Facebook

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Tim Maia Racional, Vol. 1' - Tim Maia (1975)



Em 60 publicações falando sobre os Grandes Discos Brasileiros falamos de grandes músicos, bandas, cantores e cantoras da nossa música brasileira e até repetimos alguns, mas faltava neste especial um dos nossos maiores cantores e que é considerado por muitos como a maior voz da nossa música que é Tim Maia que faria aniversário nesse dia 28 de setembro.




Foram muitos discos gravados por Tim Maia e muitos deles aclamado pela crítica, mas vou começar a falar de um disco que chamou muito a atenção por conta de um momento único e passageiro na sua vida e que resultou um dos maiores trabalhos da MPB que é o disco Tim Maia Racional, Vol. 1, lançado no ano de 1975 e que é considerado um disco raro de achar no mercado de novos e usados.

Para quem sabe Tim Maia tinha vida de "sexo, drogas, soul e rock n roll", até que um dia ele avistou em 1974 uma seita religiosa chamada Cultura Racional, liderada por  Manuel Jacinto Coelho que de uma certa forma o convenceu de fazer parte da doutrina. 

A partir disso Tim Maia criou seu selo musical chamado Seroma e passou a compor canções a partir de leituras que fazia do livro que falavam sobre a Cultura Racional como a Imunização Racional e Universo em Desencanto. Nesse período Tim deixou de ingerir bebidas alcoólicas e drogas e por conta disso refletiu na qualidade de sua voz, deixando todo o trabalho impressionante, sendo o melhor trabalho vocal de Tim.



Paulinho Guitarra, que participou das gravações do disco, afirmou que as bases foram gravadas no final de 1974, mas a adesão de Tim à Cultura Racional fez com que o cantor mudasse as letras e os títulos das músicas. Boa parte da banda teve supervisão de Tim que queria que todos não usassem drogas ou ingerissem bebidas alcoólicas.

Tim Maia preparou durante um ano o material para um novo trabalho, e quando julgou terminado apresentou à gravadora Philips. Obteve a resposta de que deveria refazer o disco e voltar com uma outra proposta. O comportamento temperamental fez com que o cantor rompesse o contrato com a gravadora Philips, e fundasse seu próprio selo, Seroma.


Tim Maia em um dos shows divulgando o disco e a Cultura Racional

Dentre as canções deste disco apenas um se destacou nas paradas de sucesso e na memórias de seus fãs na época que foi a faixa "Imunização Racional (Que Beleza)" que até ganhou um clipe que passou na TV. A faixa já retratava a Cultura Racional e era a faixa que abri o disco e logo se notava uma voz bem potente e bem melhor do que já era.

O álbum teve uma crítica bem pesada na época do lançamento, isso porque era uma mudança drástica de filosofia em suas músicas que sempre fazia referências ao livro Universo em Desencanto que Tim Maia destacava em quase todas as canções em português e em inglês. 

Com isso as vendas não foram boas e com isso a carreira estava começando um declínio até que ele acabou se desvinculando da seita por conta de desilusão com a cultura e o mestre Manuel que não correspondia mais suas expectativas até que Tim se revoltou e pediu que todos os discos Racionais fossem retirados das lojas e logo depois destruídos. Por conta disso o disco é um dos mais raros da música brasileira e é difícil de encontrar em sebos e quem tem não que desfazer desta obra prima e para quem vende podemos encontrar preços acima de dois mil, três mil reais.



Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Imunização Racional (Que Beleza)
Tim Maia
2
O Grão Mestre Varonil
Tim Maia
3
Bom Senso
Tim Maia
4
Energia Racional
Tim Maia
5
Leia o Livro Universo em Desencanto
Tim Maia
6
Contato com o Mundo Racional
Tim Maia
7
Universo em Desencanto
Tim Maia
8
You Don't Know What I Know
Tim Maia
9
Rational Culture
Tim Maia



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...