Facebook

terça-feira, 4 de julho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Krig-ha, Bandolo!' - Raul Seixas (1973)



Chegamos então ao 50º Grande Disco Brasileiro. Falamos de vários trabalhos que ajudaram na história da nossa Música Brasileira e destacamos os artistas que deram o seu melhor seja cantando, interpretando, compondo, tocando ou fazendo outras 'travessuras' para marcar na história do Brasil. Iremos falar de mais discos e de outros artistas aqui no Blog, mas não esperava chegar rápido a 50 Discos e desde então agradeço as pessoas que vem acompanhando, curtindo, comentando e compartilhando, mas agradeço aos artistas citados que ao ver uma publicação de um disco seu compartilhou.




Por repetir alguns artistas até porque os discos que publico são aqueles que estou ouvindo no momento deixo para mais tarde alguns e era praticamente uma obrigação minha de falar o mais rápido possível de um dos artistas mais icônicos da nossa música brasileira que é Raul Seixas que é um dos nossos maiores Rock Stars e que trouxe uma filosofia, grandes canções e discos memoráveis como este que iremos falar que o Krig-ha, Bandolo! que foi lançado em 1973 e que carrega grandes canções que tornaram hits.

A importância de Krig-ha, Bandolo! para a Música Brasileira é enorme e se perguntarmos a críticos musicais e músicos em geral quais os melhores discos brasileiros da história com certeza este será citado. Na lista da Rolling Stone Brasil este disco ocupa a 12ª colocação, lembrando que esta escolha foi feita por um time de músicos, críticos e jornalistas.


Raul Seixas em 1973 que foi utilizada na contracapa de Krig-ha, Bandolo!

Antes de Raul Seixas gravar este disco ele passou por diversas situações até chegar na decisão de gravar e para explicar isso de forma mais resumida, vou mostrar em tópicos e os créditos vai para o canal do YouTube Vinilteca que explanou muito bem a trajetória deste disco.


Fatos que antecedem Krig-ha, Bandolo!

• Raul Seixas já gostava muito de Rock
• Em 1968 se integrava na banda Raulzito e os Panteras
• O grupo Raulzito e os Panteras não deu certo e não obteve êxito das críticas
• Raulzito e os Panteras foi banda de apoio do cantor Jerry Adriani
• Raul Seixas conhece Evandro Ribeiro, presidente da CBS e torna produtor do estúdio
• Raul Seixas produziu discos para Jerry Adriani e outros artistas que eram da Jovem Guarda
• Raul conhece Sério Sampaio e forma a banda Sociedade da Grã-Ordem Kavernista
• Raul Seixas conhece Paulo Coelho em 1972
• Participa do Festival da Música Brasileira 
• Raul conhece Roberto Menescal e entra no estúdio PolyGram




Após muitos antecedentes Raul Seixas enfim grava seu disco e com a sua experiência de produtor musical ele planeja praticamente tudo como a capa do disco que é uma das mais marcantes da música, além disso ele organizou as faixas e ordenou-as de uma forma estratégica e compôs todas as canções e algumas delas em parceria com Paulo Coelho.

O título Krig-há, Bandolo! faz referência a um grito de guerra do personagem Tarzan, conhecido à época nas revistas em quadrinhos da EBAL, e que significa "Cuidado, aí vem o inimigo".

Um fato que chama atenção logo no início do disco é que na primeira faixa, chamada "Introdução: Good Rockin' Tonight"  se trata de uma gravação amadora de Raul Seixas quando tinha nove anos de idade.




Na segunda faixa temos o mega hit "Mosca na Sopa" que mistura Rock com Candomblé e com Capoeira. A canção composta por Raul seria uma apresentação de quem chegava no mercado musical querendo "incomodar", ou seja, perturbar seu sono, pousar na sua sopa e nem adianta querer dedetizá-lo. Sempre gosto de ouvir em discos de estreia de um artista uma espécie de apresentação ou um cartão de visita e nesse caso ficou espetacular.

Na terceira faixa tem mais um clássico, "Metamorfose Ambulante" que se trata de mais uma belíssima composição e também se trata de uma apresentação ou cartão de visita ou uma resumida biografia do próprio Raul Seixas. Esta canção tem uma melodia que inicia com um coral e segue numa batida de violão e leves toques de bateria, deixando numa bela sintonia. Esta canção passou a ser um dos hits eternos do músico.

Outra grande faixa deste disco é "Al Capone" que foi composta para dupla Raul Seixas e Paulo Coelho, sendo então um de seus sucessos marcantes como dupla de autores. Era uma canção que Raul desejava muito interpretar e incluir muitos nomes conhecidos pela humanidade. A melodia é uma das mais dançantes.

A canção "Ouro de Tolo" é considerada a mais importante deste disco e uma das mais importantes do Rock Brasileiro e da Música Brasileira, mas não pelo sucesso que foi até menor que outras canções deste disco, mas por todo seu contexto como a autoria que é de apenas Raul Seixas, a melodia que mistura um Rock com Folk em uma sonoridade incrível e claro a interpretação de Raul que é espetacular. Esta canção sempre é lembrada como uma das maiores de todos os tempos da MPB.

Dá para destacar todas as faixas como "How Could I Know" que é uma canção linda cantada totalmente em inglês e tem um estilo mais Folk. A faixa "As Minas do Rei Salomão" cheguei a ouvir quando criança, mas não lembro se ela realmente tocou nas rádios, mas gostava dessa tonalidade country em sua melodia. "Dentadura Postiça"  é outra grande composição de Raul e que é uma indireta para a Ditadura Militar.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Introdução: Good Rockin' Tonight
Roy Brown
2
Mosca na Sopa
Raul Seixas
3
Metamorfose Ambulante
Raul Seixas
4
Dentadura Postiça
Raul Seixas
5
As Minas do Rei Salomão
Raul Seixas / Paulo Coelho
6
A Hora do Trem Passar
Raul Seixas / Paulo Coelho 
7
Al Capone
Raul Seixas / Paulo Coelho
8
How Could I Know
Raul Seixas
9
Rockixe
Raul Seixas / Paulo Coelho
10
Cachorro Urubu
Raul Seixas / Paulo Coelho
11
Ouro de Tolo
Raul Seixas



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...