fora de nosso país tem como rótulo que nosso país, apesar dos problemas é um país muito amoroso, mas ainda guarda alguns rótulos negativos.

E o fim da novela? Parece que a cena mais aguardada era o beijo entre Félix e Niko, aquele que seria pela primeira vez um beijo de um casal gay entre dois homens, pois entre mulheres vimos no SBT e parece que nem muitos lembraram disso, mas enfim. Aconteceu. Fiquei surpreendido porque não esperava que a cena ocorreria na TV, desta vez mais uma barreira foi quebrada em questão de se "pode ou não pode", se "mata ou não mata", se "é polêmico ou não", enfim, é uma discussão antiga, foi assim em Sua Vida Me Pertence, novela de 1952, onde o primeiro beijo entre um casal com homem e mulher seria considerado algo terrível de se ver na TV e a atriz Vida Alves foi a primeira responsável por este feito e somente ela que foi apedrejada, pois o rapaz da cena saiu ileso e ninguém e nem eu sei quem foi, pois o preconceito com mulheres trabalhando como atriz era um "inferno", isso mesmo, desculpe a palavra.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...