Cada vez mais visado, o Carnaval do Grupo de Acesso de São Paulo tem crescido junto com o Especial, ainda pelas escolas que nelas participam, sendo elas tradicionais do nosso Carnaval e outras que estão em crescimento e tem presenças no Grupo Especial.
O Grupo de Acesso é formado por apenas oito escolas e na minha opinião é um número baixo, sendo que duas delas sobem para o Grupo Especial e duas delas caem para o Grupo UESP-1.
Vejam abaixo as escolas de sambas participantes, seus enredos pela ordem de desfile que acontecerá no dia 15 de Fevereiro, no Domingo.
Independente Tricolor
Bravos, à luta!
Pela primeira vez a Escola de Samba Independente Tricolor está no Grupo de Acesso e eles só vem evoluindo e subindo a cada ano e vem com muita expectativa para este carnaval de 2015 tendo chances de chegar em breve no Grupo Especial.
Colorado do Brás
Maktub - Estória de mil e uma histórias
É uma Escola já antiga, de 1976 e já passou pelo Grupo Especial e sua primeira vez foi em 1988 e a última vez foi em 1993. Desde então a Colorado do Brás vem tendo quedas, subidas, aclives e declives, chegando a desfilar no Grupo 3 da UESP em 2011, porém desde este ano vem crescendo e em 2014 ficou na quinta colocação sobrando elogios. A escola apesar de ser bem organizada e com bom planejamento sofre com número de componentes, chegando a ficar abaixo do mínimo, como em 2009.
Unidos do Peruche
Karabá e a lenda do menino de coração de ouro
Quem conhece ama o Carnaval de São Paulo sabe muito bem da história da Peruche que é uma das mais tradicionais escolas de sambas da cidade, mas vem sofrendo com resultados ruins e um sobe e desce do Especial para o Acesso. A escola ficou dezoito anos seguidos no Grupo Especial e fazendo bons desfiles, chegando a ser vice campeã por duas vezes nesse período, porém a queda no ano de 2000 até hoje a escola não consegue fixar no Especial. Lembrando que a escola tem 5 títulos e para 2015 virá com um dos enredos mais interessantes e o melhor samba do Grupo de Acesso e tentar voltar a elite.
Camisa Verde e Branco
Eu acredito em previsões, e você?
Das oito escolas deste grupo, a Camisa Verde e Branco é a mais tradicional e a mais vitoriosa com nove título e é também uma das mais queridas dos amantes de Carnaval, porém vem sofrendo uma fase ruim com quedas que vem acontecendo desde 2006 e não consegue bons resultados quando sobe. É uma escola que torço para que volte para a elite, mas precisa trabalhar muito para isso e a concorrência é grande.
Imperador do Ipíranga
Oxente! Cabra da Peste. A Imperador chegou para coroar a nação do Nordeste
Uma escola que entende de Grupo de Acesso é a Imperador do Ipíranga, pois já venceu quatro vezes e sempre fica entre o Acesso e o Especial. A escola chegou a ter seus bons momentos nos anos 90 e começo de 2000 quando era uma das quadras mais frequentadas, mas sempre foi uma escola gangorra, subindo e voltando pelos grupos de Acesso e Especial. Em 2014 teve um resultado ruim e para 2015 a escola precisa trabalhar muito até para se manter no grupo, pois para subir vejo outras quatro a frente.
Morro da Casa Verde
Entre plumas e paetês
A escola de samba tem como sua presidente, Dona Guma uma das figuras mais carismáticas do Carnaval. A escola de samba Morro da Casa Verde teve seus bons momentos nos anos 70 quando desfilou no Grupo Especial, chegando a ter bons resultados, porém ficou 22 anos sem voltar a elite e quando voltou no ano de 2000 passamos a conhecer melhor a escola que ficou por três anos seguidos na elite. Desde então a escola desfila sempre pelo Acesso e já chegou a desfilar no UESP-1. Em 2014 surpreendeu com um desfile bonito e ficou em quarto lugar.
Leandro de Itaquera
Invencível
Após um desfile fraco em 2014, a Leandro de Itaquera virá com tudo em 2015 com um dos enredos mais interessantes e irá na busca do acesso novamente, mas para isso precisa investir muito no acabamento de suas alegorias e adereços e a escola sabe trabalhar isso, pois conhece bem o carnaval. A escola entrou no Grupo Especial anos depois de fundada, em 1989 e conseguiu bons resultados nos anos 90 e duas boas sequencias no grupo, mas em 2006 quando caiu novamente a escola não conseguiu esbanjar seu luxuoso carnaval e a ter resultados para subir ou se manter na elite.
Pérola Negra
Pérolas
Na minha visão a Pérola Negra é uma das escolas que mais tem aumentado seu público nos últimos anos e isso se deve ao bairro que se aloca, aos bons enredos, bons sambas e pela regularidade que tem desde 2008 quando teve uma boa sequencia de carnavais pelo Grupo Especial. Ainda não acredito na sua queda para o Acesso em 2014, pois seu desfile foi bonito e agora em 2015 é talvez a grande favorita para subir sendo campeã ou vice pelo grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário