Facebook

terça-feira, 10 de setembro de 2013

#04 - Skank - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#04
 Skank

Um dos maiores nomes do nosso Rock Nacional não só vive de Rock, o denominado MPB em algumas das suas canções tem dado muito certo em seus repertórios e a demanda de fãs é muito diversificada e por isso o Skank que mantém com os mesmos integrantes até hoje é talvez a melhor banda dos últimos tempos e a sua história é muito rica e tem tudo para um dia serem considerados no futuro a melhor banda brasileira de todos os tempos, no momento ocupa a quarta colocação.

A história começa no ano de 1983 quando Samuel Rosa e Henrique Portugal começaram a tocar em uma banda de reggae chamada Pouso Alto que durou até 1991. O grupo Pouso Alto contava com Alexandre Mourão e Dinho Mourão e tudo mudou quando em uma apresentação em São Paulo fez coim que os irmãos Mourão não compareceram e com isso às pressas foram chamados o baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti e naquele dia eles se denominaram como Skank, inspirado na música de Bob Marley, "Easy Skanking". Deu tão certo que os quatro continuaram juntos. Após alguns shows e com uma ótima recepção do público e de outros músicos eles conseguiram a chance de gravar um disco.

O primeiro disco foi lançado em 1992 que tinha o nome do grupo como título e o Skank iniciava com a filosofia de clima em Reggae misturado ao Pop brasileiro. Neste disco começava uma parceria do que podemos chamar de o quinto Skank que é o compositor Chico Amaral que aparece em várias composições em todos os discos. Com o sucesso em Minas Gerais o disco foi relançado e chegou a vender 300 mil cópias.

A banda Skank despertou de vez para o Brasil com o disco Calango, em 1994 e desta vez não teve jeito, vinha ai uma excelente banda, mais uma que surgia no ótimos anos 90, mas eles eram diferentes e logo todos perceberam. Deste disco foi sucesso "Jackie Tequila", "Esmola", "É Proibido Fumar", "Te Ver" e "Pacato Cidadão". Dois anos depois o disco O Samba Poconé foi um fenômeno de vendas e de grandes hits que se tornaram uma espécie de hino da banda como "É uma Partida de Futebol" e "Garota Nacional".

O sucesso da banda continuava muito bem, as vendas ótimas, prêmios na TV e assim foi e com o lançamento do disco Siderado o Skank já era uma banda madura e bem produtiva cada vez mais, pois a afinação era excelente, sem falar que a banda de apoio era uma das mais invejáveis.

Não é errado mudar e assim a banda foi atrás e no disco Maquinarama houve uma mudança e era o que eu falava referênte a aproximação de novos fãs, aqueles que gostam do Rcok como uma MPB e deu muito certo com as canções "Balada do Amor Inabalável" e "Canção Noturna". A canção "Três Lados" ainda era sinais dos antigos discos de fez sucesso nas rádios. Apesar de ser um dos melhores discos e ter uma produção e participações de peso, as vendas foram abaixo do esperado, mas a turnê compensou muito. No mesmo ano deste disco, 2000, foi lançado o MTV ao Vivo que foi mais uma grande virada da banda e os antigos sucessos ficaram bem melhores ao vivo do que talvez em acústico.

O início de 2003 foi investido na preparação de Cosmotron, álbum que chegou às lojas em agosto daquele ano. Enquanto o primeiro single, a balada psicodélica "Dois Rios", tocava nas rádios do Brasil, o grupo ainda fez mais um giro internacional, com passagens por Portugal, Inglaterra e Bélgica, além de uma apresentação no palco principal do festival de Roskilde, na Dinamarca. A canção "Vou Deixar" foi uma das mais tocadas não só em 2003 como neste novo século.

A banda Skank ganhava cada vez vez mais reconhecimento internacional e junto com algumas poucas bandas eram consideradas as melhores do nosso atual Rock e nos próximos anos foram lançados dois discos que ganhou praticamente o certificado máximo de avaliações da crítica como Carrossel em 2006 e Estandarte, em 2008.

Os últimos trabalhos em disco da banda foi o Multishow Ao Vivo - Skank no Mineirão e a turnê deste disco ainda continua, logo depois lançaram Skank 91. O grupo continua em evolução e sempre consegue inovar e um novo disco para 2014 é provavelmente certeza.


Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...