Facebook

segunda-feira, 26 de junho de 2017

TOP 10 | Canções de Gilberto Gil



Nesse dia 26 de Junho comemoramos o aniversário de 75 anos de idade de Gilberto Gil, um dos maiores cantores brasileiros e para mim o artista brasileiro mais completo de todos os tempos por conta da sua voz, talento para tocar instrumentos, capacidade de se reinventar, talento para poesia e composições de letras de canções, presença forte de palco, influenciador de outros artistas musicais e outros tipos de arte, carisma, envolvimento em algumas causas importantes do país, enfim, vários predicados para esse grande mestre.

Faz pouco tempo que tornei um grande admirador, ou seja, fã mesmo do cantor que começou em 2012 graças a exposição de seus 70 anos de idade, mas antes desta exposição e de se tornar um grande admirador de seus trabalhos eu já conhecia grandes canções de seu repertório, sobretudo aqueles mais famosos e as demais canções venho ouvindo desde 2012 e graças a aplicativos de música e relançamentos de seus discos venho a conhecer mais canções.

Em sua homenagem hoje farei esse especial onde escolho as 10 Melhores Canções de Gilberto Gil, mas uma lista de gosto pessoal que mistura canções marcantes para mim ou aquelas que são lindas e bem produzidas por si só. Daria para colocar umas 50 canções, mas vamos com uma lista mais enxuta.


01 | REFAZENDA
1975



Nos anos 90 em uma atividade escolar na aula de português tínhamos que ouvir esta canção e interpretá-la, mas confesso que na época não consegui compreender o que exatamente a canção queria dizer e algumas palavras eram até então desconhecidas. Muitos anos depois voltei a ouvir esta canção, exatamente em 2012 quando comecei a ouvir muito suas canções e esta eu criei um desafio para mim mesmo de decorar esta canção e logo consegui.


02 | NÃO CHORES MAIS
1979

Esta canção é outra que marcou a minha infância. Não lembro onde e quando ouvia esta canção, mas gostava muito do refrão. O que gosto desta canção é sua introdução com violão e violinos que deixam a canção ainda mais linda.


03 |  ESTRELA
1998

Esta canção foi lançado no fim dos anos 90 e tocava bastante nas emissoras de rádio e Gilberto Gil já chegou a cantar na TV. Esta canção tem uma letra espetacular e uma melodia perfeita e o que faz ela ser a terceira colocada não é nem pela produção ou qualidade, mas pelas lembranças que ela deixou.


04 | TEMPO REI
1984

Esta canção conhecia vagamente, mas o ano de 2010 quando cursava a Faculdade uma das atividades era a leitura e interpretação desta canção e acredito ter ouvido esta canção muitas vezes até compreender de fato, todavia a canção é outra poesia de Gilberto e uma das mais elogiadas de sua carreira.


05 | DRÃO
1982

Esta canção é outro exemplo de que conhecia de forma superficial até chegar o ano de 2012, mas antes disso eu gostava da melodia que percorria em toda faixa. Quando conheci eu logo fui atrás de saber do que se tratava a canção e acabei me envolvendo por conta dela falar de separação.


06 | ANDAR COM FÉ
1982

A canção é dos anos 80, mas parece que voltou a tocar muito nos anos 2000 e o motivo real eu não sei, mas era uma canção bem presente nesta época e para mim era até então uma canção nova de Gilberto Gil, mas fui saber anos depois que pertencia ao disco Um Banda Um.


07 | DOMINGO NO PARQUE
1968

Esta canção é considerada uma das melhores de todos os tempos da música brasileira e com toda razão. Ela foi muito bem escrita, planejada e produzida. Contou com a participação do grupo Os Mutantes e foi apresentada no Festiva da Música Brasileira e conheci esta canção através de registros desta mesmo festival.


08 | ESPERANDO NA JANELA
2000

Como esta canção tocou... Acredito que nesta década foi a canção mais tocada de Gilberto Gil, mas não por conta do filme Eu, Tu, Eles, mas por ser uma canção bem divertida com letra e melodias divertidas. Era uma canção no estilo forró que acabou embalando muitas festas juninas na época. 


09 | SARARÁ MIOLO
1979

Gosto de muitas canções Lado B de Gilberto Gil e talvez esta canção no momento é a que mais tenho escutado. Tem uma melodia espetacular, e alto astral, assim como era quase todo o disco Realce. A faixa tem uma letra curta, mas é um aviso pedindo para pessoas não abandonar suas origens, seja qual for e largar a vontade de ser branco ou querer ter cabelo liso e assumir os seu cabelo original.


10 | A NOVIDADE
1994

Esta canção foi escrito por Gilberto Gil e Herbert Vianna, lançado no Acústico MTV do próprio Gil, mas esta canção foi presente em meados da década de 2000. Gosto muito da letra e a mensagem que a canção nos mostra, sendo bem marcante.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...