Facebook

domingo, 4 de novembro de 2012

Os 5 Maiores Grupos Vocais Femininos de Todos os Tempos




As girls groups, como eram chamadas os grupos de apenas vocais femininos de R&B foi um dos maiores fenômenos musicais da história dos Estados Unidos. Estes grupos teve sua febre no fim dos anos 50 e eram formadas por jovens a maioria de origem afro-americana. Elas influenciaram muitos artistas de rock como The Beatles, Rolling Stones e Elvis Presley. Veja a lista das que eu considero as cinco melhores de todos os tempos, mas nem pense em encontrar aqui Destiny's Child, que apesar de tudo foram ótimas.


05 Martha and The Vandellas

















Formação: Rosalind Ashford (1943), Annette Beard (1943) e Martha Reeves (1941)
Anos de Atuação: 1962-1972
Principais Sucessos: "(Love Is Like a) Heat Wave", "Nowhere to Run", "Jimmy Mack" e "Dancing in the Street"

No ano de 1957, Rosalind Ashford e Annette Beard formaram um grupo chamado The Del-Phis. Logo depois entrou Martha Reeves, troucou o nome para Martha and The Vandellas. A partir de 1962 as garotas apareciam com frequência nas paradas de sucesso americanas. As meninas apareceram em programas de TV de grande audiência como o The Ed Sullivan Show, The Mike Douglas Show, American Bandstand e Shindig!. O grupo influenciou David Bowie, Mick Jagger, The Mamas and the Papas e The Beatles.


04 The Crystals




















Formação:  Barbara Alston, Mary Thomas, Dolores "Dee Dee" Kenniebrew, Myrna Girard e Patricia "Patsy" Wright
Anos de Atuação: 1960-1967
Principais Sucessos:  "Da Doo Ron Ron", "There's No Other (Like My Baby), "Uptown", "He's a Rebel"

Foi o primeiro grupo de vocal feminino a vender mais de um milhão de cópias, sendo um dos maiores fenômenos musicais. A grande influência do grupo eram as canções gospel e canções de conjuntos masculinos de R&B. The Crystals apesar do enorme sucesso houve trocas de integrantes em seus sete anos de formação, mesmo sendo todas ótimas no vocal, o público não aprovaria e o grupo logo se declinou, mas foi influência para artistas como The Rolling Stones, The Beach Boys, The Carpenters e Amy Winehouse.


03 The Ronettes





















Formação: Veronica ‘Ronnie’ Bennett (1943), Estelle Bennett (1941-2009) e Nedra Talley (1946)
Anos de Atuação: 1959-1966
Principais Sucessos: "Be My Baby", "Baby, I Love You", "(The Best Part of) Breakin' Up" e "(Walking) in the Rain"

O grupo teve toda sua carreira resumida no álbum Presenting the Fabulous Ronettes Featuring Veronica, aliás, o único álbum da girl group que é uma das maiores influências de todos os tempos, ajudou muito a formação para artistas de rock. "Be My Baby", seu maior sucesso é um dos singles mais tocados de todos os tempos. O grupo durou pouco tempo, apenas Ronnie continuou sua carreira, mas não deu tão certo. The Ronettes marcou para John Lennon, Ramones, Blondie, Cyndi Lauper, The Pretenders e Bruce Springsteen.


02 The Shirelles


















Formação: Shirley Owens (1941), Doris Coley (1941-2000), Beverly Lee (1941) e Addie 'Micki' Harris (1940-1982)
Anos de Atuação: 1957-1982
Principais Sucessos: "Will You Love Me Tomorrow", "Boys" e "Baby It's You"

O grupo The Shirelles foi o primeiro do gênero a ter um single na primeira posição no Billboard Hot 100, sendo um grande marco, uma prova de que valeu a pena ter este estilo de música, pois até hoje elas influenciam grupos Pop, inclusive Lady GaGa as citam como influência, assim como The Rolling Stones e Paul McCartney. Deste Top 5 o grupo é o mais velho e teve sua grande oportunidade de sucesso em três anos, mas logo após a chegada dos demais quatro grupos as meninas The Shirelles começaram a perder espaço, ainda mais com a invasão do rock, porém o grupo seguiu sua carreira até 1982.


01 The Supremes



















Formação: Diana Ross (1944), Florence Ballard (1943-1976) e Mary Wilson (1944)
Anos de Atuação: 1959-1977
Principais Sucessos: "Baby Love", "Stop! In The Name Of Love", "Love Child, Where Did Our Love Go", "Someday We'll Be Together"

Não há dúvidas, The Supremes na minha opinião e a de muitos foi o maior grupo de vocal feminino de todos os tempos, apesar de atentar-me aos demais girls groups, mas não tem como não promovê-las como as melhores. Talvez poucos saibam, mas Diana Ross fez parte do grupo que conseguiu emplacar na parada da Billboard 20 músicas na parada, isso entre 1964 e 1969, muitos deles escritos pelo time de compositores da Motown. O grupo quando ainda fazia sucesso foi fatalmente diminuído com a morte da Florence Ballard por embolia em 1976 e no ano seguinto o grupo terminou, não havia como continuar sem uma das estrelas. Diana continuou sendo um grande nome, inclusive ajudou Michael Jackson em sua carreira. O grupo ganhou várias homenagens como o Rock and Roll Hall of Fame e ganhou um filme em 2006, o musical Dreamgirls, estrelado por Beyoncé. O grupo influenciram artistas como Destiny's Child, The Shirelles, Ramones, Martha and The Vandellas, e The Beatles.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...